Estevam Galvão é o entrevistado deste domingo
Postado em 22 de dezembro de 2013
Falar de política sem citar o nome de Estevam Galvão de Oliveira seria impossível. Foi vereador de Suzano; prefeito por quatro mandatos; deputado federal e está em seu quarto mandato como deputado estadual, além de ter sido sub-prefeito de Guaianazes. Um homem focado em tudo que faz. Um leonino convicto, que soube aproveitar os momentos para se firmar como um dos mais poderosos políticos do Alto Tietê. Casado com Viviane Galvão – atual vice-prefeita de Suzano – é pai de duas filhas, Daniella (casada com Renato Oldra) e Carolina e avô de dois netos, Leonardo e Eduardo.
São mais de 35 anos na política. Está mais fácil ou difícil permanecer nesta atividade?
Estevam Galvão – Está mais difícil. No passado a política era mais pura e honesta. Hoje a política, muitas vezes, está ligada a interesses pessoais. Nem sempre as pessoas vêm para servir, mas para se servir.
Não é um exagero tantos partidos políticos?
Estevam – Não é exagero. É muito exagero, é exageradíssimo, um descalabro, uma pobreza partidária que não ajuda a democracia, e sim prejudica seriamente. É necessária uma reforma política urgente, verdadeira e para valer.
Todos nós almejamos por um crescimento maior na cidade de Suzano. Podemos esperar?
Estevam – Podem esperar com certeza absoluta. Temos grandes planos, alguns até audaciosos. Continuaremos lutando muito para que se tornem realidade.
São muitos os projetos, mas o que tem de concreto para 2014, para Suzano e Alto Tietê?
Estevam – Suzano vive um bom momento, uma nova fase de realizações e conquistas. Já recebemos neste ano obras e equipamentos importantes, como o Poupatempo e o Restaurante Bom Prato. Em 2014 teremos o Hospital Público Estadual, que já está em obras; a reconstrução total da Marginal do Rio Una – uma luta antiga nossa e que enfim foi autorizado pelo governador Geraldo Alckmin -; a elevação da pista na Vila Ipelândia, que já está sendo entregue; a nova estação da CPTM e o Expresso Leste; Fatec; novas escolas e creches; o Rodoanel trecho Leste com alça de acesso em Suzano, enfim. Será uma nova fase de progresso e desenvolvimento para a nossa cidade.
Suzano voltará um dia ocupar lugar de destaque em arrecadação de ICMS?
Estevam – Não é fácil. É um trabalho muito difícil. Todavia, se conseguirmos a ligação Suzano-Santos partindo o Rodoanel Leste, este sonho poderá se tornar realidade. É uma grande luta.
Imaginava um dia ver sua esposa, Viviane Galvão, assumir a prefeitura, um papel desempenhado por você durante 4 gestões?
Estevam – Não imaginava nem que ela fosse um dia vice-prefeita de Suzano, imagina prefeita. Estou muito feliz, porque percebo com clareza que a Viviane está muito preparada e conduzindo os trabalhos muito bem, com desenvoltura e competência. Ela sempre foi uma mulher muito preparada.
Além de pai de duas filhas é também avô de dois netos. Como é isso?
Estevam – É a melhor coisa do mundo. Se existe coisa melhor do que isso, Deus escondeu para ele próprio.
JOGO RÁPIDO
Um lugar
Minha casa
Um cheiro
Bem suave
Uma cor
Azul
Um livro
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
Um filme
Girassóis da Rússia
Uma música
O bêbado e o equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco e gravado pela grande cantora Elis Regina
Um momento
O nascimento das minhas filhas e netos
Um homem
Mario Covas
Uma mulher
Minha esposa, Viviane Galvão
Deus
Uma força superior que nos rege. O meu Deus é o Senhor, representado pelo Pai, Filho e Espírito Santo.