Museu do Amanhã prorroga inscrições para residência artística

Postado em 17 de junho de 2025

 

As inscrições para artistas de todo o Brasil agora seguem abertas até dia 23 de junho

 

O Museu do Amanhã acaba de prorrogar as inscrições no novo edital de chamamento à Residência Artística realizada pela instituição. Unindo arte, sustentabilidade, tecnologia e saberes ancestrais, a residência funcionará como um hub de inovação e desenvolvimento artístico. As inscrições agora estarão abertas até 23 de junho no site oficial do Museu do Amanhã. O programa é uma iniciativa do Laboratório de Atividades do Amanhã, apresentado pelo Santander.

 

Nesta edição, com o curador convidado Lucas Albuquerque, o tema “Pós-natural e outras ecologias” propõe uma reflexão crítica sobre o binômio natureza-cultura, explorando novas abordagens da ecologia por meio de um olhar interdisciplinar. O programa inclui visitas a museus, galerias e plataformas independentes, encontros regulares, sessões de discussão com convidados e eventos de networking, além de mentoria de projetos.

 

Uma dupla de jurados formada pelas artistas visuais Noara Quintana e Rafael Bqueer, junto à curadoria e a equipe do Museu, irão selecionar quatro artistas, representando diferentes regiões do Brasil: é desejável que um dos selecionados seja da região da Pequena África, no Rio de Janeiro, onde se localiza o Museu do Amanhã; enquanto os outros três deverão vir do Sudeste, do Norte ou Nordeste e do Centro-Oeste ou Sul. O critério básico é ter três anos de produção comprovada. A residência irá ocorrer em duas etapas: online, de 28 de julho a 31 de agosto, e presencial, de 1 a 28 de setembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ao fim, haverá uma apresentação pública das pesquisas e trabalhos, em formato e data a serem decididos pelo Museu.

 

 

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
02/10/2025 01:15:25