Carlos Augusto Collacio – Robótica

Postado em 10 de janeiro de 2021

 

“Projeto publicado na Garagem Fab Lab Livre SP e registrado na Revista Eletrônica de Educação.  Favorece a aprendizagem significativa dos alunos da rede pública municipal no ensino fundamental.”

 

 

O que é Robótica a Custo Zero?

Carlos Augusto Collacio – Professor Collacio – É uma metodologia educacional/pedagógica de uso de “sucata eletrônica” e artefatos eletrônicos para ensino de Robótica. A principal característica da Robótica meta – reciclagem é o uso de elementos não patenteados na construção de kits com elementos eletrônicos, mecânicos e de programação podendo ser usado por qualquer pessoa e replicado para qualquer outro ambiente comercial ou educacional. É muito comum projetos de robótica livre junto com projetos de meta-reciclagem. Para que o projeto de Robótica Livre seja considerado Livre ela deve conter Software Livre e Hardware Livre.

 

Qual a finalidade deste projeto?

Professor Collacio – O desenvolvimento das habilidades tem que estar apoiado na associação ensino-pesquisa, outro aspecto é a contextualização compreendida como a soma de espaços de vivências que os alunos identificam constroem/reconstroem conhecimentos a partir da mobilização de conceitos, competências e habilidades, além de promover uma sintonia entre professores e alunos bem como a orientação profissional uma realização cultural e social, feita no próprio convívio escolar. Este texto explora a existência de uma prática interdisciplinar, e, na sequência, volta o foco para verificar as possibilidades da interdisciplinaridade na prática. A interação entre indivíduos socialmente determinados deve instituir questões e temas para múltiplas abordagens e possibilidades de troca, numa perspectiva interdisciplinar.

 

 

Qual o objetivo?

Professor Collacio – O objetivo é contribuir para o incentivo de diferentes áreas de conhecimento, tendo o letramento como elemento primordial para a formação humana.

 

O que este projeto pode propiciar?

Professor Collacio – Além de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver: • matemática • física • Química • conhecimentos gerais • raciocínio lógico; • habilidades manuais e estéticas; • relações interpessoais e intrapessoais; • utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos; • investigação e compreensão; • representação e comunicação; • trabalho com pesquisa; • resolução de problemas por meio de erros e acertos; • aplicação das teorias formuladas a atividades concretas; • utilização da criatividade em diferentes situações; • capacidade crítica • noções de eletricidade, eletroeletrônica e lógica programação.

 

Qual o objetivo deste projeto?

Professor Collacio – É favorecer a aprendizagem significativa dos alunos da rede pública municipal no ensino fundamental. Implementar metodologia de ensino que promova a aprendizagem significativa, envolvendo a tecnologia. Com a aplicação deste projeto de ensino espera-se, ocorrência de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, do seu contexto; Alunos e professores motivados para utilização de novas tecnologias como recurso para melhoria dos processos ensino e aprendizagem.

 

 

O que ganham professores e alunos ao utilizarem esta tecnologia em sala de aula?

Professor Collacio – Por meio desse novo método de aprendizagem diferente do tradicional currículo com disciplinas ensinadas por meio de livros e outros discursos didáticos, torna-se possível a prática e a colocação da mão na massa para a elaboração de projetos que podem ser utilizados em aulas de ciências, matemática, geografia, biologia, artes, enfim, todo campo de conhecimento que pode ter a intervenção dessa tecnologia no processo de ensino. E os ganhos são notórios.

 

 

Algum comentário?
29/11/2024 05:44:58