Microsoft apresenta Surface, família de tablets com Windows 8
Postado em 29 de junho de 2012
Fim do mistério: a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18/6) em um evento em Los Angeles, nos EUA, seus próprios tablets com o Windows 8, batizados de Microsoft Surface.
Um deles, com processador ARM Nvidia Tegra, é chamado de “Microsoft Surface for Windows RT” tem uma tela de 10.6″ com resolução de 1366 x 768 pixels, pesa 700 gramas e tem 9.3 mm de espessura. O gabinete é feito de magnésio acumulado por um processo de deposição de vapor (PVD VaporMg), e tem um suporte integrado para que seja possível colocar o tablet “em pé” sobre a mesa sem a necessidade de um case adicional.
O outro, batizado de “Microsoft Surface for Windows 8 Pro”, tem design similar, um processador Intel Core i5 “Ivy Bridge” e 13,5 mm de espessura, pesando pouco mais de 900 gramas. Apesar do mesmo tamanho físico, 10.6″, a tela tem resolução mais alta que a do modelo com processador ARM: são 1900 x 1080 pixels, ou seja Full HD. A interface USB também sofre um upgrade, e é USB 3.
Microsoft Surface, com sua “capa teclado”
Microsoft Surface visto de lado. Teclado tem 3 mm de espessura
A Microsoft também mostrou uma capa que protege a tela, com apenas 3 mm de espessura e um conceito inovador: ela inclui um teclado multitoque completo e um trackpad integrado. A capa se fixa ao tablet magneticamente, como a SmartCover da Apple. Há uma outra capa com teclas mecânicas, chamada de Type Cover. Os tablets também podem ser usados com uma caneta, que se prende magneticamente à lateral do aparelho.
Além do sistema operacional, ambas as versões do Surface incluem uma cópia do Microsoft Office. A versão Pro tem um desktop completo, e é compatível com todos os aplicativos já desenvolvidos para o Windows nos PCs tradicionais.
O Microsoft Surface for Windows RT estará disponível em versões com 32 ou 64 GB e “preço comparável aos tablets Windows 8 com processadores ARM” (estima-se que cerca de 500 dólares). O Microsoft Surface for Windows 8 Pro chegará às lojas 3 meses depois, em versões com 64 ou 128 GB e “preço compatível ao dos Ultrabooks” (estima-se que cerca de 800 dólares).
Veja o vídeo do aparelho: