-
20/06/2026Festiva
Na segunda-feira (22), às 19h30, José Raimundo Araújo Diniz assume a presidência do Rotary Club de Suzano; Tiyoko Luzia Abe Diniz, a TiyokoLu assume a presidência do Rotary Club Satélite Suzano Baruel; e William Kaoru Takara do Rotary Club Suzano Sul, durante festiva a ser realizada na Associação de Rotarianos de Suzano.
-
19/06/2026De Milão à ForMóbile 2026: exposição destaca a força do design brasileiro na indústria moveleira
Faltam apenas 15 dias para a ForMóbile 2026 e as novidades não param de chegar. Entre os destaques da programação deste ano, o público poderá conferir também a Exposição Design + Indústria, uma atração que chega ao evento após percorrer alguns dos mais importantes palcos do design mundial, como o Salone del Mobile.Milano, a ICFF – International Contemporary Furniture Fair, em Nova York, e a Brasília Design Week.
Instalada no Mezanino do São Paulo Expo, a mostra integra a agenda oficial da maior feira de fornecedores para a indústria moveleira da América Latina e reforça o papel da ForMóbile como um ambiente de conexão entre criatividade, indústria, negócios e mercados. Com o tema “Conexões”, a exposição reúne peças desenvolvidas por cerca de 20 indústrias e 22 designers e estúdios de design participantes do Projeto Design + Indústria, realizado pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
Ao receber a exposição, a ForMóbile amplia sua proposta de valor ao oferecer aos visitantes uma experiência que vai além das soluções industriais e da geração de negócios. A mostra evidencia como o design pode atuar como ferramenta estratégica para impulsionar inovação, agregar valor aos produtos e fortalecer a competitividade das empresas brasileiras nos mercados nacional e internacional.
As peças expostas traduzem o resultado de uma jornada colaborativa que aproxima fabricantes, designers e estúdios de criação, transformando conhecimento, repertório criativo e capacidade produtiva em produtos alinhados às demandas contemporâneas do mercado. O projeto demonstra, na prática, como a integração entre design e indústria pode acelerar o desenvolvimento de novas coleções, estimular a inovação e criar diferenciais competitivos para as marcas brasileiras.
Ao reunir em um mesmo espaço empresas, designers, arquitetos, especificadores, varejistas e compradores internacionais, a ForMóbile cria o ambiente ideal para potencializar essas conexões e ampliar a visibilidade de produtos que representam a criatividade, a identidade e a capacidade produtiva do mobiliário brasileiro. “A exposição reforça uma das principais mensagens desta edição da feira: as melhores oportunidades para o setor surgem quando conhecimento, inovação e mercado se encontram”, reitera Tatiano Segalin, Business Manager da feira.

Faça já seu credenciamento | Público Geral
A feira é gratuita para profissionais do setor, mediante credenciamento prévio no site oficial do evento. Para mais informações, acesse:
https://www.formobile.com.br/pt/credenciamento.html
Faça já seu credenciamento | Imprensa e Influenciadores
A feira é gratuita para a cobertura de imprensa e influenciadores, mediante credenciamento prévio no site oficial da Informa Markets. Para mais informações, acesse:
https://tinyurl.com/imprensaformobile
*O São Paulo Expo conta com estacionamento próprio e a ForMóbile oferece transporte gratuito a partir da estação Santos Imigrantes, Aeroporto de Congonhas e Shopping Plaza Sul com transfer gratuito até o evento.
Serviço
ForMóbile 2026 – 11ª Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira
Data: 30 de junho a 03 de julho de 2026
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, 1.5 km – Vila Água Funda, São Paulo/SP, CEP 04329-900 -
19/06/2026Evento de troca de figurinhas no Portelão segue às sextas-feiras e aos sábados
O evento de troca de figurinhas da Copa do Mundo Fifa 2026, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, terá continuidade no Ginásio Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão (rua Barão de Jaceguaí, 375 – Centro), sempre às sextas-feiras e aos sábados, durante a realização da competição. A primeira edição, promovida no último sábado (13/06), recebeu cerca de 120 pessoas.
