15 minutos

Postado em 26 de outubro de 2012

 

Certo dia você acorda, em outro país, e percebe que o seu nome está sendo citado de uma maneira nunca vista. Amigos te ligam e apenas deixam rolar uma gargalhada no telefone. E na internet, não só o seu nome, mas sua foto está em todas as redes sociais. Foi o que aconteceu com Luiza. Luiza? Quem não se lembra da Luiz do Canadá? Pessoas assim, que vivem seus 15 minutos de fama, por motivos muitas vezes nem muito relevantes tem tomado conta da mídia mundial.

 

 

 

 

Mas quando começou essa história de 15 minutos de fama? Apesar de ser algo típico do fim do século XX e começo do XXI, o fenômeno em questão foi profetizado por uma frase de Andy Warhol, que na década de 1960 começou a pintar produtos norte-americanos famosos, como latas da sopa Campbell’s e garrafas de Coca-Cola, ou ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. Disse ele: “um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama” ao comentar obras próprias baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma ambulância. Desde 2002, após a criação do Big Brother Brasil, seus participantes se tornam grandes celebridades instantâneas e conquistam fãs por todo o país. Porém, após apenas alguns meses do fim do reality show, praticamente todos eles somem da mídia.

 

Vamos relembrar de algumas personalidades que viraram mania e desfrutaram de alguns minutos de fama?

 

 

Para nossa alegria

 

 

Talvez o bordão mais usado nos últimos tempos, trecho de uma música gospel tradicional, foi o lançado pela dupla de irmãos Jeferson e Suelen. Tudo não se passava de um momento familiar onde decidiram gravar um vídeo caseiro “cover” da música que virou febre. O entusiasmo de Jeferson, as gragalhadas de Suelen e a irritação da mãe da dupla fizeram do vídeo um fenômeno e renderam um contrato com uma gravadora e um CD lançado recentemente com músicas infantis.

 

 

Sthefany Cross Fox

 

 

 

Linda e absoluta Sthefany virou uma subcelebridade através dos seus clipes caseiros lançados na internet. A cantora paulista, criada no Piauí escreveu paródias de músicas internacionais e fez sucesso com o Cross Fox. Os 15 minutos de fama viraram 1 hora ou até mais. Hoje Sthefany tem CD gravado, faz shows pelo Brasil, já gravou pontas em novelas e programas de TV.

 

 

Larissa Riquelme

 

 

 

Larissa Mabel Riquelme Frutos, ficou conhecida durante os jogos mundiais de futebol, quando decidiu guardar o celular em um lugar inusitado (entre os seios).  Tudo isso sso era parte de um contrato de propaganda de uma empresa de telefonia móvel, onde as fotos eram distribuídas por agências de notícias para todo o mundo, deflagraram o fenômeno. Foi considerada como a “Musa da Copa do Mundo 2010” e as fotos publicadas e transitadas no mundo todo renderam ensaios sensuais, entrevistas e um up na carreira de modelo.

 

 

Alguns duram 15 minutos, outros meia hora, outros alguns dias. Isso mostra o poder da internet e das redes sociais, que de maneira agressiva pode colocar em evidência o anônimo.

 

Fotos: Divulgação

Algum comentário?
19/05/2024 05:35:10