Tradição – Os símbolos do Natal!
Postado em 20 de dezembro de 2015
O Natal, na tradição cristã, é um evento religioso, celebrado todo dia 25 de dezembro, marcado pelo nascimento de Jesus Cristo.
Há muitos símbolos de Natal, associados a esta festividade, desde o Papai Noel, as velas, o presépio, a árvore de Natal, os sinos, a estrela de Natal, dentre outros.
Papai Noel
Retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca, e nas costas um saco de presentes, o Papai Noel é baseado na figura de São Nicolau Taumaturgo (Bispo de Mira), um santo popular, padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.
Velas de Natal
A luz emanada das velas de Natal simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida. Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino, enquanto que as trevas estavam associados ao submundo, ao diabo.
Presépio de Natal
O presépio corresponde à cena de natividade, ou seja, o nascimento do menino Jesus num estábulo. Essa reprodução, muitas vezes em miniaturas, são construídas nas épocas do Natal nas residências, nas igrejas, dentre outros. Fazem parte do presépio: a manjedoura com o menino Jesus, Maria sua mãe, seu pai José, os três pastores e os três reis magos.
Estrela de Natal
Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchíor, até ao local do nascimento do menino Jesus, a fim de presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. Assim, a estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis amigos, como o próprio Cristo, símbolo da verdade e da vida; em outras palavras, representa a “Estrela Guia da humanidade”.
Árvore de Natal
O costume de enfeitar as árvores de natal remonta ao século XVI e, originalmente, representavam o solstício do inverno. Na tradição cristã, a árvore de natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam a estrelas, o sol e a lua.
Sinos de Natal
Os sinos marcam o som dos céus, e por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal, anunciam o nascimento do menino Jesus, o salvador. Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, aquele que veio ensinar e salvar a humanidade de seus pecados.
Ceia de Natal
A Ceia de Natal tem origem no costume europeu de receber peregrinos e viajantes na noite de Natal para uma confraternização. A tradição de comer peru surgiu nos Estados Unidos. A ave era muito comum no país e eram preparadas para comemorar as boas colheitas no Dia de Ação de Graças. O Peru simboliza fartura.
Uvas
A uva é símbolo de prosperidade, de fartura, de longevidade, fertilidade e plenitude. Por carregar esta simbologia, a uva está associada a festividades e à alegria. Toda a simbologia associada à uva, assim como ao vinho, é positiva. As uvas secas, por exemplo, fazem parte de simpatias para atrair a sorte e para brindar a vida. A uva está associada a Dionísio, deus grego, e a Baco, deus romano. Ambos são representados, frequentemente, levando folhas de uva na cabeça. A uva para os cristãos, assim como o vinho, representa o sangue de Cristo.
Vinho
Para o cristão o vinho simboliza o sangue de Cristo. O vinho simboliza o sagrado, uma porção de vida, o amor divino e a fertilidade.