Entrevista com Tonietta Walters

Postado em 05 de agosto de 2013

 

A artista plástica e professora universitária norte-americana Tonietta Walters veio a Suzano por um período de três meses para ministrar palestras, aulas e workshops. Atualmente vive na Flórida (EUA) e leciona Filosofia na Broward College. Sua vinda foi por meio de um intercâmbio com Lauderhill, cidade co-irmã de Suzano.

 

Você leciona Filosofia na Broward College, na Flórida (EUA). Não vive da arte?
Tonietta Walters – Sim, ganho a vida dando aulas de filosofia, mas também vivo da arte. Às vezes trabalho com alguns workshops sobre arte, mas não dou aula nesta área.

 
Qual o seu estilo?
Tonietta – Minha pintura veio se desenvolvendo ao longo dos anos, mas ainda não planejo o que vou pintar especificamente. Sento na frente da tela e espero a ideia vir, e assim pinto. Depois que eu começo a pintar alguma coisa, surge a ideia de um tema para seguir, mas geralmente faço pinturas abstratas. Por exemplo, na exposição que estou fazendo aqui no Brasil, escolhi o tema religião, ou seja, pinturas que representam símbolos espirituais como santos, cruz e coisas do tipo. Para mim arte no geral é essa inspiração que surge, talvez de Deus.

 

Quem são seus ídolos no mundo das artes?
Tonietta – Jackson Pollok, um expressionista abstrato americano, que também pinta de forma livre. Foi uma das primeiras pessoas a fazer esse tipo de pintura. Também gosto dos renascentistas, como Michelangelo e Leonardo Da Vinci que é meu herói. Gostaria de mencionar Kandinsky também.

 

 

 

 

Você vende bem os seus quadros? Quem os compra?
Tonietta – Não ultimamente. Tenho trabalhado muito e vender quadros não é uma opção muito frequente. No começo coloquei meus quadros para vender na internet, no e-bay, mas de vez em quando em algumas exposições que faço alguém acaba comprando. Uma das minhas vendas favoritas foi para uma pessoa em Abu Dhabi, que comprou dois quadros. Mas não é porque não vendo muito minha arte que vou parar de fazê-la. Nada é tão importante que vai me fazer parar de pintar, isso é o que amo fazer. Sou eu. Espero voltar a fazer esculturas, e arte pública, são coisas importantes para mim.

 

 

Como vê o trabalho dos artistas plásticos brasileiros?
Tonietta – Eu gosto da arte daqui. Nerival Rodrigues, por exemplo, é um mestre da ?naive painting?. Gosto de pinturas relacionadas à cultura, como as indígenas, o que tem muito no Brasil. Também fui ao estúdio de Lúcio Bittencourt ? que faz esculturas e monumentos com sucata de indústrias ? em Mogi das Cruzes. Eu já o admirava antes e fiquei muito feliz de poder ir até seu estúdio.

 

 

Como surgiu este intercâmbio entre as cidades de Lauderhill e Suzano?
Tonietta – Tudo começou quando conheci Policarpo José Ribeiro, o Poli, artista plástico suzanense, pela internet. Ambos trabalhavam com arte há muito tempo em suas cidades, e a partir daí surgiu a ideia de fazermos um intercâmbio cultural entre Lauderhill e Suzano, tornando-as cidades co-irmãs. E desde 2007 fazemos intercâmbio para exposições, palestras e workshops.

 

 

Como vê o movimento dos jovens brasileiros que foram às ruas protestar? É muito diferente nos EUA?
Tonietta – Acho que isso é o certo a se fazer. Sei pouco sobre o motivo das manifestações, mas acredito que o governo é das pessoas, aliás, aqui é um País democrático. Mas acho que também foram longe demais, por conta do vandalismo. A violência não é necessária. Nos Estados Unidos não é tão diferente, os jovens sempre querem lutar por seus direitos. Já fui jovem também, sei como é.

 

Vai levar novamente artistas de Suzano para expor em Lauderhill?
Tonietta – Pretendemos levar dez artistas brasileiros para Lauderhill para fazer uma exposição e apresentações de música, mas estamos esperando as confirmações da Secretaria de Cultura do Município de Suzano.

 

JOGO RÁPIDO

 

Um lugar
Escócia

Um cheiro
Meu travesseiro

Uma cor
Azul

Um filme
Matrix

Uma música
1999 – Prince

Um momento
Quando estava na Escócia

Uma mulher
Minha mãe

Um homem
Meu pai

 

Fotos: Eduardo Romano

 

.

Algum comentário?
14/08/2020 10:11:56