Blue Note Rio recebe nesta semana três grandes cantoras da música brasileira: Maria Alcina, Sandra Pêra e show de estreia do novo álbum de Emanuelle Araújo
Postado em 13 de maio de 2026

Na quinta-feira, dia 14, às 20h, a grande cantora Maria Alcina vai apresentar um show inédito homenageando os cantores Roberto, Erasmo, Tim Maia e Jorge Benjor. Foi na Tijuca, no Rio de Janeiro, no fim dos anos 1950, que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Benjor se conheceram ainda jovens. Unidos pela paixão pela música brasileira e pelo rock americano, ajudaram a dar origem ao pop nacional. Para celebrar os clássicos desses mestres, Maria Alcina lança, no Blue Note Rio, o show inédito “A Turma da Tijuca”. Concebido pelo roteirista, cantor e compositor Heitor D’Alincourt, o repertório gira em torno de um clássico de Alcina, “Fio Maravilha”, e revisita sucessos como “Taj Mahal”, “W/Brasil”, “Não Quero Dinheiro”, “Descobridor dos Sete Mares”, “Não Vou Ficar” e “Além do Horizonte”, entre outros hits que marcaram gerações.

Maria Alcina – crédito divulgação
Nascida em Cataguases, Maria Alcina ganhou projeção nacional em 1972, no Festival Internacional da Canção (FIC), onde lançou “Fio Maravilha”, de Jorge Ben Jor, fez o Maracanãzinho vibrar e conquistou o estrelato. Desde então, gravou dezenas de álbuns, singles, compactos e DVDs, com destaque para: “Espírito de tudo”, onde interpreta canções de Caetano Veloso. Recentemente, lançou os singles “Extravagantes celestes” e “O Rei mandou”, com Heitor D´Alincourt. Em 2025, sua trajetória artística foi eternizada no documentário “Sem Vergonha”, dirigido por Rafael Saar.

Sandra Pêra – Crédito Ariel Cavotti
Sábado, às 20h, a cantora e compositora Sandra Pêra vai apresentar o novo projeto “Eu Apenas Queria Que Você Soubesse”, baseado em seu álbum dedicado à obra do compositor carioca Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha. Ao lado de quatro músicos (guitarra, teclado/acordeon, baixo e bateria), o show une intensidade, memória afetiva e a urgência poética de um grande nome da MPB, falecido precocemente em 1991, aos 46 anos.
A atriz e cantora mergulha em um repertório que atravessa gerações com a força de suas letras. No espetáculo, Sandra revisita clássicos como “O Que É, O Que É?”, “Recado” e “Coração”, além de “Feliz”, e também resgata canções menos conhecidas do grande público, como “Morro de Saudade” e “Borboleta Prateada”, além de “A Felicidade Bate à Sua Porta”, primeiro sucesso do icônico grupo As Frenéticas.
O roteiro passeia por diferentes fases de Gonzaguinha, oferecendo um vasto universo para que a artista imprima sua leitura afetiva, pessoal e teatral em cada canção. O show terá a participação especial de Amora Pêra, filha de Sandra e Gonzaguinha, que também assina a direção geral do projeto.
Na sequência, às 22h30, Emanuelle Araújo apresenta o show de lançamento do álbum “Corra para o Mar”, que marca uma conexão com suas origens e a reafirmação de sua identidade artística. Com referências diretas aos ritmos afro-baianos, o trabalho também homenageia a estética pulsante dos anos 1990 e a força cultural de Salvador. Com referências diretas aos ritmos afro-baianos, homenagem à estética pulsante dos anos 90 e à força cultural de Salvador. O álbum, com produção de Kassin e mixagem do vencedor do Grammy Michael Brauer, resgata elementos do axé pop, dos blocos afro e da percussão baiana.
PROGRAMAÇÃO BLUE NOTE RIO
14/05 – QUINTA – 20h
MARIA ALCINA CANTA ROBERTO, ERASMO, TIM E BENJOR A TURMA DA TIJUCA
14/05 – QUINTA – 22h30
BRUNO FERNANDEZ – TIM MAIA PRA SEMPRE
16/05 – SÁBADO – 20h
SANDRA PÊRA – EU APENAS QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE – CANÇÕES DE GONZAGUINHA
16/05 – SÁBADO – 22h30
EMANUELLE ARAÚJO – LANÇAMENTO ÁLBUM “CORRA PARA O MAR
17/05 – DOMINGO – 19H





