Uva passa – a estrela do Natal

Postado em 15 de dezembro de 2019

 

A uva passa volta a causar polêmica quando chega o fim de ano. Essa comidinha bem pequena, mas que aparece em muitos pratos típicos da ceia consegue gerar uma enorme polêmica: há quem venere essa fruta, há quem deseje o fim de sua existência. Independente do lado em que você está nessa batalha infinita, descubra agora algumas curiosidades sobre a maior vilã natalina: a uva passa!

 

História

A história da uva passa vai muito além do que a culinária e nos faz voltar até os tempos da Roma Antiga. A fruta possui uma ligação muito forte com o solstício de inverno e era dada como presente nas celebrações dessa data. Além de tudo, nas classes mais altas da sociedade, essas especiarias vinham cobertas com ouro, servindo até mesmo de decoração.

 

Para os romanos cada tipo de fruta seca tem um significado e fazem parte de um costume dessa antiga civilização que promete a ausência de fome, pobreza e ainda protege contra os excessos da bebida.

 

Produção

Apesar de estar presente nas ceias há milhares de anos, a uva passa não é produzida no Brasil em escala industrial. O Chile é um país com clima perfeito para a produção de uvas, mas ainda assim muitos dos cachos não atingem o padrão de qualidade para a exportação, sendo assim, as frutas menores, menos pesadas e volumosas passam por um processo de secagem completamente ecológico: as uvas são espalhadas por esteiras e colocadas no sol por algumas semanas até virarem as conhecidas uvas passas.

 

Farofa de arroz

Pronta para o consumo, a uva passa é usada na culinária em diversas iguarias, mas durante o Natal, alguns pratos feitos com essa frutinha são memoráveis: arroz com uva passa, farofa, salada de maionese, salpicão, bolos e tortas e o famoso panetone!

 

Muitos acreditam que a fruta só estraga essas guloseimas de Natal, outros acreditam que ela deixa tudo melhor, mas não podemos negar que falar sobre a polêmica uva passa durante as festas de fim de ano já virou mais tradição do que aquele tio que pergunta se é “pavê ou pacumê”.

 

Uva Passa Engorda ou Emagrece?

Chamadas de doce da natureza, uvas passas são simplesmente uvas secas. Essa fruta é popular no mundo todo. Há inúmeras variedades de uvas passas e diferentes técnicas para secar essa fruta. A forma natural é secando ao sol, mas muitos produtores usam um processo mecânico. As uvas passas podem ser com ou sem sementes.

 

Elas estão entre os alimentos mais nutritivos. Mas só porque a uva passa é saudável, não quer dizer que elas são livres de calorias – e se você exagerar nas suas porções, comer uva passa engorda.

 

Valor Nutricional

Uvas passas são compostas de 67 a 72% de açúcar. Esse açúcar é frutose. Devido à natureza simples da frutose, as uvas passas são digeridas e oferecem energia quase que instantânea ao corpo.

 

Uvas passas são naturalmente livres de colesterol e gordura. Como um benefício, elas são ricas em antioxidantes. Esses antioxidantes são achados na forma de fenóis. Esses fenóis, flavonoides, procianidinas e hidroxicinâmicos ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres. Comparado às uvas, uvas-passas têm uma quantidade menor de antioxidantes devido ao processo de secagem.

 

Uvas passas contêm vitamina K, vitamina C, vitamina E e vitamina B. Especialmente para mulheres, uvas passas contêm o mineral boro, que promove a saúde óssea e previne a osteoporose. O boro ajuda o corpo a processar melhor o estrogênio e a vitamina D.

 

O ácido oleanólico e fitonutrientes nas uvas passas promovem a saúde das gengivas e dentes. Pesquisas mostraram que uvas passas podem ajudar a prevenir degeneração macular nos olhos. As fibras nas uvas passas podem ajudar a curar prisão de ventre e promover a saúde do trato digestivo.

 

Algum comentário?
19/10/2020 09:55:17