Jornada Mundial da Juventude: Papa chega ao Brasil

Postado em 22 de julho de 2013

 

Em sua primeira visita ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco tem pela frente uma dupla missão: tentar conter o crescimento das denominações evangélicas pentecostais e arrebanhar fiéis afastados da Igreja Católica que, em número cada vez maior, se declaram “sem religião”.

 

A tarefa é especialmente desafiadora no Rio de Janeiro, local escolhido para sediar o evento, que começa na terça-feira, 23, e vai até o próximo domingo, 28 de julho. A cidade, que apresenta uma das menores proporções de católicos entre as capitais brasileiras, reflete, em maior grau, segundo demógrafos, a crise por que passa o catolicismo no país.

 

Maior nação católica do mundo desde meados de 1950, quando tomou o posto da Itália, o Brasil, hoje com 123 milhões de fiéis, atravessa um acentuado processo de diversificação religiosa. Nas últimas décadas, o catolicismo, até hoje a fé dominante no país, vem perdendo terreno para as correntes evangélicas, ao passo que cresce também o número de pessoas que se definem como “sem religião”.

 

O Papa chegou ao Brasil hoje, dia 22 e vai embora no dia 24 de julho. A Jornada Mundial da Juventude acontece de 23 a 28 de julho e no dia 24 ele estará em Aparecida do Norte.

 

.

 

Algum comentário?
18/05/2024 07:05:26