Aprenda a detectar o câncer de pele

Postado em 07 de setembro de 2015

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia e La Roche-Posay lançam no Brasil a campanha Skinchecker com objetivo de alertar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer da pele.

 

Você sabia que o câncer da pele é o mais comum no Brasil? E que esses casos continuam aumentando? Uma pesquisa recente revelou que a maioria da população brasileira nunca teve pintas e manchas de pele avaliadas por um dermatologista (fonte: IPSOS para La Roche-Posay, 2015). Além disso, o câncer da pele não é mais a primeira preocupação da mulher brasileira quando o assunto está relacionado a pele, como era há quatro anos (Harris Institute, com L’Oréal, 2014). Mas a boa notícia é que 90% dos casos deste tipo de câncer podem ser curados se detectados precocemente.

 

Por isso, a La Roche-Posay – marca de produtos dermatológicos – em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), iniciam em agosto uma ação, intitulada SkinChecker, para engajar a população sobre a identificação precoce de sinais suspeitos de câncer da pele.
O objetivo da campanha SkinChecker é que cada pessoa tenha um papel importante na identificação de um dos tipos de câncer da pele. Tornando-se um “Skinchecker”, reforça-se a preocupação não só em checar os seus sinais como também das pessoas que se gosta.

 

Vídeo da campanha traz Dálmatas para chamar atenção para o problema
Para atrair a população para a questão das manchas e sinais espalhadas pelo corpo, a La Roche-Posay desenvolveu um vídeo emocionante e lúdico, que traz dálmatas — filhotes e adultos — com um olhar diferenciado e cuidadoso para os sinais uns dos outros. Acesse o vídeo da campanha em https://youtu.be/8FC0HSvcIUQ.
“O objetivo com esse vídeo foi falar de um problema sério como um dos tipos do câncer da pele, de uma forma leve e acessível” diz Julia Séve, diretora da marca La Roche-Posay no Brasil.

 

O propósito foi chamar a atenção para a necessidade do autoexame e especialmente incentivar as pessoas a cuidarem de quem se gosta – o grande diferencial da campanha.
A grande missão da campanha skinchecker é também educar toda a população a identificar um sinal suspeito, através de um método rápido e simples, utilizado mundialmente por dermatologistas, o ABCDE. Para que essa mensagem chegue de forma mais clara e didática para a população, Márcio Garcia é o embaixador da campanha skinchecker no Brasil. O ator foi convidado por sua credibilidade, seus fortes laços familiares e sua vida saudável.
“É um prazer enorme participar dessa iniciativa. É uma forma de conscientizar as pessoas que levam uma vida corrida, com um compromisso atrás do outro para dar atenção a algo que é simples e que se encontrado no momento certo pode ter cura. A grande questão da campanha é justamente parar para se cuidar, observar e cuidar de quem gostamos. E é um processo muito simples”, diz Márcio Garcia.

 

A campanha já educou e formou mais de 20 milhões de pessoas em “skincheckers”, por meio do método ABDCE, em 40 países, incluindo Itália, França, Espanha, Alemanha e Rússia. No Brasil, a expectativa é alcançar mais de 20 milhões de pessoas, garantindo 7 milhões de skincheckers.
“O objetivo é que as pessoas compartilhem essa ideia, criando uma corrente do bem e espalhando a mensagem de prevenção de um dos tipos de câncer da pele no Brasil”, completa Julia.

 

A nova plataforma skinchecker estará disponível em um hotsite exclusivo para a campanha www.skinchecker.com.br, a partir de agosto para que todos possam se cadastrar e tornar-se um SKINCHECKER. Lá, estão dicas de como se tornar um “skinchecker” e identificar um problema em potencial, além de encorajar as pessoas a procurarem um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia 
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil.
É uma das maiores sociedades de dermatologistas no mundo, com mais de 7.600 associados. Está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 78 hospitais universitários credenciados à instituição.

 

Fundada em 5 de fevereiro de 1912, a SBD comemora nesta data o Dia do Dermatologista. Em 2015, a SBD completou 103 anos, tornando-se a terceira sociedade médica mais antiga do país.
A SBD contribui para a orientação e seleção de aspectos médicos-sociais da dermatologia, para a delimitação de área de atividade do médico dermatologista e em assuntos de interesse do exercício da profissão.
Atua também na promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia.
É o canal de referência para propor, às entidades competentes, medidas para preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da dermatologia.

 

Credencia Serviços e Hospitais Universitários que cumpram um programa rigoroso e qualificado de treinamento e especialização em dermatologia.
Realiza, anualmente, sempre em setembro, o Congresso Brasileiro de Dermatologia, congregando especialistas nacionais e internacionais.

 

Sobre a La Roche-Posay
Localizada em uma cidadezinha no centro da França, na região de la Vienne, La Roche-Posay ganhou reconhecimento em todo mundo pela água de suas fontes, muito rica em Selênio, particularmente benéfica para a pele. Hoje, a estação termal de La Roche-Posay acolhe mais de 7.500 clientes por ano. Na França, mais de 60% dos tratamentos dermatológicos termais são ali dispensados. A estação termal de La Roche-Posay é declarada oficialmente estação hidrotermal pela Academia de Medicina Francesa. A marca La Roche-Posay foi criada em 1928, na época chamada de Sociedade Anônima de Produtos Dérmicos de La Roche-Posay. Recomendada por mais de 25 mil dermatologistas no mundo, a marca inaugurou o mercado de dermocosméticos no Brasil em 2000 e hoje está consolidada no mercado nacional como número um em dermocosméticos – tanto que o Brasil já se tornou o segundo país para La Roche-Posay.

 

 

Algum comentário?
29/11/2024 09:53:50