Maurício de Sousa é homenageado no IV Comar

Postado em 16 de março de 2016

 

Mauricio de Sousa e o Major-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno

 

O Major-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno – Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) esteve na Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo, na tarde de 11 de março para a entrega da Medalha “Mérito Santos-Dumont” ao desenhista Mauricio de Sousa, pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira. O Major-Brigadeiro comparou Mauricio de Sousa à Santos Dumont na capacidade de sonhar e realizar os sonhos de muitas pessoas.

 

A medalha foi criada em 5 de setembro de 1956 com a finalidade de premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que se distinguem no exercício da sua profissão, os militares de Forças Aéreas estrangeiras que se tornaram credores de homenagem da FAB, e os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado  destacados serviços à Aeronáutica.

 

A homenagem veio após o sucesso da revista em quadrinhos sobre a segurança de voo com a Turma da Mônica, onde as crianças tomam conhecimento dos problemas que causam os balões ou aquelas canetas de laser que podem atrapalhar a visão dos pilotos no pouso ou decolagem das aeronaves.

 

No ato Mauricio de Sousa lembrou que quando criança morou por algum tempo próximo ao Aeroporto Campo de Marte. Ao ver aqueles aviões, sonhava em ser aviador e construía aviões com material reciclado. Os pilotos eram caracóis que encontrava em seu quintal.

 

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

 

Algum comentário?
18/05/2024 10:44:43