A partir desta semana, os encontros ocorrerão às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas. Excepcionalmente, neste sábado (20/06), não haverá atividade, mas a programação será realizada normalmente nesta sexta-feira (19/06), no período da tarde.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de convivência, lazer e integração entre crianças, jovens, adultos e colecionadores, aproveitando o clima de mobilização gerado pela Copa do Mundo. Além da troca de figurinhas, o encontro também estimula a interação entre famílias e reforça o papel dos equipamentos esportivos municipais como espaços de convivência comunitária.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a boa participação do público na primeira edição e afirmou que a adesão fortaleceu a continuidade da ação ao longo da Copa. “Tivemos uma resposta muito positiva logo no primeiro encontro, com a presença de muitas crianças, pais e colecionadores. A troca de figurinhas é uma atividade simples, mas promove integração, diversão e aproxima as famílias em torno do esporte. Por isso, vamos manter esse espaço aberto durante a Copa do Mundo, para que mais pessoas possam participar e aproveitar esse momento”, afirmou.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
-
19/06/2026Praça do Coreto se prepara para receber a família arujaense em mais uma noite de futebol e festa
A noite desta sexta-feira (19) será marcada pelo confronto entre Brasil e Haiti durante a Copa do Mundo. E a família arujaense está convidada para, a partir das 21h30, acompanhar a partida nos telões posicionados no Palco da Festa das Nações.
A iniciativa, que integra o espírito esportivo à programação da festividade, oferecendo um ambiente seguro para amigos e familiares se reunirem e torcerem juntos pela seleção brasileira. É a oportunidade para torcer e demonstrar o apoio à seleção brasileira, vibrando a cada lance!
Além da adrenalina do jogo, os participantes poderão desfrutar da programação cultural e gastronômica preparadas. Artistas locais, covers e grandes nomes da música brasileira se revezarão no palco, enquanto as barracas de gastronomia, representando diversas nações, oferecerão pratos típicos.
Essa combinação entre esporte e cultura em um único local, faz com que a Festa das Nações atenda a todos os gostos, sendo um prato cheio de entretenimento.

Programação dos jogos
– Sexta-feira (19), às 21h30 – Brasil x Haiti
– Quarta-feira (24), às 19h – Brasil x Escócia -
19/06/2026Copa do Mundo
Um empate de 1 x 1 entre Brasil e Marrocos no último sábado não agradou muito. Hoje o Brasil enfrenta o Haiti, às 21h30. Ainda estou pensando se vou usar minha camiseta oficial… ou guardar de recordação
-
19/06/2026Chá da Rede
Corrigindo a data… Regina Lúcia Hidalgo Leite Rondinelli e Marília Neves comandam o Chá Beneficente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Esther Hidalgo Leite Rondinelli de Suzano no dia 25, às 15 horas, no Privê do Suzano Futebol Clube, o Suzaninho.
-
18/06/2026Clarice Niskier e Tiê são as convidadas do Arena dos Saberes desta quinta (18), na TV Cultura
Nesta quinta-feira (18/6), o Arena dos Saberes recebe a atriz Clarice Niskier, que conversa com Gabriel Chalita sobre seu retorno aos palcos com o espetáculo A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong, inspirado na obra de Zeca Baleiro. No quadro Terceiro Sinal, a convidada é a cantora e compositora Tiê, que relembra momentos marcantes da carreira e apresenta canções de seu novo álbum. O programa inédito vai ao ar às 20h, na TV Cultura.

Clarice compartilha sua visão sobre o teatro como espaço de encantamento e reconexão com a vida. Ao citar um trecho da peça, afirma: “A guerra quebra tudo que toca, a violência quebra tudo que toca. E a cultura reconstrói, nos reúne, nos integra”. A atriz também comenta uma curiosidade que inspirou o título do espetáculo: no Rio de Janeiro, “esperança” é o nome popular dado ao inseto conhecido como louva-a-deus.
Durante a entrevista, Clarice relembra ainda a trajetória de mais de duas décadas do premiado espetáculo A Alma Imoral, baseado no livro homônimo do rabino Nilton Bonder. Ela reflete sobre as histórias e transformações vividas ao longo dos mais de 20 anos em cartaz e recorda seu primeiro encontro com o autor, com quem construiu uma parceria duradoura. A atriz destaca também a importância da troca entre artistas e público para uma comunicação verdadeira e afetiva, além de falar sobre seu amor pelas palavras.
No quadro Terceiro Sinal, Tiê fala sobre sua trajetória artística, desde os tempos em que trabalhava com relações públicas e mantinha um brechó até a decisão de se dedicar integralmente à música.
A cantora relembra o encontro com Toquinho, conta como nasceu a parceria entre os dois e revela os aprendizados adquiridos ao longo dos anos ao lado do mestre da música brasileira. Tiê também comenta a pausa na carreira por questões de saúde, o retorno aos palcos e o lançamento de seus trabalhos mais recentes. Com sua aparente calmaria, ela revela: “Apesar da voz doce, sou uma pilha”. No programa, a artista apresenta canções de seu novo projeto autoral duplo: Esgotada e Amorosa.
