Planejamento Urbano de Suzano ganha prêmio do CAU-SP

Postado em 11 de agosto de 2026

 

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano foi premiada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) durante conferência promovida pela entidade na capital paulista. A cidade garantiu o 2º lugar na categoria “Escala Urbana/Regional” com o programa ‘Suzano Mais Praças’.

 

A cerimônia contou com a presença da equipe técnica da prefeitura, representada pelos diretores Ricardo Hatiw Lu (Planos e Projetos) e Eliene Coelho (Planejamento Territorial), além dos arquitetos da pasta e da liderança do CAU-SP.

 

Além do 2º lugar, Suzano recebeu Menção Honrosa pela implementação do programa ‘Bairros + Completos’ e pelo destaque em dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie que tiveram o município como objeto de estudo. Os alunos Fernando Domingues (1º lugar em Arquitetura da Paisagem) e Isabela Guerreiro (destaque em Mudanças Climáticas) abordaram a estruturação de áreas verdes e a conservação da Mata Atlântica na cidade.

 

Impacto nas comunidades

Lançado em 2025 em parceria com a FAU Mackenzie, o ‘Suzano Mais Praças’ busca criar uma cidade mais humana e sustentável por meio de diagnósticos de ruídos, ilhas de calor e a criação de novas áreas verdes. Entre as ações do programa está o projeto “O que tem atrás desse muro?”, que atendeu demandas de comunidades escolares em bairros como Vila Urupês, Jardim Quaresmeira II e Jardim Belém.

 

Já o ‘Bairros + Completos’ atua na delimitação de 25 unidades de planejamento para aproximar a infraestrutura e os serviços públicos das reais necessidades de cada região.

 

O secretário de Planejamento Urbano, Elvis Vieira, e o prefeito Pedro Ishi celebraram os prêmios, ressaltando o compromisso da gestão com a inovação, o planejamento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
19/08/2026 03:03:15