• 16/06/2026Arujá reforça ações de conscientização e proteção à pessoa idosa durante o Junho Violeta

    Celebrado em 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa inspira as ações do Junho Violeta, campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos da população idosa. Em alusão à data, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Subsecretaria da Longevidade, reforça as iniciativas de conscientização e prevenção à violência contra pessoas com 60 anos ou mais, alertando para situações de abuso físico, psicológico, financeiro e patrimonial, além de negligência e abandono.

     

    A criação da Subsecretaria da Longevidade representou um importante avanço na consolidação das políticas públicas voltadas às pessoas idosas no município. Desde sua implantação, Arujá ampliou a articulação da rede de atendimento e fortaleceu ações voltadas ao envelhecimento ativo, à convivência comunitária, à inclusão social e à garantia de direitos, proporcionando maior visibilidade às demandas e ampliando o acesso aos serviços oferecidos pela Assistência Social.

     

    A rede municipal conta com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que promove atividades de integração e fortalecimento de vínculos; o Centro Dia do Idoso (CDI), voltado ao atendimento de idosos semidependentes e apoio às famílias; os CRAS, responsáveis pelo acolhimento e encaminhamento aos serviços; e o CREAS, que atua nos casos de violação de direitos. O trabalho é complementado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), responsável por acompanhar e fortalecer as políticas públicas destinadas a esse público, e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que atua na fiscalização do cumprimento da lei e na responsabilização dos casos de violação de direitos.

     

    Além de conscientizar, a campanha reforça a importância da denúncia como instrumento de proteção. Casos de suspeita ou confirmação de violência podem ser comunicados de forma gratuita e anônima pelo Disque 100. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, a Guarda Civil Municipal pelo 153 ou procurar uma Delegacia de Polícia.

     

     

    REDE DE ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA EM ARUJÁ

     

    Centro de Convivência do Idoso (CCI)
    Rua Rio de Janeiro, 245 – Chácara São José
    Telefone: (11) 4655-2597

     

    Centro Dia do Idoso (CDI)
    Rua Prof. Luiz Gonzaga Colangelo Nóbrega, 181 – Parque Rodrigo Barreto
    Telefone: (11) 4653-4914

     

    CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
    Rua Antonio Natividade Coutinho, 49 – Centro
    Telefone: (11) 4651-3293

     

    Canais de Denúncias Anônimas:
    Disque 100
    Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) – Promotoria de Justiça de Arujá:
    Telefone: (11) 4655-1206 E-mail: pj_aruja@mpsp.mp.br
    Polícia Militar: 190
    Guarda Civil Municipal: 153
    CREAS Arujá: (11) 4651-3293

     

  • 15/06/2026Diretor brasileiro premiado aposta no cinema para mudar realidades

    por Agência Brasil

     

    O cineasta e ator João Pedro Oliveira acumula conquistas que muitos artistas levam décadas para alcançar. Nascido em 1999 no Rio de Janeiro, cresceu em uma comunidade em Vila Isabel, zona norte da capital. Ganhou projeção nacional ao interpretar Serginho em Malhação: Toda Forma de Amar e, mais recentemente, passou a colecionar reconhecimento também atrás das câmeras.

     

    Com o curta-metragem No Fim do Déjà-Vu, sua estreia como diretor e roteirista, João Pedro venceu o prêmio de Melhor Diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival e percorreu festivais internacionais.

     

    Mas a trajetória começou longe dos sets de filmagem: “Virei ator a partir de um momento em que eu estava desempregado. Procurei uma agência de modelos e encontrei uma coisa na contramão, que foi esse sonho e esse amor pela atuação”, lembra.

     

    Antes da televisão e do cinema, João trabalhava como jovem aprendiz em um banco. Foi essa experiência que, segundo ele, ampliou seus horizontes para além dos limites geográficos e simbólicos da favela.

     

    “Foi quando realmente tive acesso a uma outra realidade muito diferente daquela em que eu estava inserido. Eu sempre estudei perto de casa. Quando fui trabalhar no banco, precisei me deslocar e conhecer outros lugares. Comecei a ir a palestras, exposições, teatro”, conta.

