Casa Ronald McDonald é iniciada em Itaquera
Postado em 27 de outubro de 2015
Fonte/Autoria.: Rose Azambuja
A futura casa de apoio irá hospedar crianças, adolescentes e seus familiares em tratamento contra o câncer.
O Instituto Ronald McDonald e a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, iniciaram no mês de outubro as obras de construção da futura Casa Ronald McDonald São Paulo-Itaquera. O custo das obras está orçado em aproximadamente R$6.600.000,00 milhões.
Quando concluída a Casa Ronald McDonald São Paulo – Itaquera terá 23 suítes e contará com uma área construída superior a 1.600 m² e irá acolher, principalmente, pacientes em tratamento multidisciplinar contra o câncer no Hospital Santa Marcelina. A Casa Ronald McDonald São Paulo-Itaquera possuirá área de lazer externa com jardim, brinquedoteca, adoleteca, biblioteca, lavanderia, sala de estudos, refeitório, além de uma sala multiuso para a realização de atividades com acompanhantes e voluntários.
De acordo com Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, a garantia de uma boa estada em ambiente acolhedor e com as condições ideais para manutenção do tratamento, é fundamental que o adolescente ou criança com câncer tenha sucesso em sua recuperação. “Quando o paciente fica hospedado em uma casa de apoio evita-se a interrupção do tratamento, pois oferecemos toda a ajuda necessária, além do apoio prestado às famílias durante este momento delicado”, afirmao superintendente.
“Para nós é uma grande vitória iniciar a construção da Casa Ronald McDonald São Paulo – Itaquera, na zona leste paulistana. O perfil socioeconômico das famílias que atendemos é em sua maioria bastante vulnerável. Este programa vem ao encontro de nossa visão de assistir o paciente da forma mais ampla”, afirma Dr. Sidnei Epelman, diretor da oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina e presidente da TUCCA.
Um dos principais Programas Globais da Ronald McDonald House Charities é coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald – o programa Casa Ronald McDonald. Com o conceito de ser “uma casa longe de casa” para adolescentes e crianças com câncer e seus familiares, que estão em tratamento fora de suas cidades de origem, as Casas Ronald McDonald oferecem gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os jovens pacientes e seus acompanhantes.
Ao se tornar uma Casa Ronald McDonald, a instituição recebe uma licença, uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão de uma Casa Ronald McDonald seja o mesmo em qualquer lugar do mundo. Atualmente há seis unidades em funcionamento no Brasil: Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São Paulo/Moema (SP), Campinas (SP), Belém (PA) e Jahu (SP). Até 2016, está previsto que a cidade de São Paulo receba duas novas unidades, a Casa Ronald McDonald São Paulo – Itaquera e a Casa Ronald McDonald Barretos.
Sobre a TUCCA
A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 17 anos de atividade, já assistiu mais de 2.500 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados. Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 16 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Desde 1999, R$270 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 16 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.