Livro digital “Escolas em Alerta” propõe abordagens práticas para o combate à violência nas escolas brasileiras

Postado em 30 de setembro de 2025

 

Disponível gratuitamente para toda a sociedade, obra coletiva conta com 33 coautores especialistas em segurança, gestão de crises e proteção escolar

 

De janeiro de 2001 a dezembro de 2024, 42 ataques de violência extrema ocorreram em escolas do Brasil. Desse total, 27 episódios (64,2%) foram registrados mais recentemente, entre março de 2022 e dezembro de 2024. Os dados são do relatório D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação, formulado com apoio da B3 Social e da Fundação José Luiz Setúbal. São Paulo lidera o número de ataques, com 10 casos, seguido pelo Rio de Janeiro e pela Bahia, ambos com cinco.

 

A tema segurança nas escolas também tem sido amplamente discutido em outros países, como Estados Unidos. De acordo com um relatório do National Center for Education Statistics (NCES), escolas americanas que implementaram medidas de segurança, como treinamentos regulares e simulações de emergência, observaram uma redução nos casos de violência.

 

Com o compromisso de fortalecer a cultura de segurança nas escolas brasileiras, o livro digital “Escolas em Alerta”, obra coletiva escrita por 33 especialistas em segurança, gestão de crises e proteção escolar foi lançado neste mês de setembro e está disponível para download gratuito.

 

Organizado pela COSAFE, referência em tecnologia para alerta e gerenciamento de incidentes críticos para organizações, com mais de 1 milhão de estudantes protegidos mundialmente, o livro reúne propostas interdisciplinares e colaborativas voltadas a educadores, gestores escolares, autoridades públicas, famílias e demais interessados em construir ambientes educacionais mais seguros, resilientes e acolhedores.

 

“Escolas em Alerta” oferece uma abordagem prática e reflexiva, com a apresentação de protocolos de prevenção, estratégias de gestão de crises, boas práticas já implementadas em escolas reais e recomendações para o amadurecimento da cultura de segurança escolar no país.

 

Entre os 33 coautores, figuram especialistas em variados segmentos, incluindo advogados, administradores, diretores de escolas, empresários, engenheiros, especialistas em segurança pública e privada, jornalistas, militares, psicólogos, professores e servidores públicos.

 

No mês de agosto, alguns coautores foram convidados pelo Senado Federal para uma audiência pública que discutiu a construção de um projeto de lei que busca dar mais subsídios para proteção de crianças e adolescentes nas escolas, incluindo nomes como Ana Flavia Bello Rodrigues, CEO da Cosafe LATAM e especialista em gestão de incidentes; Elaine Gomes dos Reis Alves, psicóloga referência em emergências e desastres; Fernanda Moraes Barros, Head de Negócios da COSAFE LATAM e Presidente da Associação Brasileira de Resposta à Violência Escolar (ABREVESC); Igor Dutra Cavalcante, autor do livro “Atrás das linhas aliadas: active shooter: casos de massacres no Brasil”, primeira publicação nacional específica sobre agressores ativos; e Rodrigo Zuh, criador do Protocolo V.I.D.A.S., o primeiro protocolo brasileiro de resposta e prevenção contra agressores ativos e violência extrema.

 

“A segurança escolar não pode ser tratada apenas como resposta a incidentes, mas sim como parte estruturante da cultura educacional. Este livro nasceu da união de especialistas comprometidos com a prevenção, o cuidado e a construção de ambientes mais seguros e acolhedores para todos. Nosso objetivo é oferecer ferramentas práticas e reflexões que ajudem gestores, professores, famílias e autoridades a agirem de forma integrada, transformando o medo em preparo e a vulnerabilidade em resiliência”, destaca Ana Flavia Bello Rodrigues, CEO da COSAFE e especialista em gestão de incidentes.

 

A diversidade de vozes presentes na obra reflete a complexidade dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino e reforça a importância de uma resposta integrada e articulada entre os diferentes atores da comunidade escolar.

 

Autores do livro “Escolas em Alerta”

Alexandre Fontolan

Aline de Souza Zamorano

Ana Flavia Bello Rodrigues

Andre Spiegel

Daniel de Barros Ardito

Daniel I. Guerreiro

Daniele Lopes Rodrigues

Daniella Barbosa

Danielle S. de Mello Ferreira

Elaine Gomes dos Reis Alves

Fernanda Moraes Barros

Fernando Brafmann

Fernando Dondeo

Giovanni Oliveira

Igor Dutra Cavalcante

Karina Pellegrino Brossi

Leo Gmeiner

Leonardo Simonetti

Marcelo de Wallau da Silva

Marcy J. C. Verde

Michael dos Santos França

Otavio Novo

Renata C. G. Dias Sijanas

Ricardo Cadaval Senhorinho

Ricardo Nápoli

Rodrigo Zuh

Sarah Miranda

Selma Helena Dabus

Tatiana Diniz

Teanes Silva

Uri Aronson

Valmor Saraiva Racorti

Yara R. Gonçalves Dias

 

Para fazer o download gratuito do livro, acesse Link.

 

Mais informações: www.cosafe.com.br

 

 

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
01/10/2025 08:00:43