Alimentação vegana

Postado em 30 de setembro de 2018

 

O dia 1º de outubro é conhecido como o Dia Mundial do Vegetarianismo, hábito alimentar que exclui a ingestão de todos os tipos de carne animal. De acordo com pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência, em abril deste ano 14% da população brasileira declarou-se vegetariana, enquanto 60% afirmaram interesse em consumir produtos veganos se tiverem o mesmo valor dos itens que já estão habituados a comprar.

 

Existe uma grande campanha para que as pessoas reduzam cada vez mais o consumo de carne animal.

 

Substituições: ao diminuir o consumo de carne animal é necessário substituí-la por alimentos que ofereçam propriedades nutritivas semelhantes como leguminosas, cereais integrais, soja, quinoa e chia, para evitar deficiência de nutrientes que acarretam em problemas de saúde. Feijões, ervilhas, lentilhas e verduras de folhas mais escuras são ricos em ferro, por isso é muito importante incluí-las no cardápio vegetariano.

 

Muitos vegetarianos e veganos podem apresentar deficiência de Vitamina B12, uma dica seria o consumo de algas – elas contêm vitaminas do complexo B e possivelmente a B12 que tanto faz falta para quem não consome carne vermelha. Você pode comprar algas em casas de produtos naturais e fazer na salada ou consumir em cápsulas (clorella, spirulina, agar agar).

 

 

Os cereais integrais como arroz integral, aveia, gérmen de trigo, levedo de cerveja e a própria quinoa vão ajudar no aporte de vitaminas do complexo B (é o responsável por energia celular) junto com os vegetais verde-escuro.

Não deixe de comer frutas, verduras e legumes frescos, de preferência da estação ou orgânicos, assim é mais fácil garantir as fontes de vitaminas e sais minerais do dia.

 

Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes.

 

Existe algumas diferenças, e são divididos da seguinte maneira:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação. Costuma-se chamar de “vegano” também.

 

 

Alimentos importantes na dieta vegetariana:

Leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilhas, soja)

Soja orgânica (não transgênica) e derivados (tofu e misso)

Brotos – Quinoa – Semente de chia – Sementes oleaginosas (nozes e castanhas) – Vegetais verdes escuros – Algas – Cereais integrais.

 

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16/06/2019 11:44:55