Entrevista com Betto Dorta

Postado em 23 de março de 2014

 

 

 

FOTOS: Eduardo Romano

 

Qual sua formação?

 Roberto de Lima Dorta- Comecei minha formação artística dentro da Cultura de Suzano, com o mestre Antonio Palomares, depois cursei a faculdade de tecnologia de desenho de animação na Universidade Braz Cubas,  mas nunca parei de  estudar e fazer pesquisas relacionadas a artes em geral.

 

Como iniciou sua vida no mundo das artes?

Betto Dorta- Comecei profissionalmente em 1992 na área de comunicação visual, onde transitei em vários ateliers de pinturas trabalhando também com murais e cenários.

Como migrou da arte de rua para a arte pop?

Betto Dorta- Na verdade, meu trabalho na arte de rua é relacionado a arte pop também. Gosto muito do estilo pop desde que conheci  trabalhos dos artistas Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Percebi que era o estilo de arte que gostaria de fazer, não sigo propriamente o estilo deles, mas gosto de trabalhar voltado para a cultura de massa, com cores vivas e modificar o formato de minhas referências.

 

Qual o seu estilo preferido?

Betto Dorta- A pop art e o cubismo.

 

Quais técnicas utiliza?

Betto Dorta- Nesta exposição, como são muitos trabalhos e de fases diferentes, utilizei diversas técnicas,  (esculturas de materiais não muito convencionais como papelões, pregos madeiras e móveis quebrados), também pinturas em objetos já existentes, como  orelhão, um manequim de loja e  telas em relevo.

 

Betto2

 

Porque “Do Papa ao Pop”?

Betto Dorta– Porque acho que o Papa atualmente é a figura mais popular no mundo todo, e como trabalho com o pop propriamente dito difunde com o estilo da exposição… Do Papa ao Pop significa uma coisa só, a cultura das massas.

 

Você é católico?

Betto Dorta- Sim, eu gosto muito de duas coisas no catolicismo, o vinho e o pecado (brincadeira…rs). Essa frase é do cartunista Angeli, que sou fã.

 

Como vê o Papa Francisco?

Betto Dorta- O Papa Francisco entusiasmou o mundo com suas posições populares no campo social, falando sobre alguns dogmas intocáveis da igreja e dando lições de humildade e amor ao próximo, gosto muito dele..

 

Vive da arte?

Betto Dorta- Quando o artista se propõe a viver da sua arte, tem que saber que é uma luta diária. As vezes estamos em alta, outras vezes não. A profissão de artista não se limita em tempo de formação, em um horário determinado como algumas profissões, ela é 24 horas por dia. Acordamos e dormimos pensando em arte. É como um celibato (menos a parte de ficar solteiro…rs). É uma profissão muito difícil, mas não me imagino fazendo outra coisa.

 

O que o público vai encontrar nesta exposição?

Betto Dorta- Vai encontrar uma mescla dos meus 21 anos de carreira, como esculturas, pinturas em telas, e algumas obras inéditas como uma releitura de Guernica, de Pablo Picasso, que mede 2 x 1m90.

 

Onde podemos encontrar as obras de Betto Dorta para comprar?

Betto Dorta- Em exposições como a de agora, que fica no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” até o dia 31 de março, ou em redes sociais. Tenho postado muito meus trabalhos no Facebook, para quem quiser conhecer minha arte e saber os lugares que exponho.

 

Betto3

 

JOGO RÁPIDO

 

Um lugar
Praia

 

Um cheiro
Terra molhada

 

Uma cor
Branco

 

Um livro
Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão

 

Um filme
Modigliani ? Paixão pela Vida

 

Uma música
Metal contra as nuvens – Legião Urbana

 

Um momento
Nascimento de minhas filhas

 

Um homem
Deus

 

Uma mulher
Minha mulher e minha mãe

 

Deus
Vida

 

.

Algum comentário?
19/05/2024 09:27:24