Fumika é Memória Viva
Postado em 28 de junho de 2018
A história de Fumika Horigome Yuta se mistura com a história da cidade de Suzano. Nasceu em Jacareí e aos seis anos veio com os pais e irmã para morar no então Distrito de Mogi das Cruzes, em 1944
Em 1956, com a base do ensino público, passa no vestibular estadual da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, município onde morou em pensão até concluir o curso, em 1960. Ao retornar formada para Suzano, por dois anos, faz estágio em estabelecimento de Mogi das Cruzes.
Compra, em 1962, de um antigo farmacêutico local o ponto comercial, situado a Rua Benjamin Constant, 97, esquina com a Praça João Pessoa, a partir daí conquista uma clientela fiel e a confiança dos moradores da cidade que na época tinha menos de 30 mil habitantes, e outras cinco farmácias. Após 19 anos, muda a Farmácia Horigome para o número 39 de Praça João Pessoa, onde permaneceu em funcionamento até 2017.
No decorrer dos seus 55 anos de dedicado trabalho como farmacêutica furou milhares de orelhas de bebês, para o uso do primeiro par de brincos, atividade que conserva até hoje.
Em 1969, casa-se com Tuneyoshi Yuta, com quem tem o filho, Silnei Fernando Yuta, que lhe deu os netos Lucas e Laís.
Fumika aprendeu a jogar tênis com seu pai aos oito anos de idade e foi assídua ao esporte por 12 anos seguidos. Após 20 anos de ausência, retomou a prática nos campos do Kosmos Clube de Mogi das Cruzes a da Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano – ACEAS. Na modalidade conquista troféus, e, recentemente, em campeonatos de duplas, foi vice-campeã por equipe em dois torneios do Campeonato Brasileiro Intercolonial do Nippon Country Club de Arujá, SP, na categoria Damas 70, no ano de 2018; e na categoria Damas 65, em 2017.
Memória Viva
Homenagem aos que fizeram e fazem parte da história de Suzano é um projeto da Prefeitura Municipal de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Fumika Horigome Yuta será homenageada no projeto Memória Viva, na próxima terça-feira, dia 3 de julho, às 19 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, juntamente com Sadao Nishioka – Monge Teizan do Templo Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji (in memoriam) e Jorge Ueno (in memoriam).