Primavera – com Horta vertical

Postado em 23 de setembro de 2018

 

A primavera começou ontem (22 de setembro) e traz a melhor época para as plantas. A estação favorece a elevação da umidade do ar, as chuvas, as temperaturas moderadas e os dias mais longos que as noites.

 

Além de ser uma atividade relaxante o cultivo das plantas ajuda no bem-estar e deixa um visual mais bonito na casa. Também faz bem para a saúde, uma vez que a alimentação pode ser feita com alimentos frescos. Plante em espaços que recebam bastante sol (de preferência pela manhã), independentemente do tamanho.

 

Uma parede da sacada do apartamento ou do quintal da casa pode se tornar uma horta vertical repleta de temperos e especiarias, assim como uma jardineira pode ser destinada ao cultivo das ervas. As regras básicas são: iluminação natural; lembrar-se de regar a horta e se certificar de que as espécies escolhidas são ideais para o espaço.

 

Alecrim – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm.Necessidade de luz: sol pleno, mínimo de 4 horas para ter um produto de qualidade.Pode ser usado para: tempero para carnes, legumes e batata. O chá de alecrim é muito conhecido pelas suas propriedades medicinais.

 

Cebolinha – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: sol pleno, mínimo de 4 horas para ter um produto de qualidade. Pode ser usado para: tempero carnes e legumes

 

Hortelã – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: a hortelã ou menta pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Tenha sempre a hortelã sozinha no vaso. Caso plante em jardineiras e for dividir espaço com outras espécies, coloque uma divisória entre ambas para que a hortelã não “mate” a planta vizinha. Pode ser usado para: comida árabe, saladas e água aromatizada.

 

Manjericão – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta por pelo menos 4 horas. Pode ser usado para: tempero para molho vermelho e base para molho pesto.

 

Orégano – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: sol pleno, mínimo de 4 horas para ter um produto de qualidade. Pode ser usado para: tempero para carnes, molhos, massas, legumes.

 

Salsinha – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Pode ser usado para: tempero para carnes, molhos e legumes.

 

Tomilho – Necessidade de espaço: plantar mudas com espaçamento de 10 cm. Necessidade de luz: sol pleno, mínimo de 4 horas para ter um produto de qualidade. Pode ser usado para: carnes vermelhas em geral.

 

 

Horta vertical

 

A horta vertical se ajusta a qualquer espaço e proporciona um visual único. Ela pode ser instalada em painéis de madeira, vasos presos direto na parede ou, até mesmo, estantes com diversas prateleiras.

 

Passo a passo:

 

1 – Prepare os vasos ou jardineiras com uma camada de argila expandida ao fundo, seguida de uma manta de drenagem e, por fim, terra especial para o plantio.

 

2 – Adicione as mudas, tomando bastante cuidado com as raízes.

 

3 – Acomode as plantas nos seus respectivos vasos e preencha o espaço vazio com mais terra.

 

4 – Regue a terra e as folhas.

 

5 – Distribua os vasos na estrutura escolhida e coloque etiquetas decorativas, facilitando a identificação de cada plantinha.

 

6 – A maioria das ervas e temperos precisam de água, dependendo da região e do local a necessidade pode variar, recomendo diariamente ou com intervalo de 1 dia, porém sem encharcar. Como ficam diretamente ao sol, com mínimo de 4 horas, sua necessidade de água é maior em relação a outras plantas.

 

7 – Como sugestão, para finalizar a horta, seja ela vertical, horizontal, em canteiro ou vaso, colocar uma camada de casca de árvore, além de ficar com o acabamento bonito, protege a camada do solo, mantendo a umidade do mesmo e evitando o crescimento de pragas ao redor das plantas.

 

8 – Outra dica, colocar sempre o dedo na terra verificando a umidade. Se estiver úmido, não precisa molhar, caso contrário fazer a rega.

 

9 – Geralmente, as plantas com falta de água começam a murchar, identificando claramente sua necessidade.

 

 

Algum comentário?
23/01/2019 03:41:29