Skank faz Live em prol do Instituto Baccarelli

Postado em 28 de maio de 2020

 

O Instituto Baccarelli – uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos: cultural, educacional e social – será uma das beneficiadas por doações arrecadadas durante a live do Skank, neste sábado (30/5) às 20h. O evento colabora com a campanha #TocandoJuntosPorHeliópolis que tem por objetivo minimizar os efeitos da pandemia na comunidade de Heliópolis. A live, transmitida diretamente do estádio Mineirão (BH), ocorre no YouTuboficial da banda e as doações poderão ser realizadas por meio da plataforma AME, durante o evento online.

Atendendo a pedidos dos fãs, a live do Skank antecipa a turnê de despedida da banda que aconteceria nos palcos ao longo deste ano. O Skank já tem uma história de apoio com o Instituto Baccarelli. Em 2006, a Orquestra Sinfônica Heliópolis abriu um show da banda e seus integrantes passaram a conhecer e acompanhar o projeto. A partir daí, a relação foi fortalecida até chegar ao palco do Theatro Municipal de São Paulo, onde Samuel Rosa, vocalista da banda, fez uma participação solo com a Orquestra, doando seu cachê para o Instituto.

“É um privilégio contar com o apoio do Skank, uma banda que está na nossa história e que respeita e contribui para transformar a realidade de centenas de pessoas a partir de algo que temos em comum: a música”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli.

O Instituto Baccarelli

Das cinzas de um incêndio, em 1996, nasceu a primeira orquestra em uma favela do mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que hoje conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky. A partir de uma iniciativa solidária do Maestro Silvio Baccarelli, surgiu uma das principais organizações sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, dedicada às áreas cultural, social e educacional.

A iniciativa, iniciada há 24 anos com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador, passou por uma instalação em uma antiga fábrica de sucos até conquistar a sua sede própria na Comunidade de Heliópolis. Em uma área de 5 mil m², atende anualmente mais de 1.000 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 16 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 48 turmas de coletivos de instrumentos e 4 orquestras.

O projeto inicial da orquestra cresceu, se profissionalizou e, atualmente, o Instituto Baccarelli tornou-se uma organização sem fins lucrativos que ensina música a mais de 1.200 crianças e jovens da região. Em uma área de 5 mil m², o Instituto conta com 16 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 48 turmas de coletivos de instrumentos e 4 orquestras.

 

Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando 3 eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 24 anos, como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade. Para mais informações, acesse http://www.institutobaccarelli.org.br
Instituto Baccarelli | Informações para Imprensa:
Pitchcom Comunicação
www.pitchcom.com.br
Algum comentário?
18/04/2024 08:29:47