Fernanda Viana leva prêmio de melhor atriz em Gramado

Postado em 20 de agosto de 2012

 

 

Na noite de 18 de agosto, O QUE SE MOVE, estreia de Caetano Gotardo na direção de longas-metragens, ganhou o prêmio de melhor atriz (Fernanda Viana), na cerimônia de encerramento do  40º Festival de Gramado, onde fez sua première na última quarta-feira, 15 de agosto. Além do diretor, estavam presentes na exibição a produtora Sara Silveira e as atrizes Cida Moreira, Andrea Marque e Fernanda Viana.

 

O QUE SE MOVE aborda três núcleos familiares que, em três diferentes situações, precisam lidar com uma perda brusca ou com o reencontro de um ente querido perdido há dezesseis anos. Contudo, o entorno e a vida cotidiana dos personagens são o foco do filme. Dessa maneira, o roteiro se debruça sobre pequenos eventos totalmente ficcionais imaginados ao redor daqueles momentos mais duros por que passam os personagens.

 

O roteiro de O QUE SE MOVE partiu do contato com três acontecimentos noticiados nos jornais brasileiros na década passada, com maior ou menor destaque – mas que, em diferentes medidas, causaram comoção e se tornaram pauta de discussão e assunto de conversa de muita gente. Essas notícias foram tomadas apenas como inspiração, com absoluta liberdade para tratá-las ficcionalmente e sem nenhuma intenção de dar conta delas como histórias reais.

 

O elenco é formado por Cida Moreira (que volta ao cinema após alguns anos dedicando-se apenas à carreira musical), Andrea Marquee, Fernanda Vianna, Rômulo Braga, Henrique Schafer, Dagoberto Feliz, Adriana Mendonça, os jovens estreantes Wandré Gouveia e Gabriel dos Reis, entre outros.. O QUE SE MOVEé produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagem. Sara é conhecida há anos como uma produtora que procura investir em filmes de diretores estreantes. A direção de fotografia é assinada por Heloísa Passos e a montagem é de Juliana Rojas (Trabalhar Cansa). As canções originais são assinadas por Marco Dutra (Trabalhar Cansa) e Caetano Gotardo, que também assina o roteiro.

 

Caetano Cotardo faz parte do coletivo Filmes do Caixote, que inclui realizadores como Juliana Rojas, Daniel Turini e  Marco Dutra.

 

Algum comentário?
20/02/2020 08:42:07