     

    A mudança representou mais do que um novo emprego: “Quando você acessa esses outros lugares, começa a ter também esse capital cultural. Eu passei a perceber que também podia fazer aquelas coisas. Talvez o sonho de todo mundo que cresce dentro da favela seja, de fato, ganhar o mundo.”

     

    João descreve a experiência de circular pela cidade como a descoberta de um Rio de Janeiro dividido.

     

    “Quando você está lá no alto do morro, a lógica é uma. A cultura é uma. A forma de lidar com a vida é uma. Quando desce e vai para o asfalto, percebe que alguma coisa muda.”

     

    Essa percepção atravessa a produção artística dele. Nas obras, o artista procura romper com representações limitadas que historicamente marcaram personagens negros no audiovisual brasileiro: “Quando a gente olha a representação negra no audiovisual lá atrás, tinha muito esse lugar subalternizado. Era o empregado, o motorista, o traficante. Agora, quando começamos a contar as nossas próprias histórias, damos outro tom para isso.”

     

    Para ele, a mudança não está apenas na presença de atores negros nas telas, mas na possibilidade de construir novas narrativas.

     

    “Um é rapper, outro é microempreendedor, outro está transitando por diferentes espaços. Você começa a ver outras possibilidades de existência. Isso constrói uma outra imagem na cabeça das pessoas sobre quem somos.”

     

    Cinema para transformação

     

    Sem formação acadêmica tradicional em cinema, João construiu sua trajetória por meio de cursos livres, oficinas e estudo autodidata. Atualmente, retomou a graduação em Estética e Teoria do Teatro: “Precisei entender como escrever um roteiro, como trabalhar a narrativa. Fui fazendo cursos e aprendendo na prática.”

     

    Foi desse processo que nasceu No Fim do Déjà-Vu. O curta acompanha Fabrício, um artista plástico negro que decide abandonar o tráfico para sustentar o filho por meio da arte. Durante um festival de pipas, a criança desaparece misteriosamente, levando o personagem a uma jornada de busca marcada pela espiritualidade negra.

     

    “Eu queria contar uma história sobre espiritualidade e sobre a minha própria relação com isso. A ficção permite que você conte a sua história de outra forma.”

     

    A obra estreou internacionalmente em Nova York e conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem antes de chegar ao Brasil. Em seguida, recebeu reconhecimento no festival de Los Angeles, consolidando a projeção internacional do diretor.

     

    “O filme foi exibido para um público que não conhecia aquela realidade. Eu me perguntava se eles entenderiam. E entenderam. Foi emocionante.”

     

    Antes de dirigir, João já havia chamado atenção como ator. Em 2024, recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília pelo curta E Seu Corpo é Belo, dirigido por Yuri Costa. Ambientado nos bailes black dos anos 1970, o filme retrata uma história de amor entre dois homens negros em um contexto raramente explorado pelo cinema brasileiro.

     

    “Foi mágico. Eu lembro de entrar na sala e ver Rui Guerra assistindo ao filme. Depois ele ficou até o final e veio conversar. Foi uma noite inesquecível.”

     

    A experiência reforçou a convicção do artista sobre o papel transformador da arte, “Eu queria fazer um filme que pudesse chegar a pessoas que vivem essas mesmas realidades e mostrar que existem outros caminhos possíveis.”

     

    João reconhece a importância de iniciativas que abriram espaço para artistas oriundos das periferias, como o grupo teatral Nós do Morro e produções como Cidade de Deus.

     

    “A possibilidade de você se ver representado é o que permite sonhar. Quando alguém parecido com você faz alguma coisa, você passa a acreditar que também pode fazer.”

     

    Cinema nacional

     

    Para o diretor, o atual momento do cinema nacional representa uma oportunidade histórica de apresentar ao mundo um Brasil mais complexo e diverso: ‘’Fazer com que as pessoas descubram mais sobre a nossa cultura para além dos estereótipos é maravilhoso. O audiovisual tem sido essa ponta de lança.”

