Messias Venturine é o entrevistado deste domingo
Postado em 24 de abril de 2016
Messias Venturine nasceu em Lorena, no Estado de São Paulo e cursou a faculdade de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Fatea de Lorena
Qual era seu sonho de criança?
Messias Venturine – Sou Pisciano, então faço jus a uma das características do meu signo, sonho o tempo todo, mas sempre sonhei em trabalhar na área de comunicação, na produção de mídias, diria que relações públicas é bem minha cara. E ser assessor de eventos hoje é um pouco disso.
Como o mundo da decoração entrou em sua vida?
Messias – Aos 10 anos de idade fiz minha primeira festa, um aniversario de um amigo da mesma rua, ele reclamava que não haveria festa, e eu tomei a frente e a organizei, como ele faz aniversario no mês de junho escolhemos o tema junino, fiz as bandeirinhas de jornal, organizei a quadrilha, e assim o Mario teve sua festa e eu minha primeira produção (risos).
Qual sua especialidade? Organiza, faz contratações e comanda a noite?
Messias – Trabalhei durante minha adolescência e ate vir para Mogi das Cruzes a 10 anos atrás com decoração de festa, designer floral, quando vim para Mogi acabei ficando focado mais na produção, na parte burocrática da coisa, auxilio meus clientes com as escolhas do staff, faço o controle de contratos, acompanho a montagem dos eventos e durante a festa eu e minha equipe fazemos com que o cronograma pré estabelecido entre cliente e fornecedores seja seguido a risca. Sou muito exigente com esse cronograma, ate por que uma festa é um sonho para esse cliente em questão, então não podemos errar, mas, também acredito e encaro cada fornecedor como parceiro, não dá para atropelar as coisas e criar um clima ruim. Tudo é feito dentro de uma harmonia.
O que não pode faltar em uma festa de bom gosto?
Messias – Costumo dizer para meus clientes que a palavra chave é linear. Não podemos ter um Buffet muito bom, com um cardápio bem elaborado e uma decoração mediana. Não dá para caprichar na decoração e contratar uma banda / Dj que fuja desse perfil. Tudo tem que estar numa sintonia, até os convidados, esse é um capitulo a parte. O convidado tem que fazer parte da festa, a roupa escolhida, seu comportamento tem que esta em sintonia com a festa que foi projetada. Meu conselho sempre é: escolha bem as pessoas que vão estar nessa festa.
A ambientação está muito em moda. O que fala sobre isto?
Messias – Hoje o que esta em alta é a personalização da festa. Criar uma decoração personalizada que se identifique com o cliente é o que mais tem acontecido nas festas. Os clientes que tem me procurado estão sempre pensando nisso, querem uma festa com a cara deles. Criar uma identidade desde o convite, passando pela decoração indo ate o souvenir de saída, faz com que o convidado se sinta agraciado com a delicadeza, e se sente prestigiado por estar ali. As festas temáticas também estão entre as mais pedidas, não só para aniversários ou festa empresariais, mas ate os casamentos se tornaram mais divertidos com essa proposta, saindo daquela sobriedade de pompa e circunstancia.
O que é “over” e não deveria ter em festa alguma?
Messias – O menos sempre será mais, tem que ter cuidado com cada detalhe, a escolha do tema, ou das cores, ou o estilo da decoração. Costumo orientar meus clientes até na roupa que pretendem usar e no Dress Code que será indicado aos convidados no convite. É muito complicado, já vi projetos de decoração ficar super “over” quando executado sem essa preocupação com a harmonia, ou bom gosto. Não é porque se gastou uma fortuna com o décor que é sinal de luxo. Até porque a ostentação também é over, não é?!
E as flores? Elas continuam em moda?
Messias – As flores sempre estão na moda e sempre ficarão.
O Brasil é um grande produtor de flores, mesmo com o custo alto por conta desse desequilíbrio ambiental, onde chove quando não deveria, ou falta água no momento que mais precisa. As flores sempre será a coqueluche das festas. Há propostas de decoração sem flores, e ficam modernas, chiques, mas as flores não sairão de moda.
As mesas de doce não competem com o vestido da noiva?
Messias – De jeito nenhum, cada qual com seu brilho dentro de uma festa. Aliás, a noiva já chega brilhando bem antes da mesa ser vista, afinal sempre vamos primeiro a cerimônia. Uma festa linda tem seu ponto central, e esse é uma mesa bem decorada e farta de doces.
Quem você citaria como referência de elegância? Uma pessoa que sabe receber bem.
Messias – Nesses 10 anos de assessoria aqui em Mogi, já fiz festa pra muita gente, todos sempre são elegantérrimos ao receber seus convidados e durante a festa toda.
Qual o mínimo que se gasta em uma festa de bom gosto?
Messias – Tudo depende do tamanho do sonho de cada cliente e o numero de convidados. Uma festa de bom gosto, levando em conta a questão “linear” que citei antes, uns R$ 60 mil para 150 a 200 pessoas.
JOGO RÁPIDO
Um lugar
Casa da minha mãe (aliás, o colo dela)
Um cheiro
Almoço da minha irmã Fatima
Uma cor
Azul claro (sempre escolho uma cor para o ano que se inicia, 2016 é azul)
Um livro
O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini
Um filme
Sinais com Mel Gibson (quando minha fé esta enfraquecida sempre o assisto)
Uma música
Happy – Pharrell Williams (me põe pra cima)
Um momento
Minha festa de aniversário de 2015 (foi demais, precisava viver esse momento e que serve de embasamento quando vou falar de festa com meus clientes)
Uma mulher
Minha mãe – Anna Maria
Deus
Luz