-
18/06/2026MAM São Paulo e Sesc promovem diálogo entre seus acervos em exposição inédita
De 30 de junho a 27 de setembro de 2026, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Sesc São Paulo realizam a exposição Mire Veja: MAM São Paulo visita Sesc Bom Retiro, no centro da capital. Com curadoria de Valquíria Prates e Mirela Estelles, a mostra nasce do encontro entre os acervos das instituições, reunindo cerca de 50 obras de diferentes linguagens, suportes e períodos.
Como visitante, o museu integra obras de sua coleção (de artistas como Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Ceschiatti, Amelia Toledo, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Carlos Zilio, Emanoel Araujo, Franz Weissmann, German Lorca, Giuliana Giorgi, Heitor dos Prazeres, Labo & Rafaela Kennedy, Laura Vinci, Lenora de Barros, Lothar Charoux, Paulo Nenflidio, Pedro Motta, Rodrigo Braga, Rosângela Rennó, Sara Ramo, Xadalu Tupã Jekupe e Zimar) ao acervo já presente na unidade, sem alterar a configuração da instituição anfitriã. Obras que já habitam o edifício, entre elas trabalhos de Antonio Henrique Amaral, Artur Barrio, Cássio Vasconcellos, Claudio Tozzi, Cleber Machado, Eduardo Coimbra, Iran do Espírito Santo, Motta & Lima, Nelson Leirner, Paulo Bruscky, Rodrigo Andrade e Rubens Gerchman, passam a integrar a mostra sendo ressignificadas a partir desse novo contexto.
A exposição faz parte do programa MAM em Movimento, iniciativa que promove a circulação de obras do acervo do museu em diálogo com outros espaços e instituições culturais. Ao colocar essas duas coleções em convivência, Mire Veja propõe um diálogo entre diferentes modos de fazer instituição, construir narrativas e estabelecer relações com os públicos. Partindo da seleção de obras das duas instituições e ocupando toda unidade do Sesc Bom Retiro, a curadoria da mostra tem como interesse principal a possibilidade de investigar os modos como a mediação cultural trabalha publicamente seus acervos em ações específicas de curadoria, educação e comunicação de exposições de arte.
“Todo acervo começa com um gesto de escolha. Escolher guardar é também escolher o que permanece, o que será cuidado, pesquisado, documentado e mostrado ao longo do tempo”, explica Mirela Estelles, que também é coordenadora do MAM Educativo. “Partindo dessa reflexão, a mostra convida as pessoas a pensar sobre o que significa constituir, preservar e tornar público um conjunto de obras, evidenciando os processos, decisões e práticas que sustentam a vida pública da arte”, diz Mirela.
“A exposição convida o público a refletir sobre o que se busca transformar a partir do contato de pessoas com obras de arte em exposições, conversando sobre trabalhos de arte contemporânea e sobre as múltiplas camadas de experiência que podem ocorrer nas exposições”, continua Valquíria Prates. “O que se coloca em exposição são as obras e seus processos de criação, mas também as formas de mostrá-las, os dispositivos que as acompanham, os textos, os áudios, os livros, os materiais educativos e os próprios espaços por onde o público circula. Aqui, a obra é entendida como um campo aberto de relações intencionais, continuamente atualizado no encontro com cada visitante que esteja interessado em fazer parte dos processos de mediação de uma mostra de arte”, reflete a curadora, que investiga saberes e práticas colaborativas de mediação cultural em diferentes territórios, instituições e contextos sociais.
A exposição ocupa todo edifício onde parte do Acervo Sesc de Arte é exibido desde a abertura do Sesc Bom Retiro, contemplando também o espaço expositivo e a biblioteca da unidade. Corredores, escadas e áreas de convivência tornam-se parte do percurso, ampliando as possibilidades de encontro com as obras dos dois acervos e convidando o público a perceber a arte para além dos espaços expositivos musealizados.
Constituído desde os primeiros anos da instituição, o Acervo Sesc de Arte configura-se como uma importante ação institucional no campo das artes visuais, atuando simultaneamente como patrimônio cultural e suporte para ações educativas. Composto por obras de arte moderna, contemporânea e popular, o acervo teve momentos decisivos de formação nas décadas de 1970 e 1980 e segue, até hoje, em constante expansão por meio de aquisições e doações orientadas por critérios estéticos e históricos rigorosos.
