MuBE lança prêmio para celebrar importantes coleções de arte

Postado em 05 de abril de 2019

 

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia lança na SP-Arte 2019 duas novidades: o “Prêmio MuBE Colecionismo e Apoio à Arte” e a festa beneficente “No MuBE A Arte faz a Festa”. Para divulgá-las, foi desenvolvida ação com a participação de embaixadoras convidadas

 

Para destacar a importância das coleções de arte, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia lança, durante a SP-Arte 2019, o Prêmio MuBE Colecionismo e Apoio à Arte, uma escultura concebida por Paulo Mendes da Rocha especialmente para a ocasião. Esse Prêmio tem como propósito não somente prestigiar as coleções premiadas que serão exibidas no MuBE, mas também valorizar o trabalho que as pessoas e instituições contempladas realizam em favor da d ifusão da arte e da cultura, o que é essencial para o seu desenvolvimento.

Em 2019, João Carlos de Figueiredo Ferraz será o premiado. Sua trajetória como colecionador e mecenas é um exemplo. Fundador do Instituto Figueiredo Ferraz em Ribeirão Preto, João Carlos foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo e é Conselheiro de diversos museus como o MASP e o MuBE, entre outros.

 

Na ocasião, o Museu lança também sua festa beneficente, “No MuBE A ARTE faz festa”, uma noite muito especial em comemoração à arte, aos artistas, ao Museu e aos colecionadores. O coletivo avaf, será o responsável por unir arte e festa no MuBE. Com poética de performances, happenings e grandes instalações, seu repertório transpira energia, inquietude e conexão com as questões da contemporaneidade. Depois do Whitney Museum e do MoMA, entre outros museus pelo mundo, será a vez do avaf ocupar o MuBE para uma noite memorável. Tendo a arte como fio condutor, o evento contará também com a participação de outro s artistas, que serão revelados até o dia da festa, 7 de junho.

 

Para divulgar a Festa e o Prêmio, foram convidadas 20 embaixadoras, entre artistas, colecionadoras e apoiadoras da arte e do MuBE, que usarão adornos exclusivos durante a SP-Arte, que vai até domingo, dia 7 de abril. Esses adornos ecológicos, ou colares, foram criados pela Ecoarts especialmente para o Museu.

 

A Ecoarts é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para recuperar florestas nativas na área da Amazônia Legal no Brasil. Formada por artesãos, artistas e designers, busca aproximar meio ambiente e pessoas. Suas criações, 100% feitas à mão, partem de folhas, flores, videiras e sementes que a própria floresta amazônica, em seu ciclo, espalha pelo chão. Nada é arrancado. O processo criativo procura recuperar o patrimônio estético e cultural da Amazônia brasileira. Essas peças foram escolhidas especialmente para lembrar que o MuBE, além da arte, é também um museu de ecologia.

 

O MuBE espera que o Prêmio, a Festa e os Adornos da Floresta possam trazer ainda mais pessoas para participar e apoiar esse importante universo da arte e da ecologia.

 

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
03/10/2025 11:41:58