Entrevista com Nazih Youssef Franciss

Postado em 20 de abril de 2014

 

Como foi o processo de implantação da Faculdade UNISUZ?

Nazih Youssef Franciss – Meu pai era professor de matemática em universidade no Líbano e desde que chegou em Suzano, em 1976, tinha o sonho de abrir uma faculdade. Em 95 abrimos o colégio e eu comecei trabalhando na administração e cursava arquitetura. Entre 95 e 99 ocorreu o processo de instalação e credenciamento da faculdade. Em 99 saiu a primeira portaria para Ciências Contábeis e depois autorização para Administração. Em 2000 começamos com dois cursos e duas turmas. Assumi a direção. Éramos eu e a secretária, a Arlete, que continua na faculdade. O curso de Direito foi reconhecido com nota máxima, que é 5, e é recomendado pela OAB. Desde a implantação em 2003, o curso tem as melhores aprovações na OAB no Alto Tietê e Vale do Paraíba. A UNISUZ foi a única instituição do Estado convidada para capacitar as 91 Diretorias de Ensino, com o modelo de trabalho desenvolvido por meio do Programa Escola da Família. Fui convidado como diretor, e o Leandro Bassini, como vice, para publicar um artigo na Revista da ABMES – Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior. Escrevemos sobre Responsabilidade Social com base no trabalho diferenciado da UNISUZ, como a Integração Solidária, ações em parceria com ONGs e prefeituras, aproximando a faculdade da comunidade. De dois cursos e cinquenta alunos, hoje temos dez cursos e mais de dois mil alunos.

 

 Porque deixou a direção?

Nazih – Cumpri a minha missão no ensino superior. Quero novos desafios e há dois anos venho planejando sair da direção e ficar só na mantenedora e no colégio, e me dedicar à arquitetura, que sempre foi minha paixão. Desde então venho trabalhando para abrir uma nova empresa. Estava aguardando o momento certo e ele chegou. O que eu já fazia como hobbie, produzir e organizar eventos, agora virou negócio.

 

Como surgiu a NY Franciss?

Nazih – Da paixão pela arquitetura e eventos, meu cuidado pela estética e decoração. Sempre participei dos eventos da família e os da instituição. Cuidava dos detalhes das formaturas, do protocolo e cerimonial, inclusive,  fiz cursos na área. Acho que está no sangue libanês esse gosto em receber bem, sempre com toque refinado. É da cultura libanesa, mesmo quando recebemos alguém na cozinha tem que ser com elegância e de um jeito que a pessoa fique bem a vontade.

 

Qual a área que pretende atuar?

Nazih – Na produção e cenografia de eventos. É uma consultoria. Na arquitetura, tenho mais perfil para design de interiores, mas também trabalharei com projetos de edificações comerciais e residenciais, e paisagismo. Esse será um trabalho em parceria com outros profissionais.

 

Quem são estes profissionais?

Nazih – A Lea Passarell é arquiteta (de Belo Horizonte) e está em São Paulo há mais de dez anos. O estilo dela é contemporâneo. O Droysen Tomich é um paisagista de Belo Horizonte. Ele tem um perfil moderno e elegante, variando as criações, os tipos de plantas, mas sempre com foco no verde. Também teremos a parceria da competente arquiteta e decoradora, Geórgia Barros, que é conhecida na região.

 

Quais eventos organizou em São Paulo?

Nazih – Fiz vários eventos sociais, dentre eles, casamentos de alto nível, elegantes e sofisticados. Assinei projetos diferenciados e exclusivos para os noivos, com ambientações incríveis. Já realizei eventos corporativos de grande porte, também com toques diferenciados e o último, para minha surpresa, foi a produção e cenografia de um evento de moda de grande porte. Além disso, fiz festas menores, mais íntimas, mas que exigiam elegância e um projeto de cenografia e produção.

 

E o evento da colônia libanesa?

Nazih – O cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Kabalan Frangieh, esteve em um casamento que produzi, no Clube Monte Líbano, e me convidou para organizar a comemoração dos 70 anos da Independência do Líbano. Foi um evento com mais de duas mil pessoas.

 

Como foi produzir o desfile do estilista Lucas Anderi no Hotel Unique, no Casamoda Noivas?

Nazih – O Lucas é meu primo, e me convidou para cuidar do desfile que abriria o Casamoda Noivas, maior evento de noivas do país. Comecei a trabalhar desde o segundo semestre do ano passado. Tive uma equipe maravilhosa, fiz um projeto de cenografia incrível e foi um sucesso. A Maria Casadevall abriu e encerrou o desfile. Foi um voto de confiança do Lucas. Todo mundo elogiou muito. A gente tem que acreditar no que faz e dar o melhor de si.

 

Quais os próximos projetos?

Nazih – Inaugurar o escritório. Estou atrasando pela demanda de clientes para decoração de apartamentos e festas que surgiram. Para esse ano  tenho três casamentos fechados, em espaços bem legais, e reuniões agendadas com grandes empresas. Ainda não posso divulgar nomes, mas posso adiantar que vem muito trabalho bacana por aí.

 

Quando inaugura o seu escritório e onde será?

Nazih – Em maio, na Alameda Lorena, nos Jardins. Será um espaço flexível para trabalho, reuniões e apresentação de montagem de festas. Como deixei a estrutura modular, também poderemos fazer recepções, mini jantar para padrinhos de noivos, degustações, vernissage, sempre com relação à arquitetura, decoração, paisagismo, produção e cenografia.

 

JOGO RÁPIDO

Um Lugar: Minha Casa

Um cheiro: Da Casa da Avó

Uma cor: Azul

Um Livro: O Mundo e Plano – Uma História do Século XXI, de Thomas Friedman

Um Filme: À Espera de um Milagre

Uma Música: Tocando em Frente, de Almir Sater

Um Momento: Nascimento da Minha Sobrinha

Uma Mulher: Minha Mãe

Um Homem: Meu Pai

Deus: Tudo

Algum comentário?
19/05/2024 11:37:20