Mercado Manual

Postado em 22 de outubro de 2019

 

O Mercado Manual, festival que fomenta a cultura feita à mão, realiza sua terceira edição na Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Na programação, nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h, uma curadoria de artesãos, oficinas gratuitas e apresentação de artistas da música autoral.

 

Ao todo serão 80 pequenos empreendedores do fazer manual na área externa da Pina. Artesãos que trabalham com moda, casa & design, beleza, bem-estar, acessórios, artigos infantis, artes, gastronomia. O MANUAL NA PINA também terá um empório e praça de alimentação com opções diversificadas de restaurantes, docerias e bebidas artesanais.

 

 

Nesta edição, o MM foca no pilar: Cultura Manual. Por isso, será palco de quatro atrações musicais. No sábado, às 13h, o grupo Discotiki se apresenta junto à harpista Sole Yaya, num show inédito e criado especialmente para o evento; e, às 16h, é a vez do projeto Xaxim, dos produtores Dudu Marote e Fabião, transformar a Pina em pista de dança. Já no domingo, às 13h, a artista Cris Barulins apresenta um show voltado para as crianças, e às 15h30, a plataforma C de Cultura realiza uma homenagem a Daniel Reverendo — músico, poeta, artesão e mestre da cultura popular afro-brasileira — com apresentação de Marquinho Mendonça, Paulo Dias e Fernanda de Paula.

 

Confira, abaixo, a programação completa de shows e oficinas do MANUAL NA PINA.

 

Programação – shows e oficinas

 

Sábado (26/10)

10h às 18h – Atividades infantis com a Kombi dos Sonhos

 

11h30 – Oficina de aquarela, com Ju Girotto: Experimentação em aquarela, destinada a iniciantes ou quem já possui experiência em artes plásticas. Apresentação dos materiais e técnicas básicas, tipos de pinceladas, representação de formas e cores, composição, preenchimento e profundidade. A ideia é despertar o interesse e infinitas possibilidades de representação na aquarela. Ao final da oficina, os alunos poderão levar os trabalhos realizados. (12 vagas)

 

13h – Show do grupo Discotiki + Sole Yaya: Num encontro inédito e criado especialmente para o Manual na Pina, o grupo experimental, que utiliza bases eletrônicas com elementos étnicos, recebe a harpista Sole Yaya para um show que mescla música africana, indiana e do Leste Europeu. (livre)

 

14h30 – Oficina de Garrafadas de Ervas Medicinais, com Mãe Solange Buonocore: A Mãe de Santo Solange compartilha seu lindo saber ancestral: a confecção de garrafada de ervas medicinais — infusão de plantas com grande poder terapêutico, usada para tratar diversas questões de saúde integrativa. (20 vagas)

 

16h – Show do projeto Xaxim: Os produtores musicais Dudu Marote e Fabião formam o Xaxim, projeto de música eletrônica que mistura improvisos, edits e grooves. Um show que vai transformar a Pina num espaço para sentir e dançar. (livre)

 

 

Domingo (27/10)

10h às 18h – Atividades infantis com a Kombi dos Sonhos

 

11h30 – Oficina sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão, com Beeliving: Venha aprender sobre as abelhas nativas do Brasil e como podemos colaborar para sua preservação, além de aprender a produzir bombas de sementes. (20 vagas)

 

13h – Show infantil, com Cris Barulins: Esta apresentação é fruto de uma pesquisa de repertório de canções da tradição oral e de cultura popular brasileira em suas várias regiões. Como cacuriás, congadas, toadas de capoeira, sambas, MPB e canções autorais. (livre)

 

14h – Oficina de Instrumentos Musicais (para crianças), com Brasil no Fio: As crianças construirão um chocalho para entreter e propagar a cultura popular brasileira. Um instrumento que também estimula a coordenação motora e o ritmo. (20 vagas)

 

15h30 – Show – Homenagem a Daniel Reverendo e tambores do Sudeste – Projeto C de Cultura com Marquinho Mendonça, Paulo Dias e Fernanda de Paula: Músicos realizam homenagem ao músico, poeta, artesão e mestre da cultura popular afro-brasileira Daniel Reverendo, falecido em 2014, com canções de mestres da cultura popular do Sudeste brasileiro. (livre)

 

 

Expositores

Moda: 3Jolie, Antique & Chique, DE Araque, João de Barro Botinas, Leninha Roupa de Baixo, Marca de Biquíni, Neca Knit, Tita Co, Tropico; Beleza e bem-estar: Olfativa Aromas, Tanuka Nalini; Acessórios: Atelier Nó Design, Aurora Rio, CasaMO, Demgo, Estúdio Dalzotto, Linus, Lore Atelier, Maria Sublime, Paula Fabbri, Sacola Tropical, Sunset Wood, Têra; Casa & design: Barini Design, Bianca Kovach, Fátima Moreira cerâmicas, Maia, Matriz Estamparia, Ecolov; Armazém gastronômico: Beeliving, Douceur do Céu, Fazenda Lila, PepperYourMind, TasteMe!, Uma Doce Revolução, Vitória Pães; Artes: Cafuné Caliente, Criativo Curioso, Molsk Design; Artigos infantis: Brasil no Fio, Mini Mi, Oh my box, Timirim; entre outros.

 

Praça de gastronomia: Box 54 Food, Cozinha Voilà, Dona Celina, La Cuisine, Pine&Co, Bike Ri.Co, RUAA, Tocaya – torradores de café, UBÁ, e muito mais.

 

Algum comentário?
26/01/2020 12:45:31