Nando Padoan é o entrevistado deste domingo
Postado em 15 de maio de 2016
Fotos: Davi Ayres
Qual sua formação?
Nando Padoan – Sou formado em LEM – Linguagem e Estruturação Musical pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de São Paulo.
Como a música entrou em sua vida?
Nando Padoan – Minha família é muito musical, meu pai (falecido) era trombonista, regente de coral e minha mãe cantava no coral da igreja. Meus tios e primos são músicos, então nas reuniões familiares sempre teve muita música e cresci nesse ambiente. E também sempre frequentei igreja evangélica, onde tem muita música.
Começou como autodidata ou precisou ir para uma escola?
Nando Padoan – Comecei como autodidata, tocando com um método do meu tio Maurão, aqueles de revistinha, depois fui me aprofundando com outros métodos.
Era sonho de criança ser músico? Tocar violão, guitarra?
Nando Padoan – Sempre foi sonho tocar, mas quando criança o instrumento era bateria. Que toquei dos 11 aos 16/17 anos.
Prefere tocar ou dar aulas?
Nando Padoan – Eu gosto muito dos dois. Dar aula é muito gratificante, transmitir conhecimento e ver o aluno desenvolvendo habilidade, vocação e talento, mas tocar ao vivo e sentir o público é como marcar um gol com o Maracanã cheio, é como o slogan do Sons & Tons diz: Se é bom ouvir, imagina tocar!
Hoje você toca com grandes nomes da música Gospel. Fale um pouco sobre isso.
Nando Padoan – Desde muito pequeno toquei com o meu tio Maurão, que foi uma peça chave para o meu crescimento musical. Viajei por muitos lugares do país o acompanhando como baterista e depois como guitarrista, e aprendi muito. Já tive o privilégio de tocar com o Brother Simion, Maurício Manieri, Paulo César Baruk, Thiago Grulha, Gilson Resende, João Alexandre, entre outros. Hoje acompanho o Pastor Ronaldo Bezerra, que foi uma referência musical na minha adolescência, tocava suas músicas na igreja; e hoje tocar com ele é uma realização profissional e ministerial. O agradeço por me reconhecer como instrumentista e cantor e me dar a oportunidade de fazer parte de sua banda.
Seu estúdio “Sons & Tons” também é um dos mais requisitados do Alto Tietê para gravações. Só grava Gospel?
Nando Padoan – Não. No estúdio Sons & Tons gravamos todos os tipos de gêneros musicais, tanto Gospel como não Gospel. Por ser do meio Cristão, acabo sendo mais conhecido nesse meio e também produzindo mais CD’s Cristãos.
Você está preparando um CD e não é o primeiro. Com quantas músicas? Qual o nome deste trabalho?
Nando Padoan – Como cantor solo tenho dois CD’s gravados, o primeiro chamado “O melhor de Mim”, e o segundo chamado “Transmitir”. O meu novo CD que será lançado entre julho e agosto, tem como título “Tudo Novo”, e tem 11 faixas.
São todas composições suas?
Nando Padoan – O CD conta com canções de diversos compositores consagrados do meio Cristão, são eles: João Alexandre, Maurão, Carlos A. Romano (Nenê), Gilson Resende, Stênio Marcius, Vavá Rodrigues, Thiago Grulha e Raphael Nogueira. Eu também compus algumas músicas em parceria com a minha linda esposa Mariana Gomes, essa é uma das novidades do CD. Também estou com um novo projeto com o Thiago Grulha, estamos compondo juntos, tanto letras como músicas, gravando e disponibilizaremos na internet, isso pode virar CD, mas ainda é apenas uma possibilidade.
Como, quando e onde será o lançamento do CD?
Nando Padoan – Não posso falar muito, ainda estamos avaliando o local e data exata do lançamento, mas será em formato de show, com muita música e expressões de louvor e adoração ao nosso Senhor Jesus.
Terá alguma participação especial? De quem?
Nando Padoan – Sim. Conto com duas participações especialíssimas, uma do cantor e compositor Thiago Grulha e outra da minha esposa, ambos abrilhantaram o CD com seus dons e talentos. As músicas estão lindas, modéstia a parte.
Na sua escola de música quantos cursos diferenciados você tem? Quais são eles?
Nando Padoan – Temos aulas de Canto, Violão, Guitarra, Teclado, Piano, Saxofone, Violino, Bateria e Baixo. Além desses cursos também temos os cursos de Musicalização Infantil, Áudio, Percepção musical, Prática de banda e Canto Coral.
Como é ser pai da Olívia?
Nando Padoan – Ser pai é a coisa mais maravilhosa, muda a nossa percepção da vida. Agora ser pai da Olívia é uma delícia. Eu sou apaixonado por ela. Não dá para ficar sem. É amor que não cabe nesse meu coraçãozinho. É tanto amor, que não cabe.
JOGO RÁPIDO
Um lugar
Meu lar
Um cheiro
Da minha filha
Uma cor
Azul
Um filme
Path Adams
Um livro
Meu Legado Espiritual
Um momento
Meu casamento
Uma música
Não posso responder, são muitas.
Um homem
Meu Pai
Uma mulher
Minha esposa
Deus
O meu Salvador e meu Senhor Jesus