ENTREVISTA – Marcel Makoto Aihara

Postado em 04 de agosto de 2019

 

Foto: E3 – Fotografia e Imagens Aéreas

 

Na JM Renaissance. Marcel Makoto Aihara acaba de ingressar o time de excelentes profissionais que fazem parte do “casting” da JM Renaissance – Centro de Excelência em Terapia Capilar, Estética & Saúde, localizado na Rua Tiradentes, 294 – Centro de Suzano.

 

O fisioterapeuta atua na área há mais de 12 anos. É pós-graduado em fisiologia do exercício pela USP e em acupuntura. Em seu menu estão: acupuntura, shiatsu, massagem desportiva, ventosa terapia, massoterapia e moxabustão.

 

O fisioterapeuta se destacou durante a 34ª Festa da Cerejeira da Associação Cultural Suzanense, aplicando shiatsu no local, porém atua com diferentes técnicas que ganham destaque na medicina alternativa.

 

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão – jiŭ (pinyin) significa, tempo de aplicação do fogo”, é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris.

 

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete, e Mongólia, não só na China.  Acredita-se que seu uso e conhecimento seja anterior à acupuntura.

 

O que é Moxa ou Moxabustão e para que serve?

Marcel Makoto Aihara – Moxa ou moxabustão, é o tratamento feito através da queima da erva medicinal chamada Artemísia, com propriedade de aquecer profundamente e, através do calor, remover obstruções dos canais de energia, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo, trata dores em geral, problemas emocionais, pulmonares, sexuais, urinários, entre outros.

 

Como deve ser aplicada?

Marcel Makoto Aihara – Pode ser aplicada de forma direta ou indireta. Na aplicação direta a moxa vai direto à pele onde ocorre a queima do cone de Artemísia ou com a aproximação do bastão de moxa, a maneira indireta, é aplicada com uma rodela de gengibre com cinco furos e um cone de moxa por cima, ou com alho ou sal grosso e o cone de moxa por cima. Ou até mesmo sobre a agulha de acupuntura.

 

Para que tipo de tratamento serve?

Marcel Makoto Aihara – Serve para tratamentos de enfermidades crônicas, que debilitam o organismo, doenças degenerativas, pessoas idosas, crianças e debilitados de uma maneira geral; desportistas e atletas para melhorar rendimento; prevenção de doenças e manutenção da saúde, e para eventuais circunstâncias em que não se possam usar agulhas.

 

Como é o procedimento?

Marcel Makoto Aihara – O procedimento consiste na queima da erva Artemísia em diversos pontos do corpo, a fim de promover a saúde do paciente. Tanto de forma direta ou indireta. Evitar áreas próximas aos órgãos dos sentidos (rosto) ou membranas mucosas.

Ao aplicar a Moxa tanto nos locais afetados, como nos pontos dos meridianos, o calor do fogo desbloqueia as energias acumuladas, promovendo circulação e desbloqueios dos canais por onde passam nossa energia vital.

 

Qualquer pessoa pode receber esta terapia?

Marcel Makoto Aihara – Nem todo mundo pode receber a moxa. Pessoas em estado febril, intoxicados, embriagados, durante ataque de ira ou histeria, inchaços e tomar cuidado com gestantes e crânio de crianças.

 

Algum comentário?
17/08/2019 01:55:58