Espaços culturais da zona sul e leste recebem formações gratuitas do Programa VAI no mês de abril

Postado em 30 de março de 2026

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa através do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) realiza, ao longo do mês de abril, às 19h, sete encontros de formações gratuitas voltadas a interessados em participar da 23ª edição do edital, prevista para 2026.

 

As reuniões estão acontecendo desde o início do ano, e neste próximo mês chegam nas zonas leste e sul da capital, com o objetivo de orientar coletivos e agentes culturais sobre a elaboração e inscrição de projetos nos editais ofertados pela Prefeitura de São Paulo.

 

Durante as formações, a equipe do programa apresenta as principais informações do edital, esclarece dúvidas e oferece dicas práticas para a construção das propostas culturais. A expectativa é de que com esta iniciativa, o acesso ao programa seja facilitado e ampliado, fortalecendo a presença de grupos e coletivos territoriais nos eventos culturais da cidade.

 

Criado em 2003 pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o Programa VAI é uma das principais políticas públicas de fomento cultural da cidade, voltada a jovens de baixa renda e coletivos culturais das periferias. Ao longo dos anos, a iniciativa já apoiou milhares de projetos nas áreas de música, teatro, dança, literatura, audiovisual e culturas urbanas, fortalecendo a produção cultural nos territórios e ampliando o acesso a recursos públicos.

 

Para Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa, o programa VAI é uma das principais políticas públicas ofertadas pela SMC: “Levar formação para diferentes regiões da cidade é uma forma de aproximar o poder público dos fazedores de cultura, e consequentemente abrir espaço para as potências culturais de diferentes territórios”.

 

Para mais informações sobre a programação cultural da cidade e atualizações sobre os editais, acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial.

 

Confira a programação:

 

01/04/2026 às 19h- Centro Cultural Grajaú ( Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América)

 

02/04/2026 às 19h -Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha)

 

08/04/2026 às 19h – Ocupação Cultural Coragem (Rua Vicente Avelar, 31 – Conj. Res. José Bonifácio)

 

09/04/2026 às 19h – Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822 – Santo Amaro)

 

09/04-2026 às 19h – Ponto de Cultura São Mateus em Movimento (R. Cônego José Maria Fernandes, 127 – Cidade São Mateus)

 

15/04/2026 às 19h – Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20 – Penha de França)

 

16/04/2026 às 19h – Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá

(R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara)

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
31/03/2026 10:08:41