O açúcar faz mal mesmo?

Postado em 08 de fevereiro de 2020

 

Dr. Tiago Alvarez – Quando eu menciono que o açúcar é viciante e age como uma droga, estou falando super sério. Decidi estender esse assunto pois quero deixar claro que o açúcar traz malefícios para a saúde e causar danos em nosso organismo (e cérebro!) se consumido em excesso.

 

✔É preciso compreender que o “vício” começa ao sentir um cheiro agradável ou quando vemos um alimento bonito e suculento.

 

✔A partir daí o cérebro já começa a liberar a dopamina – neurotransmissor das sensações de prazer e bem-estar. A reação que ela faz é tão forte que a vontade de comer é imediata e “incontrolável”.

 

✔O sabor do açúcar é tão prazeroso que mais dopamina é liberada, mas desta vez, opioides também são excretados.

 

✔O viés dos opioides é que além de fazer com que você sinta prazer, eles estimulam a sua busca por mais comida, porque aumentam o desejo. Neste estágio, perder o controle é muito fácil!

 

✔Então, se você consome uma refeição que contém muitos desses produtos viciantes ao cérebro, fica cada vez mais difícil de resistir!

Com um acompanhamento médico especializado é possível substituir o açúcar branco refinado por opções menos prejudiciais e, até mesmo acostumar o paladar a ingerir alimentos sem nenhum tipo de açúcar!

 

Dr. Tiago Alvarez – médico promotor da saúde

Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, nº 703 – Sala 715

Edifício Dual Patteo Mogilar

Mogi das Cruzes – SP.

(11) 2610-2210

 

Foto: Arquivo pessoal

 

 

Algum comentário?
26/10/2020 03:49:14