Em entrevista, Márcia Barros fala da sua relação com a Quiropraxia

Postado em 16 de abril de 2013

 

Ela foi eleita este ano presidente da Associação Nacional de Quiropraxia (ANQ) e é proprietária da Quiropraxia Suzano Centro de Terapias Integradas (CTI). É graduada em fisioterapia pela Universidade Braz Cubas. Em quiropraxia pelo Instituto Brasileiro de Quiropraxia (Ibraqui), com diversos cursos extensivos na área pelo Instituto Matheus de Souza (Imas). Formada em Terapia Crânio sacral pelo Upledger Institute International e formação na Escola da Coluna École du dos Mail 14 –França.

 

 

Quem pode tratar com quiropraxia?


Márcia Barros – Qualquer pessoa do zero aos 120 anos (caso consiga chegar a esta idade… risos). A quiropraxia sendo utilizada desde o nascimento pode possibilitar a isto, talvez não tantos anos, mas ter um envelhecimento saudável com qualidade de vida.

 

 

Tem alguma contra indicação?


Márcia Barros – Sim, tem algumas… Aprincipal: o mal profissional. Também contraindicado para quem tem osteoporose e neoplasias malignas (câncer).

 

 

Dores no corpo podem ser frutos de problemas na coluna?


Márcia Barros – Sim, principalmente na época em que vivemos, onde o estresse sobrevém a todos independente de sexo ou idade. Conhecemos os malefícios do estresse e sua influência sobre a coluna vertebral, causando dores em todo o organismo, ou seja, músculos, ossos, órgãos e vísceras.

 

 

 

Quais os problemas mais comuns que podem ser tratados pela quiropraxia?


Márcia Barros – No geral dores nas costas e problemas de colunas tais como: hérnia de disco, desvios posturais (hipercifose, hiperlordose, escoliose, má posturas), enxaquecas, problemas vértebra viscerais (estômago, bexiga, útero, próstata, etc). Incontinência urinária, enurese noturna (xixi na cama), bronquites, asma, alergias, dores reumáticas e muitas outras oriundas do sistema neuromusculoesquelético.

 

 

Fale um pouco da terapia crânio sacral.


Márcia Barros – Esta terapia é minha “menina dos olhos”. Eu costumo dizer aos meus alunos de crânio sacral, que todo cuidador e profissional da área da saúde deveriam saber aplicar a crânio sacral por ser ela um excelente recurso adicional a medicina convencional. É um método de terapia corporal onde o respeito e a delicadeza são a base da técnica. É baseada em um sistema existente nos seres humanos, envolvendo algumas estruturas localizadas a partir do crânio, seguindo pela coluna vertebral até a região sacral (final da coluna) por isto o nome crânio sacral. A técnica consiste em suaves toques no segmento crânio sacral. O terapeuta lentamente começará a perceber uma qualidade de pulsação diferente do pulsar cardíaco e respiratório, ao perceber este movimento ele simplesmente acompanha este fluxo que se resume em uma expansão e contração de todos os sistemas do organismo, esta atitude dentro da nossa ótica é chamado de acolhimento, onde a suavidade oferecida pelas mãos do terapeuta é a única possibilidade de sintonizar este pulsar que parte do centro do corpo pela periferia resultando num relaxamento global, prevenção e tratamento de diversas doenças.

 

 

Quais os outros tratamentos que aplica?


Márcia Barros – Além da quiropraxia e a crânio sacral, aplico a Aeroball (técnica para correção postural) fisioterapia tradicional de reabilitação.

 


A cura existe?


Márcia Barros – Dentro da concepção em que o corpo tem a capacidade de se auto curar, sim, a cura existe. Porém devemos dar condições para que ela se realize.

 

Fale um pouco do curso que vai fazer em Floripa.


Márcia Barros – Terapia crânio sacral está cada vez mais sendo usada como uma medida preventiva de saúde por sua capacidade de manter a resistência a doenças. Apesar de parecer simples ela exige que o terapeuta tenha um profundo conhecimento de anatomia e fisiologia humana, afim de que possa reconhecer e visualizar mentalmente todas as estruturas que envolve o mecanismo anatômico. Portanto o curso é feito por módulos onde avançamos conforme adquirimos conhecimento, pratica e domínio do módulo anterior. Estou indo para um módulo mais, onde vou adquirir a prática de trabalhar diretamente com as vísceras (fígado, intestino, estômago, baço, rim, bexiga) tornando meu atendimento mais eficiente para uma ampla gama de problemas médicos associados a diversas dores e disfunções.

 

 

JOGO RÁPIDO

 

Um lugar
Meu quarto

Um cheiro
Jasmim

Uma cor
Vermelho

Um filme
Comer, Rezar e Amar

Uma música
La soledad (Laura Pausini)

Um momento
O silêncio do meu EU

Uma mulher
Minha avó

Um homem
Meu avô

Deus
O motivo da minha existência

 

 

 

Fotos: Eduardo Romano

 

.

Algum comentário?
14/08/2020 11:44:33