Chapéus – Um clássico!

Postado em 22 de julho de 2018

 

 Com exceção de chapéus pequenos e que funcionam como enfeite para os cabelos, todos os outros modelos devem ser tirados em lugares fechados.

Que os chapéus floppy, coco e canotier estão em alta, você já sabe. Mas, agora, resta a dúvida: em que situações eles podem ser usados? A resposta é simples: em qualquer uma, desde que você esteja ao ar livre.

 

O chapéu é, essencialmente, uma peça para proteger a cabeça, principalmente em locais onde faz muito frio. É por isso que, em países com inverno rigoroso, o serviço de chapelaria em ambientes fechados é comum.

 

Como no Brasil o chapéu acaba tendo a função de enfeitar ou proteger do sol, nem todos os lugares possuem essa facilidade – o que não é justificativa para deixá-lo sobre a mesa. Neste caso o chapéu deve ser apoiado no colo ou ficar pendurado na cadeira, nunca em cima da mesa.

 

Floppy

O chapéu floppy surge como a opção ideal para quem não tem o hábito de usar o acessório, pois é despojado e mais fácil de combinar. Segundo a consultora de etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo, com exceção de chapéus pequenos e que funcionam como enfeite para os cabelos, todos os outros modelos devem ser tirados em lugares fechados.

 

Chapéu coco

Criado em 1849, o chapéu coco tem uma cara mais formal e exige um look elaborado. “É preciso ter muito estilo para investir nele”, diz a especialista em chapelaria Graciella Starling.

O acessório traz personalidade a looks básicos, mas vale a dica: a copa e a aba redondas não funcionam para todas as mulheres, principalmente para as de rosto arredondado.

 

Chapéu Canotier

O modelo mais democrático, que já desponta como tendência, é o canotier. Popular nos anos 1920, ele era usado em competições de canoagem e pela boemia carioca.

O chapéu canotier cai bem em looks descontraídos e femininos, com saias mídi, lenços e rasteiras.

 

Look de convidada de casamento com chapéu

Segundo as regras de etiqueta o chapéu não deve ser usado com vestido longo. Portanto, as roupas ideais para se combinar com chapéu são: cocktail dress (vestido), macacão, robe-manteau (casaca) e tailleur.

 

A tendência para chapéus lá fora são modelos mais flats e usados na diagonal (inclinadinhos), que deixam o look mais moderno. Mas há alguns com copa alta e abas bem largas que também ficam atuais.

 

Em relação ao cabelo, ele pode ser usado tanto preso quanto solto.

 

O canotier, um clássico da chapelaria, que voltou à moda há alguns anos. E combinado com vestido de festa é puro charme!

Chapéu para convidada de casamento. Modelo canotier em preto e branco by Graciella Starling.

 

 

 

Algum comentário?
19/09/2018 03:42:15