Regras gerais de etiqueta à mesa
Postado em 09 de setembro de 2017
A elegância e a discrição são os carros-chefes da etiqueta à mesa. Com a correria do dia a dia e refeições cada vez mais sendo feitas rápida e informalmente, as etiquetas acabam sendo deixadas apenas para datas muito especiais; entretanto, elas não devem ser deixadas de lado. Com prática e treino, tais atos se tornarão naturais, até mesmo fora das formalidades.
Seja seguindo um estilo ou outro, algumas regras são universais e também devem ser aplicadas. Veja abaixo:
A clássica dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida.
Depois de serem colocados em uso, os talheres não devem mais ser encostados na mesa, apenas apoiados dentro do prato conforme o estilo de etiqueta a ser usado (europeu ou americano).
De forma alguma gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.
Para sinalizar ao garçom que você está satisfeito, coloque o garfo e a faca alinhados no prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ou abaixo da faca. Para um entendimento mais claro, eles devem seguir as posições do ponteiro do relógio quando atinge às 4 horas ou às 6 horas.
Os talheres que não forem usados continuam na mesa, intocados.
As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua faca própria, que normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.
Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. Enrole alguns poucos fios no garfo e leve à boca.
Na hora de tomar uma sopa, leve a colher à boca pela lateral. Incline-se um pouco para frente e evite que gotas caiam sobre a sua roupa.