Pinacoteca do Estado prorroga até o dia 30 de março a exposição: Artur Lescher: Inabsência
Postado em 17 de janeiro de 2013
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta até o dia 30 de março 2013 o site especific Inabsência de Artur Lescher (São Paulo, SP, 1962). Para o projeto Octógono Arte Contemporânea o artista criou uma cúpula de 12m x 14m, em ferro e madeira, inspirada no projeto original que Ramos de Azevedo desenvolveu para a Pinacoteca.
Artur Lescher destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira por suas obras tridimensionais que atualizam os princípios de uma tradição construtiva incorporando elementos industriais que possibilitaram novas relações com espaço. Com curadoria de Ivo Mesquita, diretor técnico da Pinacoteca do Estado.
“
Quando fui convidado para expor no Octógono, eu pesquisei muito sobre a configuração deste espaço e descobri que, originalmente, ele deveria abrigar uma cúpula que nunca foi construída. Então a ideia desta obra é trabalhar com a questão da memória e da arquitetura, tornar visível um projeto, uma ideia que não foi efetivado, mas que ainda assim continua atuando no espaço. Sobre o título da mostra, Lescher comenta: Inabsência é um neologismo a partir do anacronismo absência [ausência] para designar a ausência da ausência; ou presença do que estava ausente, ou ainda algo que se introduz na ausência. É uma palavra construída com duas negações, (In )e (A) , desta dupla negação resulta uma positividade, no caso uma presença. Esta é uma das razões da inversão da cúpula.” Disse Artur.
Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02 Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h | Quinta até as 22h | R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados
.