Distribuído por todas as unidades do estado de São Paulo, o acervo se destaca por sua presença cotidiana: as obras permanecem em exibição permanente, muitas vezes em espaços de ampla circulação ou ainda em projetos site-specific, especialmente concebidos para os ambientes arquitetônicos das novas unidades. Dessa forma, o Acervo Sesc de Arte promove o encontro direto entre público e obra, integrando arte, arquitetura e território, e ampliando o acesso à produção artística em diálogo com o contexto social local.
“A opção por apresentar seu acervo artístico em espaços de circulação, é um gesto da instituição que visa aproximar a produção visual do cotidiano de seus frequentadores. Dessa forma, o Sesc São Paulo escolheu pela apresentação de sua coleção em locais improváveis – piscinas, ginásios, centrais de atendimento – permitindo que a arte esteja presente para além dos espaços dedicados” comenta Juliana Braga, gerente de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo, responsável pela gestão do Acervo Sesc de Artes.
A pesquisa de mediação cultural a partir de processos de educação e exposições ocupa a biblioteca da unidade, como espaço de exposição, pesquisa e mediação. Reunindo livros, materiais educativos, maquetes táteis e outros recursos desenvolvidos pelo MAM Educativo, esse ambiente expande a noção de acervo, evidenciando os conhecimentos, práticas e experiências que se constroem em torno das obras.
Ao colocar em diálogo obras, instituições, práticas curatoriais e ações educativas, Mire Veja: MAM São Paulo visita Sesc Bom Retiro propõe pensar as transformações dos acervos a partir dos contatos com seus públicos, considerando que cada vez que uma obra é mostrada, uma nova relação se torna possível a partir do que alguém percebe nela. E é nesse movimento contínuo entre guardar e mostrar, entre mirar e ver, que a arte se torna experiência de percepção e posicionamento no mundo.

Serviço:
Exposição: Mire Veja: MAM São Paulo visita Sesc Bom Retiro
Local: Sesc Bom Retiro
Curadoria: Valquíria Prates e Mirela EstellesAbertura: Dia 30 de junho, 19h.
Período expositivo: 1 de julho a 27 de setembro de 2026.
Terça a sexta, 9h às 20h. Sábado, 10h às 20h.
Domingo e feriado, 10h às 18h.
Espaço Expositivo. Livre.
Endereço: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Entrada: gratuitaMais informações:
MAM São Paulo
-
18/06/2026Amor em tempos de ansiedade
Nunca houve tantas formas de conexão e, ao mesmo tempo, tantas dificuldades para criar vínculos profundos e duradouros. Em uma era marcada pela comunicação instantânea e pelas redes sociais, especialistas observam que muitas pessoas permanecem emocionalmente distantes, inseguras e solitárias, mesmo estando constantemente conectadas.

Segundo o psicólogo clínico Luti Christóforo, o sofrimento emocional relacionado aos relacionamentos afetivos tem aumentado significativamente nos consultórios. Ansiedade, medo de abandono, carência emocional, insegurança, dependência afetiva e dificuldade de comunicação estão entre as principais queixas de casais e também de pessoas solteiras que desejam viver relações saudáveis, mas encontram dificuldade em estabelecer conexões emocionalmente estáveis.
Um dos conceitos que ajudam a compreender esse cenário é o de “relacionamentos líquidos”, criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman. A teoria descreve relações frágeis, superficiais e instáveis, marcadas pela dificuldade de compromisso e pela tendência de substituir pessoas rapidamente diante de frustrações, conflitos ou dificuldades naturais da convivência humana.
De acordo com Luti, muitas pessoas desejam viver grandes histórias de amor, mas apresentam medo da profundidade emocional que um relacionamento verdadeiro exige. “Muitas pessoas querem intensidade, mas sem paciência. Querem conexão, mas sem vulnerabilidade. Querem presença, mas sem responsabilidade afetiva”, afirma o psicólogo.
Os aplicativos de namoro e as redes sociais também transformaram profundamente a forma como as pessoas se relacionam. Se por um lado aproximaram pessoas que talvez nunca se encontrassem, por outro criaram a sensação constante de que sempre existe alguém “melhor” disponível. Para especialistas, isso contribui para relações mais descartáveis e emocionalmente frágeis.
Outro comportamento cada vez mais comum é o chamado ghosting, quando uma pessoa desaparece sem explicações após criar um vínculo afetivo. Para quem sofre esse afastamento repentino, as consequências emocionais podem ser profundas, provocando rejeição, ansiedade, baixa autoestima e insegurança emocional.
