Rafael Cunha Carvalho é o entrevistado deste domingo
Postado em 27 de março de 2016
Formado em fisioterapia, Rafael Cunha Carvalho é um dos profissionais mais requisitados de Suzano. Aplica técnicas inovadoras com excelentes resultados e é pioneiro em microfisioterapia.
Você é fisioterapeuta e se especializou em Terapia Manual?
Rafael Cunha Carvalho – Após minha graduação me especializei em RPG (Reeducação Postural Global) e Osteopatia iniciando meus atendimentos clínicos a partir de 2007. Hoje trabalho com o modelo e visão de Saúde Integral.
Como surgiu este desejo de trabalhar na área da saúde?
Rafael – Aos 14 anos recebi um diagnóstico de Escoliose (desvio na coluna). O ortopedista me indicou que procurasse um fisioterapeuta, que me tratou pelo método do RPG e nessa época também passei com um quiropraxista e achei muito interessante esse trabalho com a coluna vertebral. Eu gostava bastante de fazer massagem nas pessoas e quando chegou a época do vestibular achei que o curso de fisioterapia seria um bom caminho.
Quais as técnicas que você aplica em seus pacientes?
Rafael – RPG, Osteopatia, Acupuntura, Posturologia (Palmilhas Personalizadas) e a Microfisioterapia.
A osteopatia ainda é uma técnica ainda pouco difundida em clínicas e consultórios. Os resultados são bons?
Rafael – É uma terapêutica manual criada em 1880 nos EUA. Um meio de diagnóstico funcional embasado em sólidos conhecimentos de anatomia e fisiologia, que trata a perda da capacidade natural dos tecidos de se auto-regularem. Vê o individuo com uma unidade, como um todo. Provoca um bem estar quase que instantâneo e existem diversas possibilidades de intervenção, como manobras para ajustes articulares e também mais sutis como liberações dos tecidos e mobilizações de líquidos do corpo.
Como é a sua sessão?
Rafael – Primeiramente realizo uma anamnese (um primeiro contato e diálogo). Utilizo de testes clínicos específicos para avaliar todo o movimento funcional e dinâmico do paciente. Em seguida uma palpação onde irei buscar as regiões no corpo que possam estar bloqueadas, desde causas posturais, psicossomáticas e traumáticas. Para daí então traçar um programa de tratamento.
Você está divulgando um novo método aqui na região, certo? A microfisioterapia. Como funciona e para que serve?
Rafael – Exatamente. Ela foi criada por dois osteopatas franceses há 30 anos e está no Brasil há apenas dez. Consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular o organismo utilizando-se de micro palpações específicas através de mapas criados pelos estudos da Embriologia, Epigenética e Filogenia (nossa evolução biológica).
Como é possível utilizando apenas as mãos?
Rafael – Nós podemos acessar memórias através do corpo (cérebro límbico) e sendo assim retirar defesas construídas (modos de proteção) pós eventos “traumáticos” e nocivos que muitas vezes estão guardadas no nosso subconsciente, dando uma nova vitalidade ao indivíduo e a chance de restabelecer seu equilíbrio físico emocional.
Quais as indicações e contra-indicações?
Rafael – Não existem contra-indicações absolutas. Ela é indicada para quem tem dores agudas e crônicas, enxaquecas e dores de cabeça, dores nas costas, dores cíclicas e recidivantes, insônia, transtornos digestivos, distúrbios psicossomáticas com o fibromialgia, problemas relacionados ao estresse e ansiedade, também preventivamente.
Qual a duração do tratamento?
Rafael – A sessão dura em média de uma hora e o intervalo entre elas é de 30 a 45 dias. Podendo variar de uma a quatro sessões.
Deixe uma mensagem.
Rafael – Não encare um diagnostico médico como uma sentença. Existem diversos caminhos. Busque se informar e invista no seu maior bem, que é a sua saúde. Eu particularmente não trabalho com “doença” e sim com saúde. Hoje eu sinto que estou no meu caminho de missão de vida.
JOGO RÁPIDO
Um lugar
Qualquer um com uma bela vista para a natureza
Um sonho
Navegar no meu próprio barco
Um cheiro
Puro
Uma cor
Azul
Um filme
Interestelar
Um livro
A Biologia da Crença, de Bruce Lipton
Uma música
Envolvente e dançante
Um momento
Todos, os bons e os ruins
Um homem
Meu avô, Roberto Cunha
Uma mulher
Madre Teresa
Deus
Me guiando e sempre presente em todos os momentos