Entrevista com Ivan Melo

Postado em 05 de novembro de 2012

 

Focado na Educação investiu todo seu conhecimento em uma das escolas técnicas mais renomadas do Alto Tietê, garantindo aos alunos uma boa avaliação e excelente colocação no mercado de trabalho. Ao todo são 10 diferentes cursos distribuídos em três períodos (manhã, tarde e noite).

 

 

Qual a sua formação?

 

Ivan Melo – Sou Engenheiro Químico com Mestrado em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação. Porém, tenho outras formações e especializações, como: Licenciatura em Química, Administração Escolar, Administração para Engenheiro, MBAem Gestão Estratégicae estou em vias de Doutorado em Comunicação e Educação.

 

 

Há quantos anos existe a ETM?

 

Ivan – Há 17 anos. A Escola Técnica Mogiana (ETM) foi fruto do projeto de conclusão do curso de Administração para Engenheiro, realizado na FAAP,em São Paulo. Nestetrabalho acadêmico, idealizei o projeto de uma escola porque sempre admirei o mundo da educação e tinha conhecimento prático da área.

 

 

Como iniciou sua trajetória no mundo da Educação?

 

Ivan – Sempre vivi o mundo da Educação paralelo a Engenharia. Ministrei aulasem várias Universidadesda região, escolas particulares e, também, do estado, então decidi assumir a educação criando a ETM, no início ministrei muitas aulas na ETM, porém, hoje, só administro.

 

 

Quais os cursos que possui?

 

Ivan – Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Enfermagem; Técnicoem Meio Ambiente; Técnico em Administração; Técnico em Química; Técnico em Farmácia; Técnico em Estética; Técnico em Logística; Técnico em Edificações; Técnico e Auxiliar em Enfermagem do Trabalho.

 

 

 

 

Como está a avaliação dos alunos que passam pela ETM? Qual a colocação dos mesmos no mercado de trabalho?

 

Ivan – Nossa preocupação é grande com a formação dos nossos alunos para atender o mercado de trabalho, por isso, estamos sempre avaliando as necessidades do mercado de trabalhos e adaptando a estrutura dos nossos cursos a ela, com o objetivo de oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Estamos sempre atentos sobre as necessidades das empresas da região no que diz respeito à mão de obra. A obtenção de novos recursos tecnológicos é uma constante na escola, instigar o professor a se atualizar é outra preocupação, por isso procuramos realizar reuniões de desenvolvimento pessoal e disponibilizar materiais didáticos, como livros e periódicos técnicos para suas leitura. Atualmente, entre 70% e 75% dos alunos formados conseguem emprego. Esse índice é obtido por pesquisa, semestralmente, ligando-se para os nossos ex-alunos. Nossos professores estão atuam na área em que lecionam e este também é um grande diferencial da ETM.

 

 

Como está o mercado de trabalho para os profissionais de nível técnico?

 

Ivan – Pesquisa realizada recentemente revela um dado interessante sobre o mercado de trabalho, principalmente para quem precisa se especializar ou deseja mudar de área de atuação. Segundo os dados, o setor industrial vai precisar de 7,2 milhões de técnicos até 2015 em 177 ocupações. Na prática, significa que quem optar por fazer um curso técnico e se formar tem 79% de chances de conseguir um trabalho. Isto porque a procura por mão de obra qualificada é grande em diversos setores e as empresas estão muito atentas a estes profissionais. Assim, o futuro é promissor para quem investir neste segmento de ensino. Esta pesquisa reflete muito bem a necessidade do mercado e, no dia a dia, percebemos claramente o quanto necessários são estes profissionais de nível técnico por diversos fatores. O principal deles é que, a maioria dos nossos alunos consegue emprego na área antes mesmo de ser formar porque o nível de conhecimento que eles adquirem em sala de aula se adequa à realidade do mercado e isto é sinal de que estamos no caminho certo.

 

 

E como a ETM se prepara para suprir esta necessidade do mercado?

 

Ivan – Esta realidade já é fato há alguns anos, a mão de obra oriunda do ensino técnico é absorvida rapidamente. E a ETM, sempre atenta a este movimento do mercado de trabalho, vem investindo forte na qualificação dos seus professores, nos laboratórios que são usados pelos alunos, na estrutura física, nas aulas extracurriculares e na diversidade dos cursos de acordo com a necessidade das empresas. Por isso, a escola sai na frente quando o assunto é ensino técnico na região e se destaca com alto índice de alunos contratados porque investe na capacitação dos mesmos.

 

 

Você também gosta de escrever. Quais seus temas prediletos?

 

Ivan – Educação e Empreendedorismo são meus temas preferidos, por isso transformei a minha Tese de Mestrado no livro: “Empreendedorismo para a Sala de Aula”, dirigido para profissionais da educação, que lancei há três anos. Atualmente, sou colunista de uma revista mensal da região, aonde escrevo artigos especificamente sobre aspectos educacionais, que é uma área que gosto muito.

 

Como vê a situação do Enem no Brasil depois de tantos escândalos?

 

Ivan – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi criado para avaliar as escolas públicas e facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas a universidades públicas, a cada ano que passa perde ainda mais a sua credibilidade – seja pelos escândalos que se tornaram públicos com total falta de organização por parte dos seus idealizadores ou pelo próprio nível das avaliações que é muito contestado pelas instituições de ensino.

 

 

Quando abrem as matrículas?

 

Ivan – As matrículas para as turmas do primeiro semestre de 2013 estão abertas desde 15 de outubro e vão até janeiro/2013. A ETM disponibiliza vagas nos períodos matutino, vespertino e noturno. As matrículas têm desconto progressivo, ou seja, ate o início das aulas, n ano que vem, a cada mês, o interessado têm determinada porcentagem de desconto.

 

 

Tem curso novo chegando ano que vem?

 

Ivan – Estamos implementando a especialização em Densiometria Óssea.

 

 

 

Jogo Rápido

 

Um lugar

Londres

 

Um filme

Missão impossível (I, II, III)

 

Uma música

Listen to your heart – Roxette

 

Um momento

A conclusão da minha faculdade

 

Deus

O que me protege

 

Família

A minha segurança

 

Uma mulher

Marli, minha esposa

 

Um homem

Jesus de Nazaré

 

 

Fotos: Arquivo Pessoal

 

 

Algum comentário?
29/03/2024 12:00:20