Livro conta histórias e curiosidades do samba

Postado em 16 de janeiro de 2013

 

O samba é um dos gêneros mais populares do país e se transformou, ao longo dos anos, em identidade nacional. Grandes músicos e compositores foram responsáveis por popularizar esse ritmo, tais como Noel Rosa, João da Baiana, Cartola, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. No exterior, o samba é reconhecido e valorizado como símbolo brasileiro, assim como o futebol e o carnaval.

 

Para contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical, a origem, as curiosidades e os personagens mais marcantes, Marcos Alvito acaba de lançar o livro “Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho” (Matrix Editora). De maneira leve e bem-humorada, a obra tem como objetivo traduzir para o papel o espírito do samba.

 

Segundo o autor, o livro é um agradável passeio pelo universo do samba e contém boas surpresas. “O leitor vai conhecer um pouco da vida de grandes nomes do gênero, por meio de histórias românticas, tristes e engraçadas. Além disso, entre uma narrativa e outra, descobrirá como foram compostas algumas letras consagradas e qual a origem dos instrumentos utilizados pelos sambistas”, explica.

 

Com uma linguagem envolvente, o livro possui cem histórias variadas, que podem ser lidas da maneira como o leitor preferir, pois não estão em ordem cronológica. “Muitos sambas são na verdade crônicas do cotidiano. Eles nascem de conversas, de diálogos, daí a importância das parcerias para os sambistas: é preciso haver troca de ideias para haver samba”, garante o autor.

 

Alvito observa, ainda, que é possível delinear a alma do samba a partir da vivência dos sambistas e ressalta o poder social da música: “O samba é capaz de rir dos problemas ao mesmo tempo em que os aponta e de transformar a dor em alegria”, finaliza.

 

Sobre o autor:

Carioca de Botafogo, Marcos Alvito é doutor em antropologia pela USP e professor do Departamento de História da UFF desde o longínquo ano de 1984. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar dois temas bem brasileiros: o futebol e o samba. É um zagueiro perna de pau, mas sabe bater um pandeiro, adora uma roda de samba e de vez em quando faz um sambinha. Histórias do samba é o seu sexto livro.

 

 

 

“Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho”

133 páginas

R$ 29,90

 

 

 

.

Algum comentário?
04/05/2024 12:42:26