40 ANOS – “SE TIVÉSSEMOS TEMPO”
Postado em 12 de maio de 2025
1985 – Sob a direção de Nelson Albissú, o texto teatral A ÚLTIMA ESTAÇÃO é montado, pelo TEM, e é protagonizado por Clarice Jorge e Gil Fuentes.
Esta montagem concorre no Festival de Teatro de Mogi das Cruzes e recebe todos os prêmios: melhor texto inédito, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, figurino, cenário, iluminação, sonoplastia.
Devido a esta colocação, A ÚLTIMA ESTAÇÃO representa a cidade de Mogi das Cruzes no Festival Estadual de Teatro Amador do Estado de São Paulo, do qual saí com o cobiçado título de vencedor e com a indicação de representar o Estado de São Paulo na MOSTRA NACIONAL DE TEATRO.
Neste mesmo ano, A ÚLTIMA ESTAÇÃO é garimpado entre 248 espetáculos de teatro de várias cidades do Estado de São Paulo e é selecionado entre os 12, para o FESTIVAL DE TEATRO AMADOR – realizado pela SESC. Entre os 12 espetáculos selecionados, para este festival, A ÚLTIMA ESTAÇÃO é o único espetáculo participante do festival, ao lado dos grandes clássicos da dramaturgia universal, cujo o autor é vivo.
Em 10 anos desta primeira montagem, A ÚLTIMA ESTAÇÃO realizou inúmeras apresentações em festivais, teatros, temporadas e destacou-se em congressos latino-americanos sobre o tema de terceira idade.
1995 – A ÚLTIMA ESTAÇÃO ganha nova montagem, sob a direção do autor e ao lado de Clarice Jorge, Adamilton Andreucci substitui o ator Gil Fuentes, durante cinco anos.
2000 – A ÚLTIMA ESTAÇÃO é remontada, com o título de SE TIVÉSSEMOS TEMPO e volta a ser protagonizada por Gil Fuentes, então, com Liselote Castiglioni, como Laura. Com o novo nome, esta montagem é apresentada durante 11 anos. A Lise morreu em agosto de 2011. Foi uma mulher fabulosa… uma marchand espetacular.
2007 – O cineasta José Eduardo de Oliveira realiza o filme de média metragem SE TIVÉSSEMOS TEMPO, tendo como atores principais Liselote Castiglioni e Roberto Torres.
2008 – O filme SE TIVÉSSEMOS TEMPO foi selecionado para o I PRÊMIO INCLUSÃO CULTURAL DA PESSOA IDOSA, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Como prêmio de vencedor recebeu certificado e valor pecuniário.
Paralelo a montagem teatral, o filme SE TIVÉSSEMOS TEMPO é frequentemente apresentado em congressos de terceira idade e é indicado por sites que tratam do tema da velhice.
2010 – Para comemorar os 25 anos do espetáculo Nelson Albissú coloca no mesmo palco os quatro atores que o representaram ao longo dos anos. Clarice Jorge e Liselote Castiglioni se revezaram no papel de Laura enquanto Gil Fuentes e Adamilton Andreucci se revezavam no papel de Eugênio Montanaro, todos sob a direção de Nelson Albissú.
2012 – SE TIVÉSSEMOS TEMPO recebe nova montagem, com direção de Nelson Albissú e o elenco, agora, é composto por Gil Fuentes, como Eugênio Montanaro, e com a atriz Maria Amélia Montoni Guedes no papel de Laura.
2016 – 8 de dezembro de 2016 morre Nelson Albissú deixando um enorme buraco em nossas vidas, em especial na minha, pois o tinha como pai, irmão, conselheiro, confidente e melhor amigo.