     

    Na avaliação de João Pedro, o cinema brasileiro vive um período de renovação criativa capaz de despertar interesse internacional: “O Brasil tem muito potencial para exportar não apenas a nossa cultura, mas também as nossas formas de realizar, nossas técnicas e nossos métodos. Existe uma sede por histórias novas, e o cinema brasileiro pode oferecer isso.”

     

    A aposta do cineasta é que essas histórias continuem surgindo dos territórios que, por muito tempo, ficaram à margem das telas: “Eu acredito que a gente pode construir outras realidades através do cinema. E também ressignificar histórias que foram contadas de outra forma. Essa é a força do audiovisual.”

     

  • 15/06/2026EMPRETEC: PARTICIPE DO PRINCIPAL PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES DO MUNDO!

    Prepare-se para impulsionar seu potencial empreendedor! O Seminário Empretec está chegando em Arujá, trazendo o principal Programa de Formação de Empreendedores do mundo.

     

    Esta é a sua chance de conhecer a metodologia inovadora e as condições para participar de uma imersão transformadora. Venha descobrir como o Empretec pode alavancar seus negócios e sua visão de futuro.

     

    Participe da Palestra de Apresentação no dia 01 de julho, às 18h, no Sebrae Aqui Arujá, localizado na Rua Adhemar de Barros, 60, Centro. Este encontro exclusivo é o primeiro passo da jornada e a inscrição deve ser feita pelo formulário. 

     

    Para aqueles que desejam aprofundar ainda mais, a Imersão acontecerá de 27 a 31 de julho no Auditório do Parque dos Ipês, na R. Fenacita, 500, Jardim Fazenda Rincao, mediante seleção que ocorrerá no encontro do dia 1º.

     

     

    Uma realização do Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Prefeitura de Arujá.

     

    #PrefeituradeAruja #DesenvolvimentoEconomicoAruja #Sebrae

     

  • 15/06/2026Prefeito anuncia início da regularização fundiária de 2 mil lotes no Miguel Badra

    O prefeito Pedro Ishi anunciou na manhã deste sábado (13/06) que dará início nos próximos dias ao processo de regularização de 2 mil lotes localizados no bairro Cidade Miguel Badra, região sul da Cidade de Suzano. O chefe do Poder Executivo municipal confirmou a informação durante a entrega de 68 matrículas de unidades habitacionais no bairro Ramal São José e da reforma da Praça Adenir Justino Gonçalves Júnior.

     

    A regularização fundiária garante moradia digna e segurança jurídica para a população e mostra que, desde 2017, a Prefeitura de Suzano já promoveu a a entrega de matrículas de unidades a 1.159 famílias na cidade, após a regularização de 2.029 lotes em diversos núcleos urbanos. Agora chegou a vez dos 2 mil lotes do Miguel Badra.

     

    Os trabalhos que vão começar no bairro devem beneficiar, aproximadamente, 6 mil famílias, e o prefeito destacou o quão importante é garantir essa segurança aos moradores. “Sempre gosto de lembrar que a regularização garante que aquele lote seja daquele morador de papel passado, mas preciso destacar também que junto com esse papel vem iluminação de qualidade para as residências, saneamento básico, plano de abairramento, enfim, não é só determinado morador que ganha, todo o bairro melhora com a regularização”, apontou Pedro Ishi.

     

    Sobre as 68 matrículas entregues na manhã deste sábado no Ramal São José, por meio do programa Regularização Fundiária Urbana (Reurb), instituído em Suzano pela lei complementar nº 337/2019, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, reforçou o trabalho realizado pela pasta para que os documentos pudessem ser entregues aos moradores. “Nós lutamos por essa regularização desde a época do prefeito Rodrigo Ashiuchi e agora finalizamos com o prefeito Pedro Ishi. É por isso que vale a pena a gente levantar todos os dias, para trabalhar pela população, e garantir que esse documento chegue até as pessoas”.

     

    No contexto habitacional, foi comemorado o avanço de processo de regularização fundiária que contemplou 157 lotes e abriu caminho para a titulação oficial dessas residências, por meio dos documentos cedidos pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade. A luta das famílias contou com suporte da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, que foi fundamental para o desfecho favorável.

