Suzano, cidade do coração

Postado em 31 de março de 2014

 

Suzano cidade do coração

 

Minha família adotou Suzano como sua cidade em 1960, quando meu pai resolveu que mudaríamos de Piracicaba para cá. Aqui eu e meus irmãos crescemos, estudamos, trabalhamos, construímos nossas famílias. Nossos filhos e netos nasceram aqui. Criamos raízes. Voltar para Suzano depois de alguns dias fora daqui, seja no litoral ou em alguma cidade distante, é voltar para casa. Nossa cidade completará 65 anos de emancipação política no dia 2 de abril e estão programadas várias festividades. A Prefeitura preparou seis dias de atividades variadas para que essa data seja comemorada. Mas a cidade não deve ser lembrada somente nesse dia. Devemos pensar na cidade como nossa casa. Suzano precisa de muitas obras, de pessoas que cuidem de suas casas, sejam elas residenciais ou comerciais.

 

Nossa cidade está feia, suas calçadas estão arrebentadas, muros e fachadas estão pichados, sujos, alguns terrenos vazios precisam ser capinados. Não adianta culpar o Prefeito, os Vereadores e outras autoridades. Nós precisamos cuidar da nossa cidade. Impedir que seja maltratada. Suzano recebeu imigrantes italianos, japoneses, portugueses, chineses, coreanos, libaneses, pessoas que vieram buscar aqui um lugar para viver. Um lar para suas famílias. Por que não agradecer a esta cidade que nos recebeu tão bem e cuidar dela? Impedir que ela seja vandalizada, que comerciantes tenham que colocar chapas de ferro na porta das lojas para que elas não sejam assaltadas ou tenham suas vitrines destruídas. Suzano cresceu, hoje circulam por suas ruas muitos automóveis, pessoas vêm e vão com pressa, a muito deixou de ser uma cidade de interior, tranquila, pacata. Aos poucos vai se transformando numa grande cidade. Procurada por quem quer ter uma vida sossegada quando voltam das cidades vizinhas onde trabalham.

 

Vamos cuidar de nossa cidade com carinho. Ensinar nossos filhos a respeitá-la, para que possamos nos orgulhar do lugar onde vivemos. Eu não desminto quando alguém diz que sou suzanense, desde que chegamos a Suzano não saí para viver em nenhum outro lugar. Tenho muito orgulho da minha cidade. Cidade que estará sempre no meu coração.

 

Cristina Cimminiello

Algum comentário?
22/05/2019 06:43:24