II Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Postado em 19 de setembro de 2015
Em 20 de setembro, domingo, às 10h, o Parque Villa-Lobos será palco da II Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A idéia é alertar a população paulista e brasileira sobre os malefícios do consumo pré-natal de qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.
São distúrbios que, revelados logo ao nascimento ou mais tardiamente, perpetuam-se pelo resto da vida, acarretando prejuízos físicos, psicológicos e ao sistema nervoso central.
Médicos orientarão população
A II Caminhada no Parque contra a SAF iniciará sua concentração às 10h, sendo que a partida está prevista para 11h. Engrossando o eco por tolerância zero ao álcool na gestação, médicos especializados em ginecologia, obstetrícia e pediatria estarão em posição estratégica, na entrada principal do parque, orientando a comunidade sobre esse importante problema de saúde pública.
Glória Vanique é a madrinha da campanha #gravidezsemalcool contra a SAF, edição 2015
Grávida de 7 meses e meio de seu primeiro filho, Benjamin, a jornalista Glória Vanique, apresentadora do Radar SP, no Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, é a madrinha da campanha #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), edição 2015. Ela conta que até gosta de beber uma cervejinha ou um vinho com os amigos, esporadicamente. Mas, desde que passou a ter a companhia do filho, decidiu parar com tudo, para garantir que ele não corra riscos desnecessários e nasça com muita saúde.
“Há quem diga que sou radical, que uma tacinha de vinho não faz mal. Alguns mais velhos inclusive indicam “beber cerveja preta para ajudar a dar leite”. Porém, pesquisando sobre o assunto, ouvi de muitos médicos que o feto demora duas vezes mais pra eliminar o álcool do que a mãe, ou seja, quando a gente começa a ter aquela leve sensação do álcool no nosso corpo, o bebê já está sentido os efeitos faz tempo. Além disso, existem sequelas que ainda são estudadas, como parto pré-maturo e problemas na formação do bebê”.
A campanha #gravidezsemalcool contra a SAF visa conscientizar as futuras mamães sobre o risco da ingestão de álcool durante a gestação. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.
“Pra que arriscar?, pondera Glória Vanique. “São só 9 meses. E, vamos combinar que deixar de ingerir álcool neste período está longe de ser um sacrifício. Pelo contrário, é pensar na formação do bebê, que depende muito do que a gente come e bebe ao longo da gestação. Qual a mamãe que não quer ter um bebezinho cheio de saúde? Por isso, na hora do encontro com os amigos, os sucos ou coquetéis sem álcool são uma boa pedida! Depois, a gente vai ter muito tempo pra comemorar, ao lado de um bebê pra lá de saudável!
Estrelas de Chiquititas participam da II Caminhada contra a SAF (Síndrome Alcoólica Fetal) no Parque Villa-Lobos
Em 20 de setembro, às 10h, os atores-mirins da novela Chiquititas, do SBT Bruna Carvalho (Bel) e Felipe Cavalcante (Rafa) participarão da II Caminhada contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista. Para esta edição de 2015, a madrinha oficial da campanha #gravidezsemalcool é a jornalista Glória Vanique, apresentadora do Radar SP, no Bom Dia São Paulo, da Rede Globo.
Deborah Secco apoia campanha #gravidezsemalcool contra a SAF
Grávida de sua primeira filha, Maria Flor, Deborah Secco é a mais nova estrela brasileira a apoiar a campanha #gravidezsemalcool contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Eles podem revelar-se logo ao nascimento ou mais tardiamente e perpetuam-se pelo resto da vida.
Aliás, em 20 de setembro, domingo, às 10h, o Parque Villa-Lobos será palco da II Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A idéia é alertar a população paulista e brasileira sobre os malefícios do consumo pré-natal de qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê.
Espetáculo Peter Pan alegrará II Caminhada no Parque contra SAF
Para animar a II Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) a Companhia London levará o musical Peter Pan. No dia 20 de setembro, às 10h, no Parque Villa-Lobos, o público poderá ter um gostinho do espetáculo que acontece aos sábados e domingos, no teatro Ruth Escobar.
“Vamos apresentar a dança de abertura da Terra do Nunca, quando Peter e as crianças encontram os índios pela primeira vez. É uma coreografia muito interessante, adaptada da dança de rua. Esperamos encantar e inspirar a todos durante a caminhada”, informa Tiago Dombidau, diretor geral.
O evento tem como objetivo alertar a população sobre os malefícios do consumo pré-natal de qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica. Há evidências de que o bebê pode sofrer danos irreversíveis, revelados logo ao nascimento ou mais tardiamente, acarretando prejuízos físicos, psicológicos e ao sistema nervoso central.
“É uma honra poder participar deste evento, lutando por uma causa tão importante. Poder participar da caminhada irá enobrecer a nossa peça”, diz Dombidau.
Para os que se animarem com o pedacinho da peça, ela estará em cartaz até o último final de semana de novembro, sempre às 16h. “Estamos planejando uma turnê para o ano que vem, também!”, anuncia o diretor.
A caminhada, que tem largada programada para 11h, também contará com ginecologistas, obstetras e pediatras em posição estratégica, na entrada principal do parque, orientando a comunidade sobre esse importante problema de saúde pública.