     

    Emocionado, o chefe do Poder Executivo municipal endossou a fala do secretário, e afirmou da importância de garantir dignidade e segurança jurídica aos moradores. “Acompanho o Ramal São José há muitos anos, temos muitos amigos aqui, desde a época do meu pai e, para mim é um orgulho sem tamanho poder concretizar esse sonho, conquistado com muita luta e reuniões entre a prefeitura e a população. Esse é o motivo da minha emoção, de poder compartilhar desse sonho com os moradores”, finalizou Pedro Ishi.

     

     

    Moradia digna

     

    Até o momento, por meio do Programa Cidade Legal, do governo do Estado, houve legitimação de centenas de núcleos urbanos, incluindo 857 lotes e 585 matrículas emitidas na Vila Fátima; 220 lotes e 145 matrículas na Vila Barros; 163 lotes e 99 matrículas emitidas no Jardim Belém; e 18 lotes na Vila Monte Sion.

     

    O mesmo trabalho, viabilizado por organização popular, já permitiu que a regularização chegasse a 29 lotes e 29 matrículas emitidas na Vila Sônia Regina; a 16 lotes e 13 matrículas emitidas na Nova Vila Rica; a 99 lotes e 64 legitimados da Estância Americana; a nove lotes e oito legitimados na Vila Helena; e a 532 lotes e 176 matrículas no Jardim Panorama.

     

    Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

     

  • 14/06/2026Atenção aos golpes: Procon orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Namorados

    O Procon de Suzano alerta os consumidores a ficarem atentos no momento das compras para o Dia dos Namorados, celebrado nesta sexta-feira (12/06). O objetivo é reforçar os cuidados que devem ser tomados para se evitar golpes e prejuízos com ofertas falsas, especialmente no ambiente virtual.

     

    Para tanto, o órgão municipal reforça que a pesquisa é fundamental e pode ser feita por meio da internet, a partir de ferramentas que não apenas mostrem preços como também a evolução em períodos anteriores.

     

    A recomendação é para os consumidores se atentarem à busca pelos canais on-line, verificando a procedência do site e certificando-se de que a empresa existe, se tem endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

     

    “Para não cair em armadilhas, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Uma outra dica é consultar se o nome da empresa está na lista do Procon-SP de links que devem ser evitados e também sua classificação no ‘Reclame Aqui’”, explicou a diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice.

     

    Ela destaca que outra orientação importante é sobre as condições de pagamento. Atualmente, são oferecidas opções à vista, para parcelamento no cartão de crédito ou no boleto bancário, mas a recomendação é para que o valor seja liquidado o quanto antes.

     

    “Muitas lojas oferecem bons descontos para o pagamento à vista e o preço costuma ser menor em relação ao valor total financiado. Caso o consumidor ainda opte pelo parcelamento, tem que verificar a taxa de juros estabelecida no contrato e encargos fiscais para não ser surpreendido”, acrescentou a diretora.

     

    O Procon ainda lembra que, ao passar as comemorações, caso seja necessário realizar a troca do produto nas lojas físicas, o estabelecimento não é obrigado a trocar os produtos sem defeitos, somente se apresentar esta opção ao consumidor previamente. O mesmo vale para trocas por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nesses casos, o fornecedor pode colocar condições que devem ser informadas de maneira clara e por escrito. Já no caso das compras virtuais, o consumidor tem direito de troca em até sete dias.

     

    Para denúncias ou esclarecimento de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com o Procon de Suzano, que funciona na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O órgão também atende pelo número (11) 4744-7322.

     

    Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

     

  • 13/06/2026Chá da Rede

    Regina Lúcia Hidalgo Leite Rondinelli e Marília Neves comandam o Chá Beneficente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Esther Hidalgo Leite Rondinelli de Suzano no dia 26, às 15 horas, no Privê do Suzano Futebol Clube, o Suzaninho.

     

  • 13/06/2026Miss Nordestina

    Será neste domingo (14), às 17h30, a eleição da Miss Nordestina 2026, no Salão do Memorial da Paróquia Santa Rita de Cássia, sob os acordes de Jonathan Vilela da Página VIP, seguida de jantar.

