Curiosidades sobre o vinho

Postado em 29 de outubro de 2017

 

O mundo dos vinhos pode ser fascinante e cheio de segredos para quem não conhece bem esta temática. Para além de ser uma das bebidas de eleição em todo o mundo, o vinho tem ainda outras peculiaridades que deve conhecer. Nesta galeria mostramos algumas curiosidades da bebida, dicas para se tornar um ‘expert’ na arte de provar o vinho e ainda alguns segredos que estão por trás da ‘bebida dos Deuses’, confira!

 

Fotos: © Shutterstock

 

Envelhecimento – Com o envelhecimento, vinhos tintos perdem a cor, podendo tornar-se laranja ou cor de tijolo. Já os brancos fazem o processo contrário, podendo ficar com uma cor amarelada ou mesmo marrom.

 

 

Provar o vinho – A análise de um vinho passa por três processos: a visão, o olfato e a degustação.

 

Visão – Olhar para um vinho vai revelar algumas propriedades da bebida como a cor e matriz, mostram a idade do vinho, a transparência que revela o nível de álcool e açúcar e a cor das bordas do copo que mostra o seu estado de evolução.

 

 

Servir – Para além dos três sentidos, é importante destacar que antes de ser provado, deve ser servido 1/3 de vinho no copo, isso vai permitir que as propriedades do vinho se concentrem facilitando assim a arte da degustação.

 

Estudos – Segundo um estudo da Universidade de Oxford, o som ao abrir as garrafas influencia a percepção da qualidade do vinho. Os investigadores concluíram que o vinho fechado com rolha é considerado mais apropriado para a celebração e incita mais o espírito de festa, sendo que 86% dos consumidores preferiram este tipo de vinho.

 

 

 

Mulheres – Em geral, o vinho tem um maior efeito nas mulheres do que nos homens, uma vez que elas têm menor concentração de uma enzima necessária para metabolizar o álcool no organismo.

 

Efeitos – Um estudo italiano diz que as mulheres que bebem dois copos de vinho por dia têm uma atividade sexual mais agradável do que as que não bebem. Isso acontece também devido às propriedades de relaxamento que o álcool do vinho produz no corpo humano.

 

Armazenamento – O pior lugar para guardar o vinho é na cozinha, uma vez que esta bebida tem de ficar a uma temperatura entre 12ºC e 14ºC, no caso do vinho tinto. Neste local existem eletrodomésticos como o forno e o fogão que libertam calor e podem estragar o vinho.

 

 

Plantações – A composição do terreno onde foram plantadas as uvas influencia o sabor do vinho. Para além do terreno, também o clima e a exposição solar regulam a acidez, o açúcar, o álcool e outras propriedades desta bebida.

 

 

Algum comentário?
16/12/2017 02:51:26