A beleza da cidade

Postado em 28 de novembro de 2013

 

Suzano

 

Dezembro está chegando e a cidade começa a ser enfeitada para o Natal. Pinheiros, enfeites coloridos, laços, luzes, utilizam-se de toda criatividade para criar belos enfeites. Guirlandas, festões, bolas coloridas, estrelas e, em muitos lugares, ouvimos as músicas natalinas.
Será que bastam esses objetos para embelezar nossa cidade? Não deveríamos olhar as calçadas, quebradas em muitos pontos por raízes de árvores mal cuidadas. As paredes pichadas, os fios pendurados de forma incorreta, o lixo jogado na calçada por quem esquece que ela não é lixeira. Todos são detalhes que enfeiam nossa cidade.

 

 

A cidade não é do Prefeito, é nossa. Por que então não conservá-la? Ou pelo menos colaborar para que ela fique sempre limpa?
Em sua coluna semanal do jornal Diário de Suzano, em 06 de setembro último, o Padre Carmine Mosca chamou nossa atenção para o prédio do antigo Supermercado Guaió. Um local de comércio bastante movimentado e transformado em prédio abandonado, bem no centro da cidade.

 

Suzano em 1915

 

O Supermercado Guaió foi o primeiro de nossa cidade. Sua primeira loja foi instalada onde hoje existe uma loja de calçados. Com o crescimento da cidade abriram mais lojas, que anos depois foram vendidas.Da loja localizada na Rua Gal. Francisco Glicério, na altura do nº 1010, que quando foi inaugurada era ultramoderna, hoje existe apenas o prédio abandonado, lixo e mato no pátio de estacionamento, grades e portões enferrujados e muito mal cheiro.Não existe uma forma de modificar esse quadro? O imóvel está ligado a um processo judicial, mas não poderia ser limpo? Em frente a ele existe um ponto de ônibus utilizado por jovens que frequentam as escolas próximas. Um grande número de pessoas transita por ali diariamente.

 

 

Padre Carmine sugere que se transforme aquele espaço em um museu, uma obra que nossa cidade não possui, uma ideia ótima uma vez que esse endereço está próximo de várias escolas. Quem sabe daqui algum tempo essa semente que estamos tentando plantar germina e veremos naquele local abandonado um belo prédio, guardando as memórias de nossa cidade, inclusive dos prédios comerciais que tanto progresso nos trouxe. Assim poderemos nos orgulhar ao ver nossa cidade enfeitada para o Natal, ela terá o brilho que sempre mereceu.

 

 

Cristina Cimminnielo

c.veiga.565@gmail.com

.

Algum comentário?
19/05/2024 01:46:56