VINHOS: COMO HARMONIZAR?

Postado em 31 de julho de 2021

 

Dia dos Pais: confira cinco harmonizações para o almoço comemorativo de domingo

 

Pensando em ajudar aqueles que desejam surpreender no Dia dos Pais, celebrado este ano no dia 8 de agosto, a Evino convidou sua sommelière, Jessica Marinzeck, para dar dicas de harmonizações com cinco pratos tradicionais do almoço de domingo dos brasileiros.

 

 

Churrasco

 

Um dos preferidos em muitas famílias, o churrasco tem como base a carne vermelha, que possui gordura e fibras que combinam com vinhos de alta acidez e um bom nível de taninos, como aqueles feitos com a uva Malbec ou a Tannat. “Uma boa opção é o Alto De La Ballena Tannat-Merlot-Cabernet Franc 2016, vinho único e memorável, fruto de um blend de Tannat, Merlot e Cabernet Franc. Enquanto a Tannat, que passa por nove meses em carvalho, traz a estrutura tânica e notas de amora escura, a Merlot aporta maciez e aromas de cereja, e a Cabernet Franc acrescenta frescor e um toque floral. Surpreenda-se com um rótulo equilibrado“, explica Jessica.

 

Já para acompanhar as carnes brancas, os variados queijos e os legumes também presentes nos churrascos, a pedida ideal é um vinho mais leve e fresco, como o Grigio Reale Pinot Grigio delle Venezie DOC 2020, que traz notas de pera, maçã-verde e pêssego branco.

 

 

Bacalhau

 

Existem várias receitas diferentes com o bacalhau – uma das mais famosas é a bacalhoada de forno, que leva batatas, legumes, azeitonas e bastante azeite. Para acompanhar, recomendo um vinho branco, que seja encorpado e que também tenha bastante acidez para acompanhar o sal do prato, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020“, comenta a sommelière. Após um período de seis meses em barricas de carvalho, este rótulo adquiriu um caráter rico, redondo e refrescante em boca, expressando deliciosos aromas de frutas brancas e manteiga fresca, com leve toque de flores e baunilha.

 

 

 

MACARRÃO À BOLONHESA

 

Para a tradicional macarronada italiana, a harmonização não poderia fugir do clássico. Aposte no Santa Cristina Rosso Toscana IGT 2019, um vinho elaborado pela família Antinori, um dos produtores vitivinícolas mais admirados no mundo. Com aromas intensos de cerejas, com notas florais de violetas, baunilha e café, e um paladar encorpado, com taninos macios, boa acidez e final frutado, ele vai combinar muito bem com massas de molho vermelho“, indica a Jessica.

 

 

 

Lasanha

 

Seguindo na linha das massas, a lasanha também é um prato típico dos almoços em família. “Para impressionar na harmonização, aconselho o Château Tarin Bordeaux AOC 2018. Além de Bordeaux ser uma região icônica no mundo do vinho, Château Tarin tem corpo e estrutura para acompanhar o peso deste prato. O corte do rótulo conta com Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, resultando em aromas de frutas negras, como ameixas, cassis e mirtilos. Experimente decantar o vinho uma hora antes de servi-lo para um resultado ainda mais especial“, explica Jessica.

 

 

Empadão de palmito

 

Este é um prato de sabor leve e ideal para os pais que não comem carne. Devido ao seu sabor delicado, aposte em um espumante frutado, como o Marqués de Requena Cava Brut. “Feito pelo método tradicional com a casta espanhola Macabeo, este vinho passa 9 meses em contato com as borras, resultando em notas de maçã-verde, limão e um leve toque de fermento que combina bem com o empadão“, recomenda a sommelière.

 

 

Sobre a Evino

 

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.

 

 

Algum comentário?
18/10/2021 05:36:52