Guarda Mirim de Suzano – 100 dias da nova presidência

Postado em 27 de agosto de 2021

 

Com a nova direção, serviços e ações estão sendo reavaliados e otimizados

 

A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) completa na sexta-feira (27 de agosto) os 100 primeiros dias da nova gestão sob o comando do empresário Eduardo Raffoul. A entidade, tradicional no Alto Tietê por atuar na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho, tem passado por melhorias e reformas para acolher melhor os inscritos no programa “Jovem Aprendiz”.

Anunciado para a presidência da GMS após vencer uma eleição realizada no dia 14 de maio, Raffoul tem 30 anos de carreira no comércio suzanense e também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, entre 1997 e 2000. Já no início dos anos 2000, atuou como vice-presidente da GMS. Sucedendo Natal José Francisco, que esteve à frente da organização por 24 anos, o novo gestor está focado em otimizar os serviços e melhorar o atendimento aos Guardas Mirins.

Agora, o presidente tem a premissa potencializar a GMS, que é uma organização sem fins lucrativos de caráter assistencial e educacional, que reúne jovens de 15 a 17 anos para a qualificação e profissionalização para o primeiro emprego no meio da indústria ou comércio, na posição de aprendiz.

O novo Plano de Ação da instituição é baseado na reformulação de algumas ações para atingir de modo mais objetivo o público-alvo. “Apresentamos um novo design de conteúdo e fizemos alterações nas atividades realizadas pelos educadores sociais, para que os inscritos tenham o melhor aproveitamento dos assuntos propostos”, conta.

Uma das principais medidas implantadas pela nova gestão foi a revisão financeira para corte de custos. “A partir de um estudo de Engenharia Financeira, revisamos nosso quadro de colaboradores para aperfeiçoar a equipe. Também foi feita uma renegociação de taxas bancárias, o que vai reduzir muito nossas despesas mensais e anuais”, explica.

Com mais de cem empresas parceiras, a entidade tem apostado em se aliar com instituições chave da região para conseguir ampliar suas operações. A ACE Suzano, por exemplo, se aliou à GMS e está prestando apoio no aumento do número de empresas apoiadoras, para que mais jovens possam ser admitidos no programa e, assim, ingressarem no mercado de trabalho. Já a Faculdade Piaget vai realizar ações de incentivo aos colaboradores da Guarda para a entrada no ensino superior.

 

 

No que diz respeito à infraestrutura, a unidade da Guarda Mirim do Jardim Santa Lúcia, que acolhe e prepara os adolescentes com aulas ministradas pelos educadores sociais, está sob reforma. “Vamos revitalizar totalmente uma das salas de aula, além do laboratório de informática. Também estamos trabalhando na readequação do espaço que armazena os instrumentos da fanfarra e na ampliação do refeitório, para que possa ser utilizado em palestras”, conta.

Um dos maiores trunfos da nova gestão é a reformulação do projeto psicopedagógico. Segundo o presidente, os cursos ofertados estão sob atualização e revalidação para garantir que atendem as necessidades dos estudantes. Além dos treinamentos e orientações educacionais, a entidade vai atuar ativamente no acompanhamento dos Jovens Aprendizes no mercado, para garantir que ambas as partes, GMS e empresa, estão satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos.

Atualmente, a GMS conta com 853 aprendizes ativos no mercado, enquanto 296 adolescentes estão na Formação Básica, aguardando serem chamados para uma vaga. “Somos reconhecidos na região pelo nosso trabalho com os jovens e a nova gestão está 100% focada em aprimorar cada vez mais os serviços para assim, dobrarmos o número de pessoas atendidas pelo programa”, finaliza Raffoul.

Algum comentário?
29/11/2024 01:46:10