Álvaro Rodrigues é o entrevistado deste domingo
Postado em 14 de setembro de 2014
“O Centro Oncológico apenas locou parte de sua infraestrutura para o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho atender pacientes via Sistema Único de Saúde, por meio de convênio assinado com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.”
Quais as especialidades do Centro Oncológico Mogi das Cruzes?
Álvaro Rodrigues – As especialidades são Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Oncologia Infantil, Onco Hematologia, Hematologia e Estética (reparadora e queloide). Devido à complexidade da doença e as diferentes abordagens terapêuticas, os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional formada por oncologistas e cancerologistas, físicos-médicos, radiologista, enfermeiros e psicólogo.
Quais os tipos de tratamentos oferecidos?
Álvaro – O Centro Oncológico Mogi das Cruzes é a única clínica do Alto Tietê que realiza tratamento combinado de radioterapia e quimioterapia. Com atendimento day clinic, oferece total apoio no tratamento contra o câncer – desde o diagnóstico da doença, radioterapia, quimioterapia e reabilitação. Outro serviço que tem crescido bastante a procura é a infusão para casos não oncológicos, indicada principalmente no tratamento de doenças hematológicas, reumatológicas, gastro e ginecológicas. É um tipo de tratamento que tem dado resultados positivos pela sua eficiência, e muitas pessoas desconhecem a cobertura pelo seu plano de convênio. É também o único centro de pesquisa em oncologia no Alto Tietê, que conduz estudos de fases II e III, administrados de acordo com as boas práticas clínicas, seguindo regulamentações nacionais e padrões internacionais, estabelecidas para estudos que envolvam seres humanos. O estudo é realizado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Todo o tratamento realizado por meio da pesquisa clínica é gratuito. Os estudos são direcionados para protocolos de câncer de mama, pulmão, próstata e cabeça e pescoço.
Como funciona o convênio com o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho-ICAVC?
Álvaro – O Centro Oncológico apenas locou parte de sua infraestrutura para o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho atender pacientes via Sistema Único de Saúde, por meio de convênio assinado com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Os agendamentos e atendimentos são feitos diretamente pelo Estado, sem qualquer participação do Centro Oncológico.
Somente radioterapia pode ser feita pelo ICAVC?
Álvaro – No Centro Oncológico sim.
Quais os requisitos para uma pessoa poder usar estes serviços?
Álvaro – Todo agendamento é feito via Secretaria de Estado de Saúde.
Após o término do tratamento, qual o procedimento dado ao paciente?
Álvaro – Se for para os pacientes atendidos pelo ICAVC, essa questão deve ser analisada junto à Secretaria de Estado de Saúde. Já os pacientes do Centro Oncológico após o término do tratamento são orientados a passarem por consultas de rotina e também são convidados a participar das atividades promovidas pela ABCC AT, o braço social da clínica.
Existe projeto para mais especialidades via ICAVC?
Álvaro – No momento não.
Fale um pouco da ABCC AT – Associação Beneficente de Controle do Câncer Alto Tietê?
Álvaro – As pessoas em tratamento contra o câncer podem participar das atividades promovidas pela ABCC AT (Associação Beneficente de Controle do Câncer Alto Tietê), entidade filantrópica mantida pelo Centro Oncológico Mogi das Cruzes. São realizadas mensalmente oficinas terapêuticas de culinária e artesanato (bordado, vagonite, decupagem) e outras atividades coordenadas pelo Departamento de Psicologia que visam o resgate da autoestima e reinserção social. A ABCC AT também auxilia as pessoas carentes que estão em tratamento com a doação de cestas básicas, vale-transporte e medicamentos.
Desde quando?
Álvaro – A entidade foi fundada em agosto de 2002 pelo médico cancerologista Flávio Isaías Rodrigues que, durante os seus mais de 30 anos de cancerologia, observou o quão carente de cuidados são os pacientes com câncer. Atualmente é gerenciada pela família Isaías Rodrigues, juntamente com o apoio e dedicação da Rede de Voluntários. São pessoas de bem que praticam o exercício de cidadania com um gesto de amor e carinho no momento em que as pessoas estão totalmente fragilizadas e temerosas por conta da doença. Hoje a ABCC AT é reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, o que demonstra a sua idoneidade e credibilidade. Interessados em colaborar com doações podem entrar em contato pelo telefone 4729-9061.
JOGO RÁPIDO
Um lugar minha
Minha casa
Um cheiro
Café
Uma cor
Azul
Um livro
O Poder do Mito, de Joseph Campbell
Um filme
Cosmos
Uma música
Da Banda Pear Jam
Um momento
Acordar a lado da minha esposa
Um homem
Qualquer pai
Uma mulher
A minha
Deus
Objetivo