Entrevista com Sara Galvão
Postado em 24 de julho de 2021
A susanense de 20 anos se sagrou Campeã Brasileira de Jiu-Jitsu, na categoria Super Pesado, no último final de semana no campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.
Como começou a praticar esportes?
Sara Galvão – Eu comecei a treinar em 2015 em um Projeto Social Por Um Futuro Melhor, na Casa Branca, em Suzano.
Era comum ter mulheres no Jiu-Jitsu?
Sara Galvão – No começo eu ia com minha mãe porque ela tinha muita vontade de fazer, mas não tinha mulher para treinar. Acabei amando e depois de duas semanas entrou mais uma menina para treinar e a gente continua treinar juntas até hoje. O Projeto Social não existe mais, porém não deixei de treinar. Treino na academia do meu professor Fábio Oliveira e hoje tem mais mulheres treinando também.
Sofreu algum preconceito?
Sara Galvão – Eu particularmente não sofri nenhum tipo de preconceito por lutar, mas eu sei que existe por acharem que é um esporte voltado mais para os homens e por pensarem ser “agarra agarra”.
Quais foram seus maiores incentivadores?
Sara Galvão – Sem dúvida minha mãe e irmãos, além do meu Sensei, meus colegas e amigos de treino.
Fale um pouco das suas premiações?
Sara Galvão – Participo de campeonatos desde quando comecei a treinar, mas os mais importantes foram os Campeonatos Paulista e o Brasileiro, em 2017 e 2018. Lutei o Campeonato Paulista, nessa época eu era juvenil e faixa azul. Fui vice-campeã nos dois anos. No meio do ano de 2018 tive que ficar um pouco afastada dos treinos, mas no ano de 2019 voltei a treinar, e meu professor me chamou para dar aula junto com ele para as crianças e em agosto do mesmo ano fui graduada a faixa roxa no fim de uma aula dos kids. Foi uma surpresa maravilhosa. Em 2020 voltei a lutar o Paulista, mas agora na faixa roxa adulto, na categoria Super Pesado e fui Campeã. E agora em 2021 no último fim de semana lutei o Campeonato Brasileiro e graças a Deus deu tudo certo e acabei ganhando.
Mas em todos esses anos disputei vários Campeonatos de Jiu-Jitsu e em quase todos fiquei no pódio e no judô também tenho medalhas que disputei um campeonato em 2017 em Mogi das Cruzes. Nas duas vezes em que lutei consegui dar quedas e sair com a vitória.
Como foi vencer o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu?
Sara Galvão – Vencer o Campeonato Brasileiro foi muito gratificante por tudo o que já passei. A sensação é de dever cumprido. Me preparei para essa competição e tinha certeza que iria dar o meu melhor e que sairia com o primeiro lugar e foi o que aconteceu. Consegui ganhar nos pontos por 7 a 0 na categoria adulto pesadíssimo.
Onde pretende chegar?
Sara Galvão – Pretendo chegar até a faixa preta e lutar em alto nível. Meu próximo objetivo vai ser ganhar o Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, no fim deste ano. Também continuar ajudando os meus amigos de treino a serem melhores e mostrar para as pessoas que tudo é possível e que independente de resultado o importante é você dar o melhor em tudo o que fazer e sentir orgulho de si mesmo.
E a enfermagem?
Sara Galvão – Comecei a estudar enfermagem, mas não foi possível concluir. Eu quero continuar sim na área da saúde, porém na área de psicologia.