Tens a vontade e ela é livre na Pinacoteca de São Paulo
Postado em 24 de junho de 2025
A exposição “Tens a vontade e ela é livre” percorre o rico trabalho de Império na investigação da representação do simbólico e do popular, guiada pela transformação de seu pensamento sobre o espaço e a cultura de massas.
A obra de Flávio é formada por vários conjuntos que representam a versatilidade de sua produção: artes cênicas, artes plásticas, arquitetura, coleção de objetos populares, ensino e pesquisa, além de sua documentação. Na mostra da Pinacoteca, o público pode fazer uma imersão em diferentes momentos e manifestações da produção do artista, ressaltando a coerência e a liberdade que orientam sua prática tão diversa.
Sobre Flávio Império
Flávio Império formou-se em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), mas desde cedo transitou entre os campos do teatro, das artes visuais e do urbanismo. Essa fluidez entre disciplinas era uma questão de habilidade técnica, mas sobretudo deum posicionamento crítico frente às compartimentalizações acadêmicas e ao elitismo da arte tradicional. Para ele, a arte deveria ser integrada à vida, à cidade e às lutas sociais. Flávio Império é considerado um dos precursores da arte engajada no Brasil, abrindo caminho para práticas artísticas colaborativas, comunitárias e políticas que se desenvolveriam nas décadas seguintes.
Mais informações
Curadoria de Yuri Quevedo.
Serviço
Local: edifício Pina Estação (4º andar)
Data: de 28 de junho até 1 de fevereiro de 2026
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.