As redes sociais também intensificaram as comparações dentro dos relacionamentos. Muitos casais passam a acreditar que relações felizes são perfeitas o tempo todo, criando padrões irreais de felicidade. “As pessoas acabam comparando sua vida real com recortes idealizados da internet, o que gera cobranças excessivas e frustração constante dentro das relações”, explica Luti.
Outro ponto observado pelo especialista é o crescimento silencioso da solidão emocional. Existem pessoas acompanhadas que se sentem profundamente sozinhas, além de casais que convivem diariamente, mas perderam a capacidade de dialogar, ouvir, acolher e se conectar emocionalmente de forma verdadeira.
Além disso, muitos adultos carregam para seus relacionamentos feridas emocionais antigas. Traumas, abandono, rejeições, baixa autoestima e inseguranças acabam interferindo diretamente na forma de amar. “Pessoas emocionalmente feridas muitas vezes desenvolvem medo de confiar, excesso de ciúme, necessidade constante de validação ou dificuldade de se entregar emocionalmente”, destaca.
Para o psicólogo, relacionamentos saudáveis exigem maturidade emocional. “Amar não é apenas sentir. Amar também envolve diálogo, empatia, respeito, paciência, responsabilidade afetiva e disposição para enfrentar dificuldades sem transformar qualquer frustração em motivo para desistir”, finaliza.
-
17/06/2026Festa das Nações de Arujá reúne música, cultura e homenagens a partir desta quinta-feira (18)
A tradicional Festa das Nações de Arujá, que ocorre todos os anos na Praça do Coreto (Rua Prudente de Moraes, Centro), em comemoração ao aniversário da cidade — este ano festejando os 174 anos do município —, retorna a partir desta quinta-feira (18) com as atrações de sua segunda semana. O evento estende-se ao longo de todo o final de semana, repleto de atrações culturais, musicais e entretenimento para toda a família. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e sob o selo do programa “Arujá Aqui Tem Cultura”, preparou um cronograma completo de apresentações gratuitas.
A abertura deste ciclo de festividades acontece na quinta-feira (18) de junho, trazendo ritmos marcantes para o público central. A noite musical começa cedo, às 19 horas, com o show da banda Tree Vibration. Na sequência, a partir das 21 horas, o palco principal recebe a Banda Ralé com um empolgante e saudosista “Tributo ao Charlie Brown”, que promete reviver a energia e os grandes sucessos da icônica banda de rock nacional (Charlie Brown Jr.), abrindo o final de semana em alto e bom som.
Já na sexta-feira (19), o tom da comemoração expressa a tradição e a emoção em razão do mês de aniversário do município com uma maratona de apresentações a partir do fim da tarde. Às 18 horas, os alunos e músicos do Polo Barreto iniciam a noite. Às 19 horas, o espaço recebe a tradicional apresentação do Coral, organizada pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). Logo após, às 19h30, o ritmo do samba toma conta com o Pagode do Frango. A noite ainda conta com a energia do Fitdance às 21 horas e se encerra de forma especial às 21h30 com a apresentação do jogo do Brasil x Haiti, pela Copa do Mundo, no telão localizado na praça.
O sábado (20) reserva também uma agenda intensa e diversificada. A programação artística começa às 17 horas com as apresentações da Escola de Dança. Às 18 horas, o público confere o ritmo do Sampa Tribal, seguido pelas apresentações integradas de Estrela Girl e JDance a partir das 19 horas. Para coroar o encerramento da noite com chave de ouro, o renomado grupo Samprazer sobe ao palco por volta das 21 horas, trazendo o melhor do pagode nacional para sacudir o público arujaense.
Para fechar a segunda semana de festas com chave de ouro, o domingo (21) contará com uma grade repleta de diversidade musical para toda a família. O dia de lazer começa às 17 horas com o concerto especial da Banda Sinfônica Municipal. Às 18 horas, quem assume o palco é o músico Vih Banks, preparando o terreno para a dupla Aliny e Sérgio, que se apresenta às 19 horas. O grande encerramento da noite fica por conta do show internacional de tributo “ABBA Majestat”, marcado para as 21 horas, revivendo os maiores clássicos do pop mundial.
Além de toda a programação artística e cultural gratuita, o público poderá desfrutar de uma ampla e variada praça de alimentação. As barracas com delícias gastronômicas de 13 países e regiões ficam abertas, todos os dias, das 12 à meia-noite, na Praça do Coreto, oferecendo uma verdadeira viagem de sabores aos visitantes.






