Em entrevista, Rachel Ramos conta como iniciou a carreira em Suzano

Postado em 28 de julho de 2013

 

Foto: Lorena de Paula

 

A suzanense trocou duas vezes a faculdade pela maquiagem. Resolveu investir em sua paixão e acaba de participar do programa Desafio da Beleza, que está sendo exibido pelo canal GNT. Ao lado de Anita comanda a Magnólia Noivas, com especialidade em noivas e madrinhas. Em Suzano passou pelos espaços de beleza mais badalados e aprendeu muito com os profissionais. Confira o papo que o Portal bateu com Rachel:

 

 

Qual sua formação?
Rachel Ramos – Fiz a primeira faculdade de Jornalismo na UMC, mas no segundo ano resolvi me dedicar só a maquiagem e iniciei, aos 19 anos, o curso de maquiagem pelo Senac. Depois fiz faculdade de moda, no Centro universitário Senac, e de novo no segundo ano a maquiagem me chamou. Tive de escolher entre os dois. A maquiagem venceu novamente e fui ser assistente do maquiador Westerley Dornellas, na Camarim Brasil, que foi a minha grande escola no mundo do cinema, publicidade e TV, onde aprendi principalmente a trabalhar com maquiagem de caracterização e efeito especial.

 

 

 

Atuou em Suzano na área de make up antes de seguir carreira no cinema, TV e campanha publicitária? 
Rachel – Gente, atuei sim. Meu primeiro trabalho como maquiadora foi mesmo antes da minha formação, no salão da Kayoko (Lélis). Ela sempre me levava para fazer uns trabalhos de desfile. Além disso, eu ficava no salão da Nadir (da Cunha) olhando enquanto ela fazia maquiagens nas noivas e madrinhas. Dei aula durante dois anos no Instituto Embeleze. Outro suzanense que me deu oportunidade foi o Carlinhos (Carlos Bittencourt). Trabalhei um tempo no salão dele e me arrisquei um pouco com maquiagem. São minhas grandes referências suzanenses. Bom lembrar desse tempo. Assinei a beleza das campanhas das lojas Scarlen.

 

 

 

Como foram esses 10 anos produzindo profissionalmente?

Rachel – Passei por várias experiências, mas a primeira vez em que pisei em um set de filmagem tive certeza de que era o que eu queria fazer da minha vida. Durante todos esses anos percebi que quanto mais referência e pesquisa você tem, melhor é para realizar seu trabalho. A experiência em sets de filmagem traz muitas bagagens para desenvolver ainda mais o seu trabalho. É sempre uma nova vivência, cada filme tem um desafio maior que outro. Mas um trabalho que marcou a minha carreira foi “Vida de estagiário”, que está sendo veiculado atualmente na Warner, pois foi o primeiro trabalho grande que assinei sozinha, onde conheci a maioria dos meus amigos aqui em São Paulo e conheci a Anita, que é minha amiga e sócia na Magnólia Noivas e na Sangue Delivery, nosso coletivo de maquiagem de caracterização e efeitos especiais.

 
Em qual área da maquiagem gosta mais de atuar?
Rachel – Gosto muito do trabalho no cinema, onde a maquiagem é realmente sutil e precisa chegar mais perto da realidade. Nas séries de TV me divirto muito, porque posso pirar com caracterizações de personagens e posso ir mais para o mundo da fantasia. Estou no ar agora com a série “Olívias na TV” no Multishow. Mas a minha nova paixão são as noivas. Sinto-me muito feliz em poder deixar uma mulher linda no dia do seu casamento. Trabalhar dentro desse clima de amor e paixão e ter a chance de ajudar, com a minha profissão, uma pessoa a realizar seu sonho é muito gratificante.