     

  • 13/06/2026Vai Brasil…

    O Brasil estreia hoje, às 19 horas (horário de Brasília), na Copa do Mundo de 2026 contra a seleção do Marrocos. A partida acontece no Estádio de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

     

  • 13/06/2026Glória Pires visita estande da Desplac durante a Naturaltech 2026

    A atriz e empreendedora Glória Pires circulou pelos corredores da Naturaltech 2026 e fez uma visita especial ao estande da Desplac, marca brasileira de saúde bucal que vive uma nova fase de expansão sob o comando de Eduardo Zaborowsky, filho da atriz Viviane Pasmanter. Amiga e colega de trabalho de Viviane há décadas, Glória fez questão de prestigiar o jovem empreendedor e conhecer de perto o projeto que ele lidera no segmento de saúde e bem-estar.

     

    Durante a visita, Glória conheceu as novidades da Desplac, especializada em soluções para usuários de alinhadores invisíveis, e conversou com Eduardo sobre inovação, bem-estar e os desafios de empreender em segmentos voltados à saúde e à qualidade de vida. Fundada pelo cirurgião-dentista Dr. Éder Gonzaga de Oliveira, profissional com mais de 35 anos de experiência clínica, a marca também tem o ator Daniel Rocha como sócio e embaixador.

    À frente da Bemgloria, Glória vem investindo em produtos capilares e faciais desenvolvidos com ativos da biodiversidade amazônica, unindo ciência, sustentabilidade e autocuidado. O encontro chamou a atenção dos visitantes da feira e reuniu duas marcas brasileiras que apostam em inovação e propósito para crescer no mercado.

     

     

    SERVIÇO – ESTANDE DESPLAC NA NATURALTECH

     

    • 📍 Distrito Anhembi – São Paulo/SP
    • 📅 12 13 de junho de 2026, das 10h às 20h
    • 📌 Rua 18/B – Stand B18-0001

    www.desplac.com.br | @desplacoficial

     

     

     

     

  • 12/06/2026ACE Suzano projeta crescimento de 10% nas vendas em meio à Copa do Mundo

    A Copa do Mundo teve início na última quinta-feira (11/06) e, com a estreia da Seleção Brasileira neste sábado (13/06), a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano projeta alta de 10% nas vendas do comércio local, considerando os diversos segmentos impactados pelo Mundial.

    A expectativa de crescimento do setor vem do entusiasmo dos torcedores e pelas tradicionais reuniões entre familiares e amigos para acompanhar os jogos, tendo como adicional a proximidade do torneio com o Dia dos Namorados e as festas juninas. A ACE projeta que, entre os produtos mais procurados nesta época, estarão camisetas da Seleção Brasileira, bandeiras, acessórios nas cores verde e amarela com vendas online e no varejo físico.

    Além destes, outra vertente na qual é possível esperar alta considerável é o setor de eletrônicos e eletroeletrônicos. A exemplo, a expectativa é de que o comércio suzanense registre um aumento de 100% na procura por televisores. Além destes, caixas de som, celulares e outros aparelhos que potencializam a experiência de assistir aos jogos também devem ter crescimento.

    Por sua vez, bares, restaurantes e estabelecimentos voltados ao entretenimento também esperam aumento significativo no movimento, especialmente nos dias de jogos do Brasil. Outro ponto que reforça o parecer positivo é que, ao contrário da Copa do Mundo de 2022, o Mundial de 2026 poderá ser aproveitado por torcedores sem restrições sanitárias, tendo em vista que, à época, a sociedade estava em transição devido aos cuidados provenientes da pandemia da Covid-19.

     

    Segundo o presidente da ACE, Cristiano Homan, além do impacto direto nas vendas, a Copa do Mundo também representa uma oportunidade para geração de empregos temporários e fortalecimento da economia local. “A expectativa do hexacampeonato mundial e todo o clima de Copa fazem com que muitos comerciantes reforcem suas equipes para atender à demanda maior de consumidores, principalmente nos setores de alimentação, logística e atendimento ao público, em especial à medida que a Seleção vá avançando no Mundial. Esperamos um retorno extremamente positivo ao longo dos próximos 45 dias de competição”, afirmou.

     

    FOTOS: Divulgação