Parceria entre Associação Comercial de Mogi e Câmara Brasil-Korea

Postado em 19 de agosto de 2025

 

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) protagonizou um movimento histórico no fomento a novos negócios para a cidade e toda a região do Alto Tietê. Em mais uma iniciativa estratégica, a entidade realizou uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea (CCIBK – Brasil), com o objetivo de fortalecer conexões e abrir portas para novos investimentos e parcerias internacionais.

 

Foto 1 – A presidente da ACMC, Fádua Sleiman, e o presidente da CCIBK, Pablo de Lima Palhano

 

Fotos: Antonio Celso Pereira Pena

 

O encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (14) contou com a presença de importantes autoridades e empresários, entre eles o presidente da CCIBK, Pablo de Lima Palhano; os advogados de Mogi das Cruzes, Ricardo Arruda Fatore e Renata Diniz, representantes da CCIBK no Estado de São Paulo; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mogi e seu adjunto, respectivamente, Sadao Sakai e Cláudio Costa; o diretor de Departamento de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria, Luiz Pinheiro; o diretor titular da regional Alto Tietê do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), José Francisco da Silva Caseiro; o vereador Clodoaldo de Moraes, da Comissão de Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor (CIADC); e representantes do Sebrae-Alto Tietê e Agestab, além de diretores da ACMC.

Durante o encontro, também foi apresentado o lançamento oficial da Câmara Latino-Americana de Inter-Relação com a Coreia do Sul (KLATAM). A iniciativa busca ampliar mercados, facilitar investimentos e promover intercâmbios tecnológicos e culturais.

 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, o presidente da CCIBK, Pablo de Lima Palhano, e o vereador Clodoaldo de Moraes

 

O objetivo da reunião foi criar um canal direto de diálogo entre empresários locais e o presidente da CCIBK, Palhano, para promover intercâmbio de experiências e identificação de novas oportunidades de negócios. “Foi um momento de troca que fortalece parcerias e abre caminhos para o desenvolvimento da Cidade”, destaca a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.

 

A aproximação com a CCIBK é estratégica, considerando que o Brasil é o terceiro país fora da Coreia do Sul com maior relevância nas relações comerciais e culturais com o país asiático, conforme explica Palhano: “Atualmente, mais de 350 empresas coreanas estão estabelecidas no Brasil, incluindo gigantes como Samsung, LG e Hyundai, enquanto cerca de 55 mil empresas brasileiras mantêm algum tipo de relação comercial com a Coreia do Sul. O corredor bioceânico, ligando São Paulo e Mato Grosso do Sul ao Chile, poderá reduzir em até 35% os custos das exportações brasileiras para a Coreia do Sul, beneficiando diretamente empresários paulistas. Queremos triplicar o número de empresas brasileiras que fazem negócios com a Coreia do Sul, especialmente nos setores de tecnologia, papelaria, óticas, bens de consumo e serviços. Na América do Sul, o Brasil é o principal parceiro da Coreia do Sul, ao lado do México, na América Central.”, explica o presidente da CCIBK.

 

Ele também chama a atenção para o fato do Brasil ser o país número um no aprendizado do idioma coreano. “Essa proximidade vem acompanhada de grande consumo de cultura coreana: K-dramas, K-pop, cinema, culinária… e isso desperta o interesse de empresários coreanos em expandir seus negócios aqui”.

 

 

Ele destacou que o evento em Mogi das Cruzes cria uma oportunidade única para empresários locais apresentarem seus produtos e conhecerem demandas do mercado sul-coreano. “Com mais de 27 anos de atuação, a CCIBK consolida-se como ponte para a internacionalização de empresas brasileiras, oferecendo segurança jurídica e favorecendo a troca de tecnologia e inovação.”, afirma Palhano.

 

Entre os setores com potencial de exportação para a Coreia do Sul estão tecnologia, alimentos, commodities, produtos industrializados e serviços especializados. Segundo o advogado Ricardo Arruda Fatore, empresas mogianas já mantêm negócios com o país asiático, como o Shibata Supermercados (setor de mercados), a Lina Materiais Elétricos (área elétrica) e companhias de tecnologia. “A Câmara vem para somar com a sociedade, associações comerciais, sindicatos e organizações que reúnem empresários. Nosso objetivo é aumentar a participação brasileira no comércio com a Coreia, de menos de 1% para 3% ou 4%, começando por aqui”, afirma o advogado Fatore.

 

O evento também mostrou a importância estratégica de Mogi das Cruzes para o desenvolvimento econômico regional, devido à proximidade com a Capital, o Vale do Paraíba e o Porto de Santos, além da integração com cidades vizinhas. “A iniciativa da ACMC demonstra que o fortalecimento de parcerias internacionais não é apenas um diferencial competitivo, mas uma oportunidade concreta de crescimento para o setor comercial, industrial e de serviços da cidade”, emenda Fádua.

 

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Algum comentário?
02/10/2025 01:27:04