 
Como funciona a Magnólia Noivas?
Rachel – A Magnólia Noivas é uma empresa que presta serviços de cabelo e maquiagem para noivas e madrinhas. Fazemos todo um atendimento personalizado para cada noiva que nos procura. Fazemos o ensaio de cabelo e maquiagem no nosso estúdio que fica na Vila Madalena, e para a maioria de nossas noivas que se casam fora de São Paulo (praia, campo, outros estados), montamos um camarim de cinema para arrumá-las. Normalmente fazemos a maquiagem da noiva e de todas as madrinhas, pois é muito importante para as fotos e vídeo do casamento todas estarem lindas.

 

 

 

Rachel e Anita preparando uma noiva

 
Antes da Magnólia você e sua sócia desenvolveram técnicas de maquiagem para obter bom resultado em gravações de alta definição. Isso ajudou no preparo destas noivas?
Rachel – Trouxemos toda a nossa experiência no cinema e nosso conhecimento de luz e câmera para fazer uma maquiagem especial e que não transforme a mulher e sim realce a sua beleza natural e a deixe linda no seu grande dia. O dia-a-dia de um camarim de cinema nos ajuda a deixar a noiva mais calma enquanto se arruma, pois a gente sempre tem que trabalhar muito concentrada por ser um momento em que os atores passam o texto antes de entrar em cena. Isso faz toda a diferença na hora de maquiar as nossas noivas.

 

 

 

Quais produções vocês já assinaram?
Rachel – Juntas temos mais de 30 curtas-metragens, entre eles o premiado “L”, da Thais Fuginaga e o nosso último curta que está agora no festival de Gramado, “Navalha do Avô”, do Pedro Jorge. Fizemos assistência nos longas metragens “Bruna Surfistinha”, o novo filme da Heloisa Perissê “Odeio do Dia dos Namorados”, assinamos com a Sangue Delivery os longas “2013 menos 1” e “Bala sem Nome”, com a Paola Oliveira e o Sérgio Marone, mas este último só estreia no final do ano. Além de 50 campanhas publicitárias para várias marcas L?Oréal, Eudora Cosmeticos entre outras. Na televisão temos “Olívias na TV” no Multishow, “Sexo no sofá” no Glitz,”Amores Santista” com a Tayla Ayala e Paulinho Vilhena para a TV local e “Vida de Estagiário” na Warner. Gostamos mesmo de fazer comédia.

 

 

 

Como foi sua participação no programa “Desafio da Beleza”, exibido pelo canal GNT?
Rachel – Um tanto inusitada. Confesso que fiquei com vergonha das câmeras no começo, estou bem mais acostumada a ficar no backstage então passar para frente das câmeras foi um processo. E eu, que nem sei jogar baralho fui competir com outros maquiadores. Não sabia direito como agir. Mas eu aprendi muito lá dentro. Trocar experiências de maquiagem, conhecer outros universos do mercado de trabalho e ter a oportunidade de apresentar meu trabalho para o grande público não tem preço. Fora que o Fernando Torquatto é um “gentleman”. Muito bom poder conviver com ele esses dias. E ganhei uma grande amiga, a Lorena.

 

 


 

Ficou feliz com o quarto lugar?
Rachel – Fiquei feliz sim. Ia gostar de ganhar, mas só de ter participado foi e está sendo ótimo para minha carreira e empresa. Os outros três que ficaram são muito bons maquiadores e seguraram melhor a onda de ficar trancafiados.

 

 

 

Tem planos de voltar para a terrinha?
Rachel – Para morar, por enquanto ,não. A Magnólia acontece aqui em São Paulo. Sempre que posso vou a Suzano visitar a minha amiga Celina Benvenuti (somos amigas desde os três anos) e o filho dela Vinicius, meu afilhado. Mas será um prazer voltar mais vezes a Suzano para maquiar as noivas suzanenses.

 

 

JOGO RÁPIDO

 

Um lugar
Camarim

Um cheiro
Dama da noite

Uma cor
Azul

Um filme
Fausto, do Alexandr Sokurov

Uma música
Superheroes of BMX, do Mogway

Um momento
Quando encontro meus sobrinhos

Uma mulher
Minha vó Darcy

Um homem
George Harrison

Deus
Deuses

 

Fotos: Divulgação

 

.

Algum comentário?
14/08/